A Xbox, com (mais) um empurrão do Game Pass, reafirmou que é a casa dos indies!
Ao contrário da Sony que parece estar ausente da maioria das apresentações dedicadas ao gaming, em 2021 (excetuando os seus State of Play esporádicos), a Xbox promete um mês de agosto escaldante. Antes da Gamescom e da Quakecon, a marca decidiu realizar a usa segunda conferência dedicada aos indies, do programa ID@Xbox.
Ao longo de 2 horas, tivemos revelações e trailers novos, mas fica a ideia de que tiveram alguma necessidade de momentos maçadores dos host’s para preencher todo o tempo da conferência. Foram 18 os jogos falados, com alguns que me fazem ficar imediatamente desperto e espero que aos leitores do SideQuest, igualmente. The Artful Escape voltou para fechar a apresentação e continua a parecer muito bem, tal como vimos na Annapurna Showcase (caso estejam interessados podem ler esse artigo). Vamos então percorrer os principais destaques da segunda edição deste showcase!
Lightyear Frontier
Começamos sem medo, a receber jogos novos e, como já é apanágio dos títulos do género, ideais inovadoras e criativas. Lightyear Frontier foca-se em cenários fantásticos e que merecem ser explorados. Visualmente, como já perceberam, o jogo enche o olho assemelhando-se, dentro do mesmo estilo, a um No Man’s Sky. Mas todas as referências a aliens horrendos que possam estar a imaginar estão, desde já, fora de equação. Afinal, o jogo remete-nos para a temática da construção de cidades e quintas, explorando os recursos da região, em mundo aberto. Desde ver crescer plantas de outro planeta (literalmente) até interagir com animais selvagens, certamente que entretenimento não irá faltar, num jogo que promete ser, só por si, uma daquelas boas joias indies de excelência.
Oli Oli World
São vários os jogos que envolvem desportos radicais e que nos transmitem fielmente a sua adrenalina. Ao passo que na E3, esta mesma Xbox nos apresentou Shreeders (que sairá em dezembro deste ano), numa tentativa de representação pura do snowboard, Oli Oli World chega-nos aliando o cartoon ao skateboard. E confesso-vos que, desde a customização da personagem à banda sonora fiquei rendido! Consegui ver um jogo bastante dinâmico e especial, com traços característicos que o elevam facilmente a um dos títulos que mais aguardo ainda este ano, mais especificamente no inverno (visto que agora é mania apresentar os jogos por estações do ano). Estas aventuras vão rumar não só à Xbox, mas também à PlayStation e Nintendo, com versões da anterior geração, e sem anúncio quanto à presença no Game Pass.
Inked: A Tale Of Love
Envolto num ambiente tipicamente japonês, Inked promete trazer algo mais do que a oferta que temos no mercado, relativo ao tema. Um jogo visualmente peculiar, onde nós desenharemos (literalmente) o rumo da história, a par da resolução de puzzles, numa jornada que parece ainda conter uma misteriosa história. São mais do que motivos para rezar que haja uma coesão tremenda entre todos estes fatores, nunca abandonado a simplicidade do estilo a que é fiel. Repito: os indies continuam com muita magia e são, cada vez mais, postos importantes para receber criatividade e talento de pequenos produtores. A necessidade de que estas ideias não morram é, afinal de contas, um dos trunfos do programa ID@Xbox!
The Big Con
Ambientado nos anos 90 e novamente a rebuscar uma arte “cartoonesca”, The Big Con promete dar muito destaque às suas personagens. Não é, por isso, descabido que o trailer que nos foi apresentado se foque nos atores que darão voz às mesmas. Ainda assim, o jogo parece-me ter uma vertente espaço muito forte, com uma cidade para explorar e lugares leais ao que estamos habituados a ver na realidade, particularmente daqueles anos. A partir daqui, temos todo um mundo para explorar, na pele de uma jovem, a tentar salvar a loja da família de gangsters, a partir de 31 de agosto. Sinto, no entanto, que precisava de um pouco mais de gameplay e divulgação sobre o jogo, não nos remetendo só para a banda sonora e respetivo cast.
Aragami 2
A notícia de que Aragami teria uma continuação deixou-me contente! A notícia de que essa continuação viria para o Game Pass deixou-me radiante! A notícia de que a sequela chega ainda este ano (17 de setembro) deixou-me eufórico! A notícia de que… Pronto, acho que já perceberam o meu hype! Confesso que adorei explorar as aventuras stealth, usando as sombras e os truques de um sábio ninja. Desta vez, a batalha parece aprimorada e mais envolvente, tal como a própria história. Certamente que a qualidade do primeiro lançamento (quando o título ainda era desconhecido do público, mas ainda assim vendou à volta das 700 mil unidades) será melhorada para as consolas de nova geração, para nos entregar uma experiência que aprimore tudo aquilo a que temos direito!
Não foram muitas as novidades que o evento nos entregou, em contraste com o evento da Nintendo um dia depois, por exemplo. Preferi o tipo de evento da marca nipónica, mais sucinto e direto ao assunto. Ainda assim, os jogos de estúdios independentes têm ganho cada vez mais importância no mundo do gaming. A qualidade destas obras só nos deixa agradecer por tal feito, e esperar que mais e mais ideias resultem em grandes jogos para nós! E claro, desfrutar de um agosto que será quente para os jogadores. Vemo-nos por aí!