Brasil Game Show 2024: Estivemos lá!

O desafio que vivo neste momento é: como resumir num artigo a emoção e fascínio de participar de um evento da magnitude da Brasil Game Show 2024? Tudo num evento destes impressiona, desde a organização impecável ao número de pessoas presentes em todas as edições, conseguindo a proeza de preencher totalmente o gigantesco espaço do Expo Center Norte em São Paulo.

Uma festa dos videojogos para fãs de todas as idades

Destaco que, entre os colaboradores e voluntários, havia inúmeras pessoas com deficiência que esbanjavam simpatia e atenção aos visitantes, todos os stands com rampa de acessibilidade, vários recursos e detalhes de respeito às pessoas com mobilidade condicionada que ressaltam o caráter inclusivo do evento. Ponto positivo!

A edição deste ano foi talvez a melhor de sempre para os estúdios indies, com uma avenida própria e diversas novidades de todo o país, com jogos incríveis como escreverei nos próximos artigos próprios. Aliás o Kao Tokio, meu amigo e parceiro do site Quebrando o Controle, resumiu neste artigo suas impressões valiosas sobre esse espaço. Em breve poderão ser lidos aqui na Sidequest diversos artigos sobre esses jogos de estúdios independentes do Brasil e Portugal.

O divertido jogo indie TUPI: LENDA DE ARARIBOIA que envolve a história do Brasil e de Portugal
Mais um destaque para o jogo indie Grimgig Railway que envolve um mistério que se passa dentro de um comboio
Stand da lusobrasileira Bitnamic/Tecnamic reunindo fãs dos games e retrogames ao pé do Marcus Garret (de gravata borboleta ao centro)

Estive presente apenas no dia 11 de outubro, pois estava a caminho da Gamescom Asia que se realizaria a seguir em Singapura, portanto tirei o dia pra ver detalhadamente as atrações mesmo sabendo que iria perder as imensas actividades e atrações internacionais importantes dos demais dias.

Estiveram presentes por exemplo veteranos da indústria como Minoru Kidooka, Jun Senoue, Ikumi Nakamura, o divertidíssimo Shota Nakama, bem como celebridades do calibre de Shawn Fonteno (a imortal voz do Franklin em GTA V), Roger Clark mais conhecido como Arthur Morgan do RDR2 e Neil Newborn que deu voz e vida a personagens do Detroit Become Human.

A maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo, agora em sua edição especial de 15 anos, trouxe muitas atrações, lançamentos de videojogos exclusivos para 2025, clássicos que nunca saem de moda e cosplay de muita qualidade, permitindo aos participantes interações bastante diferentes com os personagens ali representados.

Realizou-se também um espetáculo imersivo celebrando 30 anos do Sonic, nosso porco-espinho favorito mascote da SEGA, com os clássicos interpretados pela orquestra sinfônica Sonic Symphony e o produtor Shota Nakama, com o baterista da banda Angra, Felipe Andreoli, o guitarrista Jun Senoue, o músico Pedro Tinello e a cantora e compositora Adrienne Cowan que juntos formaram uma banda inédita para a BGS 24!

Na zona dos eSports chamada “Monster Energy BGS eSports” aconteceu a grande final do campeonato de Counter Strike 2 feminino, disputando um prêmio total de 30 mil reais (equivalente a 5000 euros) com vitória do time FURIA Esports Female.

Quanto ao evento em si presentes a SEGA com um estande maravilhoso mostrando os novos e antigos jogos, as mascotes Sonic + Tails + Knuckles para fotografias com os fãs e distribuição de brindes, a SNK com seu novo jogo de luta que experimentei num ótimo duelo contra a equipa do Quebrando o Controle, a Blizzard com um excelente estande cheio de interações com o público referente ao game Diablo IV e mesmo a Nintendo com um espaço cheio de novidades para os fãs.

Fiquei surpreso ao reencontrar o jogo GUNBOUND que tanto me divertiu no passado, retornando com servidores nacionais no Brasil para alegria dos fãs. 

Dentre as marcas tivemos destaque da TCL com sua TV de 115″ (a maior do mundo disponível para consumidores), a chinesa Red Dragon e o impressionante estande da Samsung repleto de tecnologias e jogos para experimentação, também o espaço chamado Game City da Logitech que mostrou a sua melhor linha de acessórios.

Game City by Logitech
Game City by Logitech

O youtuber Cat Eye Walking fez um ótimo vídeo em 4K caminhando pela BGS e nos dá um excelente panorama do que foi esse evento:

A zona de arcades estava sensacional com maquinas do passado e algumas do futuro com VR e simuladores!

Além disso um dos expositores trouxe para o seu espaço gabinetes customizados de PC que achei incríveis, para além de miniaturas e estátuas dos nossos personagens favoritos.

Acompanhe na Sidequest em breve os demais artigos especiais referentes à atrações pontuais e jogos indie presentes na BGS 2024!