Lendas dos Videojogos: Jerome Domurat

Jerome Domurat foi um dos primeiros profissionais a ter ‘creditos’ em um jogo. Foi um renomado designer com uma carreira marcante na indústria de jogos e tecnologia, conhecido por sua habilidade em criar experiências de usuário intuitivas e inovadoras. Com mais de quatro décadas de experiência deixou sua marca em projetos icônicos, trabalhando com algumas das empresas mais influentes do setor, como Atari e SEGA. Sua trajetória combina design de jogos clássicos, inovação em tecnologia e uma abordagem centrada no usuário, que o consolidou como uma figura respeitada no desenvolvimento de produtos digitais. Seu nome consta nos créditos do jogo E.T.: The Extra-Terrestrial (1982) o que pode ser um dos primeiros créditos para um profissional desse segmento devidamente registrado.

Antes disso os desenvolvedores “escondiam” easter eggs ou segredos nos jogos para que seus nomes fossem devidamente creditados, como é o famoso exemplo do jogo ADVENTURE e a sala secreta com o crédito do autor!

Imagem: Captura de tela de Stephan R. Keith de uma promoção interna do Atari CED, falando sobre VCS Xevious (Fonte: https://www.ataricompendium.com/).

Início da Carreira e Contribuições na Atari

Jerome Domurat começou sua carreira na indústria de jogos ainda na era de ouro para os videogames que foi o começo dos anos 1980, trabalhando na Atari Holdings Inc. e posteriormente na Atari Corporation. Durante esse período contribuiu significativamente para o desenvolvimento de jogos que se tornaram clássicos, como o E.T.: The Extra-Terrestrial (1982) que possui toda uma lenda ao redor de si e Taz (1983), ambos para o Atari 2600. Sua participação em E.T., um dos jogos mais notórios da história devido aos desafios de produção e recepção, demonstra sua resiliência e habilidade em trabalhar sob pressão em projetos ambiciosos. Outro de seus trabalhos foi no jogo Raiders of The Lost Ark ou Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, então podemos dizer que juntamente com seu amigo e lendário desenvolvedor Howard Scott Warshaw, ambos fizeram os dois jogos que são, respectivamente, o menos e o mais divertido para o sistema Atari VCS ou Atari 2600.

Colaborou também em outros títulos da Atari como RealSports Basketball e Swordquest: WaterWorld, acumulando créditos em 11 jogos da empresa. Inclusive Saboteur (ZX Spectrum, portado para o Atari e depois relançado em 2004). Sua experiência na Atari foi fundamental para moldar sua abordagem ao design, combinando criatividade visual com funcionalidades práticas.

Imagem: Capturas de tela do CBS Channel 8 1982 de Jerome Domurat em sua mesa. Nota o computador Atari 800 vermelho usado para criar animações de jogos. (Fonte: https://www.ataricompendium.com/).

Colaborações com a SEGA e Outras Empresas

Após sua passagem pela Atari expandiu seu impacto na indústria ao trabalhar com a SEGA Corporation, contribuindo para quatro jogos, incluindo títulos lançados pela SEGA of America, Inc. e Sega Multimedia Studio. Sua atuação na SEGA reforçou sua reputação como um designer versátil, capaz de adaptar sua visão criativa a diferentes plataformas e públicos. Além disso, ele colaborou com outras empresas notáveis, como Taito America Corporation e Tectoy S.A., participando de projetos que variavam de arcades a consoles domésticos. Essas parcerias destacam sua capacidade de navegar por diferentes culturas corporativas e tecnológicas, sempre mantendo o foco na experiência do usuário.

Abordagem ao Design e Inovação

Além de seu trabalho em jogos, Jerome Domurat é reconhecido por sua expertise em design de produtos digitais, com um foco em criar experiências “sem atrito” para os usuários. Em sua apresentação no SlideShare, ele destaca a importância de integrar dispositivos móveis, computadores, vídeo e mídia impressa para proporcionar soluções coesas. Como defensor do usuário, Domurat trabalhou em colaboração com equipes de marketing, gerenciamento de produtos, testes, design e engenharia, atuando como uma ponte para alinhar visões e entregar produtos de alta qualidade. Sua experiência inclui o uso de técnicas como sketchnotes, visualização rápida e arquitetura de informação, que ele aplicou em projetos para empresas como Yahoo!, eBay e CloudPhysics.

Legado e Impacto

Jerome Domurat é mais do que um designer de jogos; ele é um inovador que ajudou a moldar a forma como interagimos com tecnologia e entretenimento. Sua participação em jogos clássicos da Atari e SEGA, combinada com sua visão para o futuro do design de produtos, o torna uma figura inspiradora para novos designers e desenvolvedores. Seus projetos, como E.T.: The Extra-Terrestrial, Raiders of The Lost Ark e Taz, continuam a ser estudados por entusiastas de jogos retro, enquanto sua abordagem ao design de experiência do usuário permanece relevante em um mundo cada vez mais digital.

