O fã, desenvolvedor e publisher Marcin Krupinski é polonês mas vive em Inglaterra e oficialmente licenciou o jogo PROJECT X, feito originalmente para o sistema AMIGA pelo clássico Team 17“, apresentando aos jogadores uma nova versão melhorada e apimentada deste clássico “jogo de navinha” para os íntimos, “shmup” para os mais fãs ou “side scroller shooter” para os menos puristas! 😀
Originalmente lançado em 1992 o jogo Project X teve em 1996 uma segunda versão Project X2 ainda para AMIGA e agora, quase 30 anos depois, o indie MK Games revisita esse clássico junto com alguns dos autores do jogo original!
“O jogo começou como um projeto caseiro no qual o adaptei para o amigo Eliop que administra o canal Atari Retro Fan no YouTube, até mesmo o tornei o piloto da nave no jogo. Pouco depois, outro amigo sugeriu que eu deveria criar uma versão atualizada do jogo original Project X, acreditando que eu seria o único capaz de trazê-lo à vida! Segui trabalhando essa idéia por meses quando me ocorreu que seria sensato verificar o status da licença do Project X, especialmente porque nenhum jogo novo havia sido lançado em mais de 32 anos. Contactei o time original e deu certo!”
Achei sensacional o contato que o developer Marcin manteve com os fãs e curiosos nas medias sociais e assim testei uma das versões iniciais. Tive problemas em fazer trabalhar no meu computador com APU Ryzen (vídeo junto com o processador). O dev foi extremamente atencioso ao ponto de desenvolver alterações em separado no que chamou de “Elio´s Edition” para eu ir testando até dar certo. Depois de vários dias de testes, tudo deu certo e o desenvolvedor me agradeceu a ajuda e que agora outras pessoas com o mesmo problema de jogo não funcionar na APU estaria resolvido! 🙂
Ainda tenho minha “Elio´s Edition” gravada aqui para sempre como lembrança desse acontecimento!
O jogo em si é o clássico Project X com muitos upgrades, score online, sistema de progressão melhorado e poderes bem divertidos, trazendo novo corpo ao jogo sem perder a alma original. Quem é fã do género como eu faz questão de jogar, testar, participar e colaborar com projectos de jogos com essa qualidade, feitos por fãs e para fãs, por isso recomendo aos leitores que descarreguem a versão beta/demo do jogo no Steam e joguem, tentem vencer os desafios online propostos pelo desenvolvedor e submetam seus scores!
Como o desenvolvedor é uma pessoa incrível e super acessível nos enviou umas imagens das etapas de desenvolvimento do jogo e aproveitei fazer-lhe algumas perguntas, respondidas mais abaixo.
Sidequest – Marcin, obrigado pelo seu tempo e dedicação nesse jogo. Mas que idéia foi essa?
Marcin Krupinski – Inicialmente, comecei este projeto sozinho, dedicando mais de um ano de trabalho fora do meu emprego regular para trazê-lo ao seu estado atual. O que começou como uma base de fãs de esforço solo evoluiu significativamente. Depois de lançar uma página no Facebook, executar uma campanha no Kickstarter e lançar uma demo, tive a sorte de ter alguns fãs apaixonados do Amiga e do Project X como você, Elio, se juntando a mim e colaborando. Nos estágios iniciais, nunca imaginei que o Team17 se interessaria.
SQ – Aqui nasceu então uma parceria de um fã desenvolvedor com o clássico time? Incrível!
MK – Exatamente! Uma parceria oficial se tornou possível porque eles viram a demonstração e apreciaram
meu entusiasmo pelo projeto. Após várias reuniões, formamos uma parceria com o Team17 principalmente apoiando anúncios e conteúdo de notícias. Eles continuaram a fornecer feedback valioso e fiquei genuinamente surpreso com o quão solidários e encorajadores eles são. Desde o anúncio do licenciamento, como você deve ter notado, a campanha do Kickstarter realmente ganhou força… O jogo está sendo criado por dedicados entusiastas do Amiga e verdadeiros admiradores do Project X…
SQ – O que motivou realmente você a reviver esse jogo?
MK – Minha motivação, e de fato a motivação de todos os envolvidos, vem de um profundo amor pelo original. Dito isso, alguns fãs do Amiga estão decepcionados por não estarmos desenvolvendo-o especificamente para o Amiga. Há uma série de razões por trás desta decisão: restrições orçamentárias, desafios técnicos, a complexidade da programação e, mais importante, a crença de que ninguém poderia recapturar a magia do Project X no Amiga tão perfeitamente quanto Rico, Allister, Martyn e Andreas fizeram.
SQ – Gostaria de ver atendidos os pedidos dos fãs pelo jogo sendo lançado também para Amiga?
MK – Vamos ser honestos: é improvável que a Team17 crie outro Project X, especialmente para o Amiga. Nosso jogo oferece aos fãs uma nova oportunidade de experimentar um clássico, mesmo que não esteja no sistema original, e esperamos que você tenha a chance de aproveitar a jornada que estamos criando. Quem sabe, se o jogo for bem recebido, talvez o Team17 permita que mais IPs clássicos sejam revividos no futuro por outros desenvolvedores apaixonados!
O que podemos encontrar nessa versão melhorada de PC sobre a original de AMIGA?
- Novos power-ups e atualizações para aumentar o poder de fogo, defesas e etc;
- inimigos desafiadores incluindo chefes colossais;
- modo multijogador cooperativo local;
- nova trilha sonora aprimorada que captura o espírito do jogo original ao mesmo tempo em que oferece uma experiência de áudio nova e envolvente;
- rejogabilidade com vários níveis de dificuldade e segredos ocultos que garantem horas de replay;
- um excelente modo “Random Waves” sem a certeza de qual inimigo será o próximo;
- campanha longa e captivante por seis fases diferentes!
Se as metas do Kickstarter forem atingidas o cérebro por trás do lendário tema do Project X original unirá forças connosco para criar uma OST totalmente nova que impulsionará o Projeto X: Anos-luz para uma dimensão totalmente nova, Mr. Allister Brimble!
Project X, PC, STEAM – https://store.steampowered.com/app/3080530/Project_X_Light_Years/
Kickstarter – https://www.kickstarter.com/projects/project-x-light-year/project-x-light-years
Aprendi em 1983 com o Atari 2600 o que era um videogame. Sou do tempo da internet discada, das cartas em máquina de escrever e de conversar pessoalmente! Do Telejogo Philco-Ford ao telemóvel mais recente, gosto de experimentar games indies e de ajudar a se tornarem títulos AAA. Colecciono consolas e videojogos que fizeram parte da minha história! Pai, Motard e Gamer. 😉