Hidden Through Time 2: Myths & Magic | Análise

Nem todos os jogo precisam de ter uma história complexa ou uma jogabilidade extravagante. Em Hidden Through Time 2: Myths & Magic, a nossa tarefa é encontrar objetos escondidos em quebra-cabeças de imagens animadas. Vamos lá então “buscar uma lupa” e começar a jogar!

O princípio deste jogo é muito simples: encontrar objetos específicos e completar os 32 níveis que o jogo traz consigo. Cada nível é dividido em quatro cenários, e podemos escolher entre a mitologia gregas com figuras fantásticas como a Medusa, temos ainda um mundo de fantasia medieval onde bravos aventureiros lutam contra dragões e goblins, ou se preferirem podem também escolher um mundo inspirado nas 1001 Noites, onde acompanhamos Simbad na sua jornada através dos sete mares. Existe ainda um quarto cenário, onde podemos visitar os loucos anos 80, onde não faltam lobisomens, zombies e a clássica escola secundária, que servia como pano de fundo de muitos filmes série B da época. Alternar entre os cenários é possível a qualquer momento, portanto não estão sempre presos no mesmo cenário mesmo que ainda não tenham encontrado todos os objetos da lista.

O estúdio belga Rogueside criou assim uma série de níveis cuidadosamente pensados, pois existem imensos detalhes para os nossos olhos desfrutarem. Enquanto a maioria das pessoas ou animais se mexem principalmente no mesmo lugar, há o carro ocasional a passar pelo ecrã ou um pombo a balançar no telhado de uma casa. Se existissem mais movimentos, provavelmente tornaria ainda mais difícil de encontrar os objetos escondidos. Ao clicarmos numa caverna, por exemplo, a parte superior é removida, e permite que se consiga ver lá para dentro. O mesmo vale para as bagageiras dos carros no estacionamento o baú do tesouro no quarto de uma princesa árabe. Portanto, cliquem em tudo!

Na parte inferior do nosso ecrã, os itens que precisamos encontrar estão sempre exibidos e se passarem o cursor sobre qualquer um deles irá aparecer uma pista que vos irá ajudar a encontrá-lo. A titulo de exemplo: eu tinha que encontrar um osso num set de filmagem e um cão arrancou-o de um ator zombie. Sendo assim procuro primeiro por um ator com uma só mão, e não muito longe dali, no sótão de uma pequena casa, vejo um cão a mordiscar alguma coisa. E pronto, está encontrado o dito osso.

hidden trough time 2: myths & Magic
Gameplay de um dos cenários do jogo

Confesso que nos primeiros níveis de Hidden Through Time 2: Myths & Magic, não estava a prestar a devida atenção às descrições, tanto que levei uma eternidade para encontrar o raio de um papagaio verde numa árvore verde, portanto é quase obrigatório ler as ditas descrições do que estamos à procura, ou vão demorar uma eternidade a completar cada cenário.
Todos os níveis têm ainda duas condições climatéricas diferentes, como sol, chuva, neblina ou neve. Cada item que temos que encontrar está ainda marcado com um símbolo para que saibam em que tipo de clima o podem encontrar, o que faz que se adicione alguma variedade aos cenários. Uma boa ideia do estúdio belga diga-se.

Nos cenários existe ainda um objeto escondido do qual só vemos o contorno. São um pouco complicados de encontrar é um fato, mas se por ventura os encontrarmos todos, iremos desbloquear níveis secretos. E se procuram ainda mais desafios, podem ainda jogar quebra-cabeças criados pela comunidade, e assim prolongam ainda mais a longevidade de Hidden Through Time 2: Myths & Magic.

O estilo gráfico é deveras belíssimo

Existe ainda o Architect Mode, que permite que criemos os nossos próprios cenários. É simples e intuitivo: arrastem e soltem casas, árvores, pessoas ou objetos no campo de jogo e em pouco tempo já têm criado o vosso próprio nível para que outros possam explorar. Portanto é só dar asas à imaginação!

Se por ventura estiverem a gostar de estar em torno destes “verdadeiros” quebra-cabeças , deixo então a sugestão de experimentarem o seu antecessor Hidden Through Time, jogo que foi extremamente bem recebido pelo publico e conta com o mesmo belíssimo estilo gráfico e a mesma dose de desafios.

Conclusão:

Hidden Through Time 2: Myths & Magic só prova que procurar objetos escondidos nunca passa de moda. Há algo de novo para descobrir em cada cenário, como um sapo com uma coroa de rei a jogar xadrez, um lobisomem a procurar as chaves do seu carro ou uma cena de um filme com um caçador de tesouros. Os objetos escondidos, juntamente com as pistas, fornecem o desafio certo, se bem que se demorarmos muito tempo a encontrar um ou outro item podemos ficar frustrados é um fato. É um jogo extremamente bem elaborado e que é ideal para exercitar a nossa mente, sendo um boa opção inclusive para as crianças jogarem.