Com um portfólio que atravessa décadas e indústrias, Jerome Domurat é um exemplo de como paixão, criatividade e colaboração podem transformar ideias em experiências memoráveis. Sua carreira é um testemunho do impacto duradouro que um designer talentoso pode ter na indústria de jogos e além.

Dedicatória de Howard Scott Warshaw

A seguir, uma dedicatória emocionante escrita por Howard Scott Warshaw, amigo próximo e game designer, que reflete sobre sua relação única com Jerome Domurat:

Imagem: Howard Warshaw e Jerome em um artigo da Electronic Fun de fevereiro de 1984. (Fonte: https://www.ataricompendium.com/).

“Jerome era um tecnólogo no mundo da arte, assim como eu era um artista no mundo da tecnologia. Cada um de nós estava confortavelmente fora de lugar em nossos respectivos ambientes. Dois espelhos frente a frente, refletindo infinitamente sobre o universo que compartilhávamos.

Sentávamos e líamos as cartas ao editor da revista National Lampoon, rindo escandalosamente. Poucas coisas eram tão engraçadas ou duradouras quanto aquelas cartas. Conhecendo alguns de seus amigos ecléticos, pessoas interessantes de todas as esferas da vida, e adicionando-os à minha lista de amigos.

Jerome publicava um boletim para seus amigos, intitulado Real Life, uma forma de atualizar todos os seus amigos e familiares com os desenvolvimentos recentes em sua vida. Isso foi antes da internet, então a comunicação por correio físico ainda era uma realidade.???? Lembro-me da primeira vez que ouvi falar disso; algumas pessoas na Atari estavam na lista de distribuição, e eu não estava. Encontrei Jerome e pedi que me incluísse, já que me considerava seu amigo, quer ele soubesse disso ou não. Ele me incluiu, e conforme conversávamos mais, ele percebeu por que éramos, de fato, muito bons amigos.

Jerome era um designer gráfico, então cada edição do Real Life era sempre uma produção. Fiquei honrado quando ele me pediu para ser um colaborador, e escrevi alguns artigos e itens para ele ocasionalmente. Era muito divertido trabalhar com ele em qualquer projeto.

Por alguns anos, ele trabalhou em uma startup chamada PowerTV, uma empresa de set-top boxes nos primórdios da expansão da TV a cabo. Foi um período turbulento e tumultuado para ele, e ele me ligava todas as noites para reclamar e processar os acontecimentos do dia. Ele nunca tinha certeza se deveria ficar lá ou não. Ele tinha ações que eram potencialmente muito valiosas, mas apenas se a empresa tivesse sucesso, o que nunca estava claro. Passei muitas horas conversando com Jerome e ajudando-o a se sentir melhor sobre o emprego, ajudando-o a superar sua ansiedade. Muitas, muitas horas. Eventualmente, a empresa foi bem-sucedida, e Jerome ganhou muito dinheiro com isso, e ele me agradeceu generosamente por ajudá-lo a passar por todos os momentos difíceis.

Isso se tornou bastante irônico quando eu disse a ele que ia me tornar terapeuta. Ele não conseguia entender por que eu faria algo assim. Pedi que ele se lembrasse das inúmeras vezes que o ajudei a superar momentos difíceis na PowerTV, e se ele não se sentia melhor depois dessas conversas. Ele concordou que sim. Então eu disse a ele que agora queria fazer isso por muitas outras pessoas, e também ser pago por isso. Ainda acho que ele não entendeu. Jerome era um excelente designer de interfaces humanas, mas tinha surpreendentemente pouca percepção sobre seres humanos. Ele nunca teve relacionamentos românticos de verdade. Uma reviravolta difícil em um relacionamento amoroso precoce pode tê-lo desencorajado completamente, mas ele nunca namorou ou se envolveu com outras pessoas que eu soubesse, e eu sabia muito sobre o que Jerome estava fazendo.

Jerome é provavelmente a pessoa com quem mais conversei na vida. Sherri está começando a se aproximar, mas Jerome e eu literalmente conversávamos por horas por dia, na maioria dos dias, por mais de 30 anos. Isso diminuiu um pouco no final, mas foram muitas horas. E era sobre uma ampla variedade de tópicos. Mídia, produção, filosofia, questões existenciais, vida após a morte, vida antes da morte. A única área em que ele parecia ter menos consciência era sobre relacionamentos humanos, que era meu maior interesse. Mas tínhamos conversas animadas e engajadas sobre todo tipo de coisa. Especialmente sobre filmes.

Tínhamos amigos que adoravam ir ao cinema conosco só para poderem ficar por perto e ouvir a discussão depois. Muitas vezes, as pessoas diziam que apenas gostavam de nos ouvir debatendo. Pena que isso foi na era antes dos podcasts, porque tenho a sensação de que Jerome e eu poderíamos ter tido um enorme sucesso nessa área. Ah, o timing!

