Gamescom Asia 2024: que experiência em Singapura!

Depois de muito jetlag e de incontáveis horas de vôo estamos de volta a Portugal, com escala em Doha (Qatar), vindos de Singapura que foi o palco da Gamescom Asia 2024. Todos conhecem a versão alemã em Cologne – Alemanha e a sul americana Gamescom Latam em São Paulo – Brasil, mas particularmente eu tinha todo interesse em visitar este que é um dos maiores eventos gamers da Asia, junto com o Tokyo Game Show TGS.

Singapura é uma das economias mais robustas do mundo e a cidade impressiona: limpa, organizada, bem planeada. Os singaporeanos a nomearam como uma “Fine City” no sentido literal da frase, pois qualquer descuido se torna uma coima/multa (fine) bastante cara, desde arremessar um simples papel no chão como apanhar flores de uma praça ou cuspir na rua são punidos com pesados valores e cadeia!

A chegada ao pavilhão da SUNTEC onde se realizou o evento já impressionou por si só: gigantesco, interligado com centros comerciais, hotéis e comboios, tudo muito imponente, limpo, organizado e acessível, no melhor estilo asiático.

Estátua do dragão no Aeroporto de Singapura

Os primeiros dois dias eram dedicados a eventos de networking e business, fechados ao público em geral, com um pavilhão repleto de empresas de tecnologia, estúdios, associações gamers de Singapura, Tailandia e Espanha entre outras. Os demais dois dias foram de portas abertas para o público em geral, cosplayers, influencers, torneios e preview de jogos indies e AAA lançamentos!

Aqui para os leitores um resumo com imagens do que foram esses quatros dias imersos na cultura asiática e na vida dos gamers de Singapura…

 


GAMESCOM ASIA DIA 1: A SURPRESA

No primeiro dia dia apenas um de dois pavilhões estavam abertos, para convidados apenas, com stands de negócios e networking de diversos países, além de palcos com debates. Logo pela manhã assisti um “Fireside” com Shawn Layden e o veterano Gordon Van Dyke do estúdio Raw Fury (que conversou conosco, entrevista em breve!). Shawn Layden dispensa apresentações, é o ex-presidente do PlayStation Worldwide Studios e atual consultor estratégico da Tencent Games, compartilhando insights sobre sua jornada do PlayStation para a Tencent Games, explorando tendências atuais da indústria e a crescente expansão de desenvolvedores asiáticos nos mercados ocidentais. A discussão enfatizou os pontos fortes exclusivos dos jogos AAA e a necessidade de ciclos de desenvolvimento mais rápidos com equipes menores e ideias inovadoras, para além da importância de pitches movidos pela paixão em vez de esquemas de monetização.

Layden aconselha os desenvolvedores a se concentrarem em mercados e economias em crescimento como a Ásia, onde há um potencial significativo de sucesso: “Considere os mercados na Ásia — eles estão se expandindo rapidamente. Isso é crítico para o ecossistema global de jogos como um todo porque, simplesmente, precisamos de mais pessoas se envolvendo com jogos.”

No dia seguinte a esse Fireside os sites do mundo noticiavam as polêmicas e realistas idéias de Shawn Layden, na minha opinião uma das poucas pessoas que respeitam os gamers e conhecem a fundo a indústria dos videojogos. Aliás ele conversou comigo e com o super Bernardo Candeias, a entrevista completa pode ser vista aqui:

Ocorreu também as chamadas “Xbox Talks” com a diretora de expansão global do Xbox Agnes Kim, que mergulhou nos desenvolvimentos emocionantes do ecossistema de desenvolvedores do Sudeste Asiático, bem como no trabalho do Xbox até o momento em dar suporte aos indies. Além disso, Agnes nos deu uma prévia exclusiva dos últimos jogos do Xbox que serão lançados em breve, como SEDAP! da KopiForge e Let’s Build a Dungeon da Springloaded de Singapura, DreadHaunt da Digital Happiness de Taiwan e muito mais.

Matthieu Youna, chefe de publicação da MyDearest, capturou a experiência de portar um dos jogos indie de maior sucesso em 2023, The Exit 8, para VR no Meta Quest, ajudando The Exit 8 a evoluir sua identidade e sabor para o próximo nível. Ele se aprofundou na gênese do projeto e deu conselhos sobre como identificar oportunidades para a transição de jogos tradicionais “planos” para VR.

O Invest Circle é uma plataforma de rede da Gamescom Asia para desenvolvedores, investidores e editores, criando com os presentes discussões impactantes que podem impulsionar o futuro dos jogos e eu pessoalmente desconhecia, valeu ter prestado atenção nesse pormenor do cluster.

