assetto corsa evo - destaque

Assetto Corsa EVO | Análise

Bem-vindos a Assetto Corsa EVO, o simulador de corrida com físicas realistas, automóveis icónicos e circuitos que foram “passados a pente fino” a laser. Do you want to know more? Então continuem a ler para saberem um pouco mais desta versão early acess do jogo. 

O Assetto Corsa EVO não se assenta numa grande narrativa, uma vez que o seu foco continua a ser puramente a experiência de condução. No entanto, o sistema de progressão introduzido nesta versão de Acesso Antecipado é algo para nos deixar entusiasmados. Os jogadores são capazes de ganhar pontos de experiência, adquirirem licenças e, eventualmente, começarem a construir uma coleção de carros bastante diversificada. Esta jornada reflete assim o tipo de “fantasia” de sermos proprietários (virtuais claro) de uma coleção de automóveis que muitos fãs de jogos corridas adoram, e embora não haja um grande enredo, a maneira como moldamos a nossa carreira é gratificante por si só. 

Em termos de jogabilidade, o Assetto Corsa EVO oferece uma mistura de modos single-player, incluindo sessões de treino e corridas rápidas. O jogo introduz uma estrutura muito necessária com a sua economia no jogo, onde podemos comprar carros, alugá-los ou ganhar recompensas que melhoram o nosso perfil de condução. A inclusão de uma academia de condução e a progressão de carta é uma das características de destaque para os jogadores que precisam de um pouco mais de ajuda para aprenderem as “manhas” do jogo. Há muito potencial aqui para jogadores a solo, e a academia de condução ajuda a dar a conhecer cada circuito de uma forma simples, sendo assim bastante acessível a todos os jogadores, independentemente de serem rookies ou veteranos. 

Para os fãs de sim racing como eu, a expectativa em torno do simulador tem sido palpável. O nome por si só invoca memórias do já lendários Assetto Corsa e Assetto Corsa Competizione, ambos conhecidos pelas suas físicas realistas e atenção aos detalhes. Quando o anúncio do novo jogo foi divulgado, este parecia ser o próximo passo lógico na evolução da série. Como alguém que investiu horas e horas nos jogos anteriores, mal podia esperar para ver como a Kunos Simulazioni construiria o seu legado. No entanto, embora haja muita promessa para o “EVO”, a atual versão de Acesso Antecipado ainda não atingiu a marca que se espera nos jogos Assetto Corsa. 

Os primeiros momentos ao “volante” foram muito satisfatórios, pois houve uma sensação imediata de conforto ao sentar-me no banco do condutor. Os carros estão incrivelmente detalhados e consegui sentir a física de cada um deles lentamente a tomar forma. O modelo de condução parece estar bastante responsivo e intrincado, com ênfase especial na transferência de peso e travões, um recurso aliás que tornou o Assetto Corsa Competizione tão popular. Mas, apesar destes sinais promissores, rapidamente ficou claro que “EVO” não está ainda pronto para estar no podium dos melhores simuladores automobilísticos. 

assetto corsa evo - alfa romeo
A atenção ao detalhe é um dos pontos fortes do simulador

Sendo um jogo de Acesso Antecipado, “EVO” ainda está em constante desenvolvimento, e isso é bem claro. O jogo inicialmente oferecia uma seleção modesta de cinco pistas e apenas um punhado de carros (muito menos do que os 20 prometidos para esta fase). Isto foi devido a muitos carros estarem inacessíveis porque os servidores estavam offline no lançamento, o que significa que uma parte significativa do conteúdo dependia de uma conexão online. No entanto, algumas horas após o lançamento, um patch de 38GB foi implantado, permitindo que os jogadores conseguissem usar todos os 20 carros em modo offline. Apesar desta atualização, outros modos de jogo estavam indisponíveis offline, deixando apenas a Quick Race e Practice como as únicas opções jogáveis, o que contribuiu assim para que o jogo tenha um “feeling” de estar ainda incompleto. 

Por agora, os circuitos disponíveis – Imola, Fuji, Suzuka, Laguna Seca, Mount Panorama e Brands Hatch – oferecem uma variedade decente. Se já passaram horas incontáveis ao volante nestes circuitos, a natureza repetitiva do conteúdo pode parecer um pouco “sufocante”. Dito isto, o modelo de condução de Assetto Corsa EVO ainda consegue captar a nossa atenção, especialmente quando começa a mostrar-nos a atenção cuidadosa aos detalhes de cada circuito e ao comportamento dos carros. Mas sejamos reais, mesmo que esta seja uma versão de Acesso Antecipado, a falta de conteúdo torna difícil justificar uma compra completa, especialmente ao preço de 39.99€. 