Jerome foi ao mesmo tempo o parceiro mais próximo que já tive e também o mais distante. Éramos incrivelmente parecidos em muitos aspectos e, no entanto, opostos em aspectos fundamentais. Mas sempre nos alimentávamos um do outro e nos ajudávamos quando podíamos. Nos alimentávamos e nos entretínhamos durante alguns dos momentos mais voláteis e desafiadores de nossas vidas.

Minha vida é mais rica por tê-lo conhecido; ele foi uma inspiração para mim de muitas maneiras, e espero que ele tenha recebido o mesmo de mim. Ainda guardo suas cinzas (a maior parte delas) ao meu lado no meu escritório. Ocasionalmente, deposito porções das cinzas em lugares que acho que ele gostaria.”

Imagem: Captura de tela de Jerome Domurat de uma promoção interna do Atari CED, em sua mesa. (Fonte: https://www.ataricompendium.com/).

Vamos ver um o registro de suas colaborações:

Categoria Projeto Título Ano Tipo Descrição
Arte Taz (1983) Taz 1983 Videogame graphics
Arte E.T.: The Extra-Terrestrial (1982) E.T.: The Extra-Terrestrial 1982 Videogame graphics
Arte Millipede (1982) Millipede 1982 Videogame graphics: Atari 2600 port
Direção Beginning Watercolor Journaling Vídeo 2008 Direção
Gerente de produção Jurassic Park (1993) Jurassic Park 1993 Videogame creative manager

Fonte: https://www.imdb.com/pt/name/nm1141226/

Mais créditos:

GAME SYSTEM COMPANY STATUS
exhibit quiz games Atari 400/800, C-64 American Museum of Science + Energy unknown
Sketch Atari 400/800 Atari unreleased
Raiders of the Lost Ark Atari VCS/2600 Atari released
E.T. Atari VCS/2600 Atari released
Krull Atari VCS/2600 Atari released
Millipede Atari VCS/2600 Atari released
RealSports Soccer Atari VCS/2600 Atari released
Taz Atari VCS/2600 Atari released
Asterix Atari VCS/2600 Atari released
Dumbo’s Flying Circus Atari VCS/2600 Atari unreleased
Saboteur / The A-Team Atari VCS/2600 Atari unreleased
RealSports Baseball Atari 5200 Atari released
Jungle Hunt Atari 5200 Atari released
Pengo Atari 5200 Atari released
Jungle Hunt PC Atari released
OS graphics Atari 520ST Atari released
Star Raiders Atari 520ST Atari released
NeoChrome Apple Atari 520ST Atari released
Jurassic Park (Creative Manager) Sega CD Sega released

Fonte: https://www.ataricompendium.com/archives/interviews/jerome_domurat/interview_jerome_domurat.html

Este é o primeiro artigo de muitos outros que virão para homenagear em vida ou postumamente um profissional que deixou sua marca na Indústria dos jogos e um ser humano incrível. Infelizmente Jerome faleceu em 2017 e destacamos aqui uma curiosidade:

O sexto episódio da trigésima-quarta temporada de “Os Simpsons” chamado “Treehouse of Horror XXXIII” ou o 734º episódio geral contém um segmento chamado “Danger Things”, que é uma paródia da série da Netflix “Stranger Things”. Nesta parte com Milhouse, Bart, Nelson e Lisa parodiando os personagens da série, a trama gira em torno de uma noite na década de 1980 jogando E.T. o Extraterrestre no Atari 2600, acontecendo do Milhouse ser raptado por um Demogorgon.

Foto não real usada por HSW em suas apresentações como homenagem aos Simpsons.

VIDEO DESSE EPISÓDIO:

Jerome era um grande fã da série (Howard também o é!) e infelizmente não viu seu trabalho ser destacado num dos episódios. Entretanto suas cinzas estão para sempre guardadas com um amigo que o honra e faz questão de lhe dar os créditos em todos os trabalhos, palestras, podcasts, discursos e etc. pelo mundo inteiro, podendo assim viver para sempre em nossas memórias e corações.

Muito obrigado ao Dr. Howard Scott Warshaw por ter partilhado conosco essas informações de um amigo tão pessoal e especial. Para muito mais histórias dos bastidores da Atari e de gigantes dessa indústria do gaming recomendamos a leitura do livro “Era Uma Vez na Atari” ou “Once Upon Atari” à venda na internet. Link Amazon – https://www.amazon.com/Once-Upon-Atari-history-industry/dp/0986218669

Referências:
https://www.digitpress.com/library/interviews/interview_jerome_domurat.html
https://www.youtube.com/watch?v=dUVasaB_cM8
https://www.linkedin.com/in/jeromedomurat/
https://www.ataricompendium.com/archives/interviews/jerome_domurat/interview_jerome_domurat.html

Artigo escrito em parceria com Izequiel Norões e publicado origjnalmente no site parceiro Quebrando o Controle do Brasil. Clique para aceder ao link.