Houve ainda a transmissão ao vivo em inglês, tailandês, bahasa, indonésio e vietnamita do programa online da gamescom asia muito interessante chamado “PRIMETIME” que anunciou alguns jogos emocionantes da região asiática.

Speakers: Justin Scarpone (SEGA) com outros colegas da CED Project Red e etc.

 


GAMESCOM ASIA DIA 2: OS NEGÓCIOS

Logo cedo tivemos a presença, visita aos stands e discurso de abertura do evento pelo Ministro de Estado, Ministério da Cultura, Comunidade e Juventude e Ministério do Comércio e Indústria Alvin Tan, destacando a crescente presença das indústrias de jogos e e-sports em Singapura, juntamente com a posição da nação na região da Ásia mais ampla. Ele agradeceu aos parceiros locais e globais por escolherem o país para mostrar criatividade e inovação ao mundo.

Sr. Ministro Alvin Tan a visitar os hermanos Games From Spain
Xbox, Epic e Games From Spain muito bem representados no evento

Adorei o discurso do Sr. Tan pois focou nos games e nos gamers sob o seguinte prisma: o ambiente do gaming, ou seja, o mundo e os jogadores que representa a todos nós, como os mundos real e virtual se mesclam e os motivos das pessoas no mundo real e dos avatares digitais são igualmente importantes, destacando a ainda a relevância do trabalho em equipe e das comunidades, dos benefícios físicos e mentais dos jogos e a construção de valores pessoais importantes no gaming.

A competição de pitch atraiu 55 inscrições de desenvolvedores independentes de todo o mundo. Os 13 competidores finais, vindos de vários países do mundo – incluindo 8 desenvolvedores do Sudeste Asiático, apresentaram seus jogos a um estimado painel de juízes da indústria. Os vencedores foram anunciados hoje, com Love In Tiny Spaces da Battlebrew Production recebendo o prêmio de Melhor Pitch, Project Guardian (título provisório) da Ammobox Studio para Melhor Design de Jogo e Lost and Found Co. da Bit Egg Inc para Jogo Mais Aguardado. Os prêmios variaram de dinheiro a vouchers de teste de jogo para apoiar os esforços de desenvolvimento contínuos.

Os finalistas competiram em três categorias emocionantes: Melhor Pitch, Melhor Design de Jogo e Jogo Mais Aguardado. Os vencedores foram anunciados no mesmo dia, levando um prêmio em dinheiro de 2.000 dólares de Singapura e vouchers de teste de jogo G.Round. O sudeste asiático arrebatou o show com seus pitches emocionantes, vencendo todas as três categorias.

O painel de jurados contou com as partcipações de:
– Allan Adham, Chefe de Observação de Jogos, PlaySide
– Bobby Wertheim, Parceiro, Nocturne Games
– Gordon Van Dyke, cofundador e diretor de publicação, RawFury
– Patrick Johnson, Escoteiro de Descoberta Sênior, Playstack
– Sophie Atkin, gerente sênior de comunicações, Modern Wolf
– Yves Le Yaouanq, diretor de conteúdo, Focus Entertainment

Os 13 finalistas foram:
4Tale Porduction (Quirguistão) – Everwayne
Ammobox Studios (Malásia) – Project Guardian (título provisório)
BattleBrew Productions (Singapura) – Love in Tyne Spaces
Bit Egg Inc (Tailândia) – Lost & Found Co.
Kopiforge (Cingapura) – SEDAP!
MetaClash (Cingapura) – MetaClash: Avatares Digitais de Destruição
NAMSON digital (Tailândia) – Festa de Natal
Nanuq (Tailândia) – Contenda de Recompensas
Revolution Industry (Tailândia) – SkyPunk Pirates!
Studio 85 (Brasil) – Magicards
TA Publishing (França) – Rogue Fantasy
The Breach Studios (Espanha) – SUPA TRUPA
Thoughtfish GmbH (Alemanha) – Earthscaper

Acima: Shawn Toh / Battlebrew vencedor do melhor pitch Abaixo: todos os vencedores reunidos

A Battlebrew Productions ganhou o prêmio de Melhor Pitch com “Love In Tiny Spaces”, a Ammobox Studios o prêmio de Melhor Design com “Project Guardian (título provisório)” e a Bit Egg Inc, venceu a categoria de Jogo Mais Esperado com seu “Lost and Found Co.”

Sobre estes pitchs destaco a presença da brasileira Rayanne Rayeg do Studio85 que foi uma das finalistas, viajou 35 horas para lá estar e mesmo cansada, gentilmente nos concedeu uma excelente entrevista já publicada no nosso parceiro brasileiro “Quebrando o Controle”.

