Bem-vindos a Assetto Corsa EVO, o simulador de corrida com físicas realistas, automóveis icónicos e circuitos que foram “passados a pente fino” a laser. Do you want to know more? Então continuem a ler para saberem um pouco mais desta versão early acess do jogo.
O Assetto Corsa EVO não se assenta numa grande narrativa, uma vez que o seu foco continua a ser puramente a experiência de condução. No entanto, o sistema de progressão introduzido nesta versão de Acesso Antecipado é algo para nos deixar entusiasmados. Os jogadores são capazes de ganhar pontos de experiência, adquirirem licenças e, eventualmente, começarem a construir uma coleção de carros bastante diversificada. Esta jornada reflete assim o tipo de “fantasia” de sermos proprietários (virtuais claro) de uma coleção de automóveis que muitos fãs de jogos corridas adoram, e embora não haja um grande enredo, a maneira como moldamos a nossa carreira é gratificante por si só.
Em termos de jogabilidade, o Assetto Corsa EVO oferece uma mistura de modos single-player, incluindo sessões de treino e corridas rápidas. O jogo introduz uma estrutura muito necessária com a sua economia no jogo, onde podemos comprar carros, alugá-los ou ganhar recompensas que melhoram o nosso perfil de condução. A inclusão de uma academia de condução e a progressão de carta é uma das características de destaque para os jogadores que precisam de um pouco mais de ajuda para aprenderem as “manhas” do jogo. Há muito potencial aqui para jogadores a solo, e a academia de condução ajuda a dar a conhecer cada circuito de uma forma simples, sendo assim bastante acessível a todos os jogadores, independentemente de serem rookies ou veteranos.
Para os fãs de sim racing como eu, a expectativa em torno do simulador tem sido palpável. O nome por si só invoca memórias do já lendários Assetto Corsa e Assetto Corsa Competizione, ambos conhecidos pelas suas físicas realistas e atenção aos detalhes. Quando o anúncio do novo jogo foi divulgado, este parecia ser o próximo passo lógico na evolução da série. Como alguém que investiu horas e horas nos jogos anteriores, mal podia esperar para ver como a Kunos Simulazioni construiria o seu legado. No entanto, embora haja muita promessa para o “EVO”, a atual versão de Acesso Antecipado ainda não atingiu a marca que se espera nos jogos Assetto Corsa.
Os primeiros momentos ao “volante” foram muito satisfatórios, pois houve uma sensação imediata de conforto ao sentar-me no banco do condutor. Os carros estão incrivelmente detalhados e consegui sentir a física de cada um deles lentamente a tomar forma. O modelo de condução parece estar bastante responsivo e intrincado, com ênfase especial na transferência de peso e travões, um recurso aliás que tornou o Assetto Corsa Competizione tão popular. Mas, apesar destes sinais promissores, rapidamente ficou claro que “EVO” não está ainda pronto para estar no podium dos melhores simuladores automobilísticos.

Sendo um jogo de Acesso Antecipado, “EVO” ainda está em constante desenvolvimento, e isso é bem claro. O jogo inicialmente oferecia uma seleção modesta de cinco pistas e apenas um punhado de carros (muito menos do que os 20 prometidos para esta fase). Isto foi devido a muitos carros estarem inacessíveis porque os servidores estavam offline no lançamento, o que significa que uma parte significativa do conteúdo dependia de uma conexão online. No entanto, algumas horas após o lançamento, um patch de 38GB foi implantado, permitindo que os jogadores conseguissem usar todos os 20 carros em modo offline. Apesar desta atualização, outros modos de jogo estavam indisponíveis offline, deixando apenas a Quick Race e Practice como as únicas opções jogáveis, o que contribuiu assim para que o jogo tenha um “feeling” de estar ainda incompleto.
Por agora, os circuitos disponíveis – Imola, Fuji, Suzuka, Laguna Seca, Mount Panorama e Brands Hatch – oferecem uma variedade decente. Se já passaram horas incontáveis ao volante nestes circuitos, a natureza repetitiva do conteúdo pode parecer um pouco “sufocante”. Dito isto, o modelo de condução de Assetto Corsa EVO ainda consegue captar a nossa atenção, especialmente quando começa a mostrar-nos a atenção cuidadosa aos detalhes de cada circuito e ao comportamento dos carros. Mas sejamos reais, mesmo que esta seja uma versão de Acesso Antecipado, a falta de conteúdo torna difícil justificar uma compra completa, especialmente ao preço de 39.99€.
Isto leva a um paradoxo diria. A experiência de condução parece sólida, mas não totalmente refinada. O controlo do carro é imersivo, especialmente para aqueles que gostam das complexidades de aplicar o travão na “medida” certa, aceleração e aderência/desgaste dos pneus. No entanto, para aqueles que não possuem uma boa máquina para rodar o jogo, a experiência poderá ser bastante frustrante. O jogo luta para otimizar o desempenho, o que pode ser particularmente perceptível se não estiverem com os drivers mais recentes da placa gráfica. A física e o controlo podem ser excelentes, mas a experiência geral de jogo fica comprometida quando o lado técnico das coisas começa a “gaguejar”. Além disso, a configuração do comando parece lenta, e há momentos em que a interface responde muito lentamente, fazendo com que a navegação no menu pareça uma tarefa cansativa e não uma parte integrante da experiência.