Isto leva a um paradoxo diria. A experiência de condução parece sólida, mas não totalmente refinada. O controlo do carro é imersivo, especialmente para aqueles que gostam das complexidades de aplicar o travão na “medida” certa, aceleração e aderência/desgaste dos pneus. No entanto, para aqueles que não possuem uma boa máquina para rodar o jogo, a experiência poderá ser bastante frustrante. O jogo luta para otimizar o desempenho, o que pode ser particularmente perceptível se não estiverem com os drivers mais recentes da placa gráfica. A física e o controlo podem ser excelentes, mas a experiência geral de jogo fica comprometida quando o lado técnico das coisas começa a “gaguejar”. Além disso, a configuração do comando parece lenta, e há momentos em que a interface responde muito lentamente, fazendo com que a navegação no menu pareça uma tarefa cansativa e não uma parte integrante da experiência. 

assetto corsa evo - mount panorama
Reparem na qualidade visual dos circuitos. Deveras impressionante!

No papel, esta nova aposta da Kunos parece estar a construir uma experiência single-player melhor quando em comparação com os seus antecessores. A introdução de um sistema de progressão detalhado permite que os jogadores comprem e personalizem carros, ganhem pontos de experiência e desbloqueiem recursos à medida que progridem. A academia de condução, por exemplo, é um toque brilhante, ajudando o jogador a familiarizar-se com os circuitos, um recurso essencial para os recém-chegados que não têm todas as curvas memorizadas. Podemos ainda ganhar “carteiras de condutor”, que ajudam a desbloquear conteúdo mais avançado. É um upgrade que oferece uma estrutura muito necessária para a experiência de corrida a solo, algo que faltava no Assetto Corsa original. No entanto, é importante lembrar que estes só estarão disponíveis se os servidores estiverem ativos e os jogadores puderem aceder ao jogo quando está online (por vezes os servidores estão offline). 

Este sistema de progressão parece estar incompleto na sua forma atual. A economia do jogo ainda está muito “verde”, e o sistema parece mais um primeiro rascunho do que um recurso totalmente detalhado. Dito isto, a academia de condução oferece uma abordagem interessante, ajudando os condutores menos experientes a encontrar o seu ritmo, ao mesmo tempo que oferece um desafio sólido para os veteranos. No momento (digo eu), o foco principal está em refinar os modos single-player, que estão apenas a começar a tomar forma. 

Um dos problemas mais gritantes no momento é a otimização de desempenho, ou diria até a falta dela. Se estiverem a correr o jogo numa configuração inferior, estejam preparados para os “soluços”, algum delay em carregar dados e falta geral de fluidez. Apesar de ser um jogo de simulação, a dependência de hardware topo de gama parece quase excessiva. O fato de que o jogo ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de otimização torna-se dolorosamente óbvio. Se por ventura não tem um equipamento de topo de gama, eu recomendo fortemente esperarem até que novas atualizações cheguem (pois os requisitos poderão reajustados).

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O Lancia Delta HF Integrale, um dos mais recente carros a chegar ao simulador.

Além disso, o jogo “luta” com problemas como a lentidão da resposta da interface, especialmente ao usar um comando. Os menus parecem desajeitados e, em alguns casos, navega-los é um exercício de paciência. Isso não prejudica a experiência de condução em si, mas certamente é um pouco maçador e torna mais difícil a nossa envolvência com o jogo. São estas falhas técnicas que pesam sobre o potencial do Assetto Corsa EVO e servem como um lembrete constante de que ele ainda não está no estado Gold.

Conclusão

Pros

  • Atenção ao detalhe
  • Qualidade sonora acima da média, muito bem executada
  • Físicas bem conseguidas
  • Adição de novos conteúdos single-player, como a Academia de condução

Contras

  • Preço um pouco elevado para um early acess
  • Menus pouco práticos
  • Para uma experiencia fluida, exige um PC bem artilhado
  • Pouco conteúdo no momento pode afastar alguns jogadores

Assetto Corsa EVO é uma boa escolha? Pessoalmente, como fã de simuladores de corrida, estou dividido. A expectativa por outros recursos como o modo carreira e a promessa de pistas clássicas como Nürburgring Nordschleife aguçam o meu apetite, mas, as falhas técnicas do jogo são difíceis de ignorar. A falta de conteúdo no Acesso Antecipado é compreensível, mas ainda assim frustrante. Com algumas atualizações, melhorias de otimização e a adição de novos conteúdos, posso adivinhar que será um fantástico simulador de corrida. Mas, por enquanto, é um jogo que parece incompleto – ao qual continuarei a voltar, mas não sem algumas reservas. Se vocês estão ansiosos para saltar para o volante e conseguem também suportar as limitações atuais, vale a pena dar uma chance. Caso contrário, é melhor adiar e deixar o jogo amadurecer e mostrar todo o seu potencial