Jogadores ansiosos e que tinham passe VIP deram uma olhadela antecipada na área de entretenimento e nos enormes stands de marcas como CAPCOM, PlayStation e 4Divinity exibindo seus jogos mais recentes. Em minutos, havia filas para jogar jogos de pré-lançamento como Monster Hunter Wilds, S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl e quase 70 jogos indie!

Gostei ainda da palestra destacando a importância de representar desenvolvedores regionais, com Wan Hazmer da Metronomik, sobre o poder único de integrar culturas locais no design de jogos durante sua palestra. Além disso, ele falou sobre como isso pode criar longevidade para a identidade de desenvolvedores independentes e estúdios de jogos.

Acima Philipinas e abaixo Tailandia presentes da Gamescom Asia 2024

Ao final do dia ocorreu uma festa B2B patrocinada pelo Games From Spain dos nossos hermanos espanhóis, que tiveram dois stands b2b e b2c e ainda recebeu para um petisco os delegados da conferência, VIPs, palestrantes, mídia e expositores para tapas e networking.

Com as portas abertas ao público em geral no final de semana observamos a Gamescom Asia se transformar: cosplayers aos milhares, famílias, jogadores, fãs, os pavilhões rapidamente lotaram de pessoas que, entretanto, não se esbarravam, se respeitavam, organizavam filas, tudo muito familiar e tranquilo apesar das dezenas de milhares de seres humanos coabitando aquele espaço!

 


GAMESCOM ASIA DIA 3: O ENCANTAMENTO

A chegada ao pavilhão recém-aberto já mostrava um palco enorme para o torneio “Pro Tour 2024 Super Premier” da CAPCOM na área de entretenimento, permitindo aos fãs do Street Fight 6 assistirem aos melhores jogadores de eSports do mundo competindo por uma vaga nas finais do dia seguinte, no domingo, quando os 16 melhores lutarão pelo prêmio principal e uma vaga de prestígio na CAPCOM Cup 11.

 

No Palco Principal, Takayuki Nakayama, Shuhei Matsumoto e Ryozo Tsujimoto, diretores e produtores de Street Fighter 6 e de Monster Hunter Wilds levaram aos fãs uma visão interna do desenvolvimento dessas mais icônicas séries da CAPCOM.  Essas sessões podem ser vistas aqui:

Street Fighter 6  –  Monster Hunter Wilds

A atração principal da programação CAPCOM foi Monster Hunter Wilds, fazendo sua estreia pública no sudeste asiático com muitas estações de demonstração jogáveis. Previsto para ser lançado em 2025 no PS5, Xbox Series X|S e Steam, as filas para teste estavam intermináveis!

Dead Rising Deluxe Remaster também estava disponível para jogar, apresentando a versão aprimorada da clássica caça aos zumbis de 2006, agora remasterizado usando o RE-ENGINE. Será lançado em versão física para PS5 no dia 08 de novembro de 2024.

Os entusiastas de jogos de luta podem esperar uma experiência de MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics, uma compilação com os sete títulos clássicos de Marvel + Capcom, incluindo X-MEN CHILDREN OF THE ATOM,  MARVEL vs. CAPCOM 2 New Age of Heroes e outros. A coleção já está disponível digitalmente e as versões físicas serão lançadas em 22 de novembro de 2024.

Kunitsu-Gami: Path of the Goddess completa a programação de demos jogáveis, oferecendo aos visitantes a chance de experimentar sua jogabilidade única de estratégia de ação Kagura. Os fãs de Street Fighter 6 podem ainda experimentar a mais recente adição do jogo, o personagem “Terry Bogard” de Fatal Fury (SNK), disponível em breve para compra com as “fighter coins” ou por meio das dlcs pagas “Year 2 Character Pass” e “Year 2 Ultimate Pass”.

Além disso teve a presença (e entrevista conosco) de Andrew Wincott, dublador por trás de Raphael no Baldur’s Gate 3, a cantora e compositora de J-pop SHIHORI e ainda a cosplayer e criadora de conteúdo asiática Xiaoyukiko, com grande concentração de fãs a pedir fotos e autógrafos e interagir com seus ídolos dos jogos.

Entre os stands da Xbox IndieWavemakers e outros haviam mais de 70 jogos indie jogáveis, muitos desenvolvidos em Singapura como Fables and Tactics da Dim Sum Games e Let’s Build a Dungeon da Springloaded (campeão do Xbox Indie Wavemakers Judges Choice Awards), Games From Spain com ótimos projetos da Espanha.

