Comic Con Portugal – O que foi Pop no maior evento Pop

Marcando a sua 10ª edição, a Comic Con Portugal arrancou grandes emoções na Exponor, Matosinhos, ostentando um impressionante conjunto de dez palcos. Os organizadores anunciaram com orgulho que bateram o recorde do pavilhão de exposições do norte de Portugal. Até porque, eram esperados mais de 160 mil entusiastas da cultura pop ao longo do evento.

As marcas e parceiros também fizeram jus ao tema do evento e exploraram toda a possível experiência para a família, fãs e aficionados da Comic Con. Vale ressaltar os stands das marcas: LEGO, Hasbro, Nintendo, Doritos e Samsung que usaram e abusaram da experiência sensorial. 

O evento foi agraciado por uma gama de talentos, incluindo atores de renome e um conjunto diversificado de artistas como Miguelanxo Prado, Daniel Henriques, Stan Sakai e Teresa Valero. Escritores conceituados como Stacey Halls, Samantha Shannon, Lucy Angel e A. R. Ruano também fizeram aparições, entre vários outros.

De quinta a domingo, a Comic Con foi simplesmente um caldeirão de discussões, apresentando painéis que abrangem eSports, videogames, cinema, televisão, quadrinhos e todas as facetas da cultura pop. Artistas consagrados se encontraram com seus fãs, como Stan Sakai, Ryan Ottley e Frank Cho. Os atores mais requisitados foram Evanna Lynch, Ed Westwick e Finn Jones, onde falaram sobre seus projetos “olds” e o que está por vir em novas produções na TV e Cinema.

comic con portugal 2024 - ed westwick
Um dos convidados mais esperados do evento, Ed Westwick

À medida que a Comic Con regressa às suas raízes no Porto, Paulo Rocha, o CEO por detrás deste evento, aproveitou a oportunidade para revelar os ambiciosos planos futuros da organização durante esta edição marcante. Um vislumbre tentador de um projeto futuro foi compartilhado, prometendo ainda mais entusiasmo no futuro o Comic Con Kids: Power Camp. Ou seja, um segmento do evento dedicado às crianças, com o objetivo de proporcionar-lhes uma aventura envolvente de super-heróis, adaptada às suas super habilidades únicas.

Este novo projeto é digno com a numerosa quantidade de famílias e crianças que podemos ver no evento de comemoração de uma década da Comic Con. Muitas das famílias participantes e transeuntes dos 7 pavilhões da Exponor, ficaram maravilhadas com a possibilidade de proporcionar experiência aos miúdos da cultura geek e pop.  Uma das experiências para a família mais requisitada e frequentada era o stand da marca LEGO.

comic con portugal 2024 - espaço Lego
O espaço da Lego foi um dos mais concorridos do evento, fossem por miúdos ou graúdos

Era notável também por parte do evento, como cada um dos grupos da cultura pop tinham experiências únicas. Os cosplayers tinham painéis e competições, os amantes da literatura podiam encontrar e falar com seus escritores favoritos, e os gamers, novos e “old school” podiam jogar do arcade aos novos lançamentos como Rise of the Ronin e Princess Peach: Showtime.

comic con portugal 2024 - cosplayers
A alma da Comic Con Portugal, os inúmeros e dedicados cosplayers

De acordo com a organização do evento, este sempre foi a missão e principal objetivo para este evento em 2024. Conversamos com a organização, e nos foi passado que com mais de 1000 voluntários e pessoas envolvidas diretamente e indiretamente, o evento pode continuar no Norte. E isso viria a calhar, pois o público demonstrava um sentimento de orgulho pelo evento estar de volta a Matosinhos.

Mesmo com o sucesso deste evento da cultura pop no mês de Março, a organização ficou ciente que por conta do recorde batido de público do local de evento, as filas estavam maiores que nos outros dias. Mesmo assim, isso não impediu o sucesso do evento no todo. No mais, posso dizer que após o evento meus pés ficaram estafados de tanto andar para aproveitar tudo, isso é um ponto a ser melhorado….por mim! 

Desde a sua criação em 2013 na Exponor, Matosinhos, a Comic Con Portugal tem sido um farol de celebração para os fãs, crescendo e evoluindo constantemente a cada ano que passa. E no último dia, após tantas informações relacionadas ao recorde de público e números relevantes de media, não ficou claro se o evento vai continuar no Norte, mas com certeza com sua comunidade a crescer em Portugal teremos mais Comic Cons nas próximas décadas.


Comic Con

Pros

  • Exponor e o seu espaço
  • Marcas e seus Stands
  • Organização e Produção
  • Diversas Áreas para todo Público
  • Painéis para todos os Públicos
  • Regresso ao Norte

Cons

  • Filas
  • Sinalização