No papel, esta nova aposta da Kunos parece estar a construir uma experiência single-player melhor quando em comparação com os seus antecessores. A introdução de um sistema de progressão detalhado permite que os jogadores comprem e personalizem carros, ganhem pontos de experiência e desbloqueiem recursos à medida que progridem. A academia de condução, por exemplo, é um toque brilhante, ajudando o jogador a familiarizar-se com os circuitos, um recurso essencial para os recém-chegados que não têm todas as curvas memorizadas. Podemos ainda ganhar “carteiras de condutor”, que ajudam a desbloquear conteúdo mais avançado. É um upgrade que oferece uma estrutura muito necessária para a experiência de corrida a solo, algo que faltava no Assetto Corsa original. No entanto, é importante lembrar que estes só estarão disponíveis se os servidores estiverem ativos e os jogadores puderem aceder ao jogo quando está online (por vezes os servidores estão offline).
Este sistema de progressão parece estar incompleto na sua forma atual. A economia do jogo ainda está muito “verde”, e o sistema parece mais um primeiro rascunho do que um recurso totalmente detalhado. Dito isto, a academia de condução oferece uma abordagem interessante, ajudando os condutores menos experientes a encontrar o seu ritmo, ao mesmo tempo que oferece um desafio sólido para os veteranos. No momento (digo eu), o foco principal está em refinar os modos single-player, que estão apenas a começar a tomar forma.
Um dos problemas mais gritantes no momento é a otimização de desempenho, ou diria até a falta dela. Se estiverem a correr o jogo numa configuração inferior, estejam preparados para os “soluços”, algum delay em carregar dados e falta geral de fluidez. Apesar de ser um jogo de simulação, a dependência de hardware topo de gama parece quase excessiva. O fato de que o jogo ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de otimização torna-se dolorosamente óbvio. Se por ventura não tem um equipamento de topo de gama, eu recomendo fortemente esperarem até que novas atualizações cheguem (pois os requisitos poderão reajustados).

Além disso, o jogo “luta” com problemas como a lentidão da resposta da interface, especialmente ao usar um comando. Os menus parecem desajeitados e, em alguns casos, navega-los é um exercício de paciência. Isso não prejudica a experiência de condução em si, mas certamente é um pouco maçador e torna mais difícil a nossa envolvência com o jogo. São estas falhas técnicas que pesam sobre o potencial do Assetto Corsa EVO e servem como um lembrete constante de que ele ainda não está no estado Gold.
Conclusão
Pros
- Atenção ao detalhe
- Qualidade sonora acima da média, muito bem executada
- Físicas bem conseguidas
- Adição de novos conteúdos single-player, como a Academia de condução
Contras
- Preço um pouco elevado para um early acess
- Menus pouco práticos
- Para uma experiencia fluida, exige um PC bem artilhado
- Pouco conteúdo no momento pode afastar alguns jogadores

Jogo de tudo um pouco, desde a minha primeira consola de jogos, a Master System II. Desde aí muita coisa mudou, mas a paixão e dedicação aos videojogos permaneceu intacta.
Apesar de jogar de tudo um pouco, desde FPS a RPG´s, sou grande adepto de Fighting games, como o Mortal Kombat e ainda de jogos de desporto automóvel, como o Forza Motorsport. Também não dispenso boas séries e bons filmes. Sou grande fã de animes desde muito cedo, onde tenho DragonBall e Naruto como séries de eleição.