No Steam tem uma página dedicada a todos esses jogos, caso queiram conferir:

Gamescom Asia 2024 Steam Page

James Barnard/Springloaded vencedor do ouro na Xbox Indie Wavemakers

 

Evidente que a Playstation não iria ficar de fora e o stand deles era enorme, com muitos prêmios e uma presença contundente de Astro Bot, dentre outros jogos Ubisoft e etc.

 


GAMESCOM ASIA DIA 4: A DESPEDIDA

Após um sábado de ação feroz de eSports no Street Fighter 6, o jogador Shuto do time crazyracoon derrotou outros 15 competidores e venceu o CAPCOM Pro Tour 2024 Super Premier. Shuto saiu com US$ 10.000,00 em dinheiro e uma cobiçada vaga na CAPCOM Cup 11 global.

Além dessa muito disputada partida de eSports, Andrew Wincott, o dublador por trás de Raphael em Baldur’s Gate 3 se juntou à artista sênior Wayne Chu, Wisnu Irawan (cinema) e Tomoko Choo que é a chefe de Estúdio da Larian Studios, no palco para uma discussão envolvente sobre a arte por trás do design de personagens do jogo e no estilo cinematográfico adotado no sucesso Baldurs Gate 3.

Não poderia ser uma Gamescom sem uma competição de cosplayers… Chamada “Runway” apresentou 16 participantes finalistas vestindo fantasias incríveis de franquias como Street Fighter, Monster Hunter Wilds e Baldur’s Gate 3. Julgados pelos renomados cosplayers Charess Mabia, Vera Chimera e Angelus, os quatro vencedores levaram para casa prêmios em dinheiro que variam de 200 a 500 dólares de Singapura. Quem tiver curiosidade de ver todos os cosplayers, procurem RamonsProps como “The Batman who Laughs” de Injustice 2, Milkymoo como “Bubble Head Nurse”  de Silent Hill 2, Jadeybugboo como Briar de League of Legends e a Skye como Satyr do game Granblue Fantasy.

Não imaginam nossa surpresa ao encontrar um cosplayer de Cristiano Ronaldo CR7, que apesar da minha insistência sobre a seleção brasileira, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho, Pelé e etc ele não se deixou vencer e ainda fez o famoso pulo e grito do CR7… 😀

As últimas sessões foram com Andrew Wincott, cosplayers e criadores de conteúdo Roxanne Kho, Zackt e Charess debatendo sobre a relevância de se conectar fãs com criadores e profissionais da indústria, papel da gamescom asia em elevar a comunidade de jogos em toda a região e levar essas informações para o mundo.

Destaco aqui ter encontrado diversos importantes players como o André representando a Gamescom Latam, o veterano James Barnard do estúdio Springloaded que venceu o prêmio de melhor Indie Xbox e segundo lugar na melhor t-shirt do evento – Atari Lynx (logo atrás do vencedor Ferran Garcia com a t-shirt original de lançamento do jogo Half Life).

Durante nossa curta visita tivemos ainda o prazer de ser recebidos na Embaixada de Portugal em Singapura pelo Embaixador Senhor Doutor Carlos Pires. Confesso que foi daquelas poucas vezes na minha vida que estive com uma pessoa pública realmente preparada para o cargo, que dignifica a função pública, leva o bom nome de Portugal para o mundo e nos representa muito bem especialmente em Singapura ou em qualquer país do mundo onde estiver lotado. Registro aqui nosso muito obrigado ao Sr. Dr. Embaixador e toda equipa da Embaixada, em especial a Rita Sansana delegada da AICEP e José Costa Chefe da Missão pela recepção cordial e calorosa, nos sentimos em casa e acolhidos pela comunidade lusa mesmo a 12.000km de distância!

Para quem gosta de números, aqui vai:
- 41.013 participantes de 78 países
- 4.439 visitantes empresariais de 68 países
- 177 expositores de 27 países (participação internacional de 65%)
- 10.000 metros quadrados de espaço de exposição
- mais de 120 jogos em demonstração
- 4 áreas temáticas para indies, artistas, jogos retrô e tabuleiro
- mais de 80 palestrantes e convidados do palco
- 81 horas de conteúdo em 6 palcos
- 24 parceiros de mídia de 11 países
- 154 membros da imprensa de 16 países (incluindo Brasil+Portugal
- 218 influenciadores e criadores de conteúdo
- mais de 5 milhões de acessos no "Steam Festival" do Steam!

As entrevistas e conversas que tivemos com os muitos participantes serão publicadas em breve! Deixo meu agradecimento especial à equipe Koelnmesse / Gamescom / Archetype pelo convite e por toda assistência que nos prestaram durante os quatro dias! 🙂

Elio Filho @ Gamescom Asia 2024 em Dot Pix