Marcando a sua 10ª edição, a Comic Con Portugal arrancou grandes emoções na Exponor, Matosinhos, ostentando um impressionante conjunto de dez palcos. Os organizadores anunciaram com orgulho que bateram o recorde do pavilhão de exposições do norte de Portugal. Até porque, eram esperados mais de 160 mil entusiastas da cultura pop ao longo do evento.
As marcas e parceiros também fizeram jus ao tema do evento e exploraram toda a possível experiência para a família, fãs e aficionados da Comic Con. Vale ressaltar os stands das marcas: LEGO, Hasbro, Nintendo, Doritos e Samsung que usaram e abusaram da experiência sensorial.
O evento foi agraciado por uma gama de talentos, incluindo atores de renome e um conjunto diversificado de artistas como Miguelanxo Prado, Daniel Henriques, Stan Sakai e Teresa Valero. Escritores conceituados como Stacey Halls, Samantha Shannon, Lucy Angel e A. R. Ruano também fizeram aparições, entre vários outros.
De quinta a domingo, a Comic Con foi simplesmente um caldeirão de discussões, apresentando painéis que abrangem eSports, videogames, cinema, televisão, quadrinhos e todas as facetas da cultura pop. Artistas consagrados se encontraram com seus fãs, como Stan Sakai, Ryan Ottley e Frank Cho. Os atores mais requisitados foram Evanna Lynch, Ed Westwick e Finn Jones, onde falaram sobre seus projetos “olds” e o que está por vir em novas produções na TV e Cinema.

À medida que a Comic Con regressa às suas raízes no Porto, Paulo Rocha, o CEO por detrás deste evento, aproveitou a oportunidade para revelar os ambiciosos planos futuros da organização durante esta edição marcante. Um vislumbre tentador de um projeto futuro foi compartilhado, prometendo ainda mais entusiasmo no futuro o Comic Con Kids: Power Camp. Ou seja, um segmento do evento dedicado às crianças, com o objetivo de proporcionar-lhes uma aventura envolvente de super-heróis, adaptada às suas super habilidades únicas.
Este novo projeto é digno com a numerosa quantidade de famílias e crianças que podemos ver no evento de comemoração de uma década da Comic Con. Muitas das famílias participantes e transeuntes dos 7 pavilhões da Exponor, ficaram maravilhadas com a possibilidade de proporcionar experiência aos miúdos da cultura geek e pop. Uma das experiências para a família mais requisitada e frequentada era o stand da marca LEGO.

Era notável também por parte do evento, como cada um dos grupos da cultura pop tinham experiências únicas. Os cosplayers tinham painéis e competições, os amantes da literatura podiam encontrar e falar com seus escritores favoritos, e os gamers, novos e “old school” podiam jogar do arcade aos novos lançamentos como Rise of the Ronin e Princess Peach: Showtime.

De acordo com a organização do evento, este sempre foi a missão e principal objetivo para este evento em 2024. Conversamos com a organização, e nos foi passado que com mais de 1000 voluntários e pessoas envolvidas diretamente e indiretamente, o evento pode continuar no Norte. E isso viria a calhar, pois o público demonstrava um sentimento de orgulho pelo evento estar de volta a Matosinhos.
Mesmo com o sucesso deste evento da cultura pop no mês de Março, a organização ficou ciente que por conta do recorde batido de público do local de evento, as filas estavam maiores que nos outros dias. Mesmo assim, isso não impediu o sucesso do evento no todo. No mais, posso dizer que após o evento meus pés ficaram estafados de tanto andar para aproveitar tudo, isso é um ponto a ser melhorado….por mim!
Desde a sua criação em 2013 na Exponor, Matosinhos, a Comic Con Portugal tem sido um farol de celebração para os fãs, crescendo e evoluindo constantemente a cada ano que passa. E no último dia, após tantas informações relacionadas ao recorde de público e números relevantes de media, não ficou claro se o evento vai continuar no Norte, mas com certeza com sua comunidade a crescer em Portugal teremos mais Comic Cons nas próximas décadas.
Comic Con
Pros
Cons

A vida é melhor quando você joga! Do indie ao game do ano, do SNES ao PC, tudo que é novo eu testo para poder analisar enquanto aproveito. Qualquer jogo que tenha uma boa experiência para nos gamers, sempre é bem-vindo. Quase uma década na industria gamer, opiniões de um fã de jogos bons.