Ao jogar gosto de me sentir desafiado. No caso de Pode não fiquei desapontado.
Criado pelo estúdio independente Henchman & goon, Pode conta a história de uma pequena rocha que ajuda uma estrela caída do céu a encontrar o seu caminho de volta para casa, viajando pelo interior de uma montanha mágica.
A amizade e cooperação são o foco principal do jogo, que também pode ser desfrutado em multi-jogador, sem dúvida enriquecendo a experiência. Cada um dos dois personagens tem capacidades únicas e apenas com a conjunção destas é possível superar os desafios/puzzles com que nos vamos deparando.
Bulder é uma pequena rocha, com o dom de gerar cristais, torna-se no entanto muito mais forte quando conjuga os seus poderes com os de Glo, a estrela caída com a capacidade de emitir luz, criar vegetação e de se tele-transportar. Bulder pode albergar Glo na sua “boca”, e em conjunto podem-se tele-transportar em conjunto, gerar luz direccionada ou simplesmente disparar a pequena estrela caída numa direcção particular.
A mecânica é simples e intuitiva e, obviamente, começamos com puzzles muito simples, que ao jeito de tutorial nos ensinam as várias conjugações que ambos os personagens possibilitam, mas depressa os problemas a resolver se tornam cada vez mais desafiantes, rapidamente levando o jogador a concluir que poderá não ver o final do jogo tão cedo quanto imaginaria.
Os desafios podem consistir numa série de plataformas que é preciso escalar, conjugando as capacidades de ambos, ou de verdadeiros puzzles em que teremos de decifrar o código para assim conseguirmos prosseguir.
A nível visual o jogo é muito simples mas de uma deliciosa atenção ao detalhe, em conjunto os dois personagens podem alterar dramaticamente o aspecto de uma caverna/nível, numa deslumbrante mescla de efeitos florais e de pedras inspirados na cultura Norueguesa, facilmente dei por mim a fazer crescer plantas e cristais em todos os cantos possíveis da gruta, apenas pela satisfação de saborear os efeitos visuais.
A simplicidade também está presente a nível de audio, embora um pouco repetitiva a música não incomoda e ajuda a que nos embrenhemos no jogo.
O resultado do que falo é um conjunto de galardões e nomeações de meter inveja a muitos developers:
- “Best Art, Nordic Game Awards” -2019
- “Best Art, Spillprisen” -2018
- “Best Audio, Spillprisen” -2018
- “Best Fun For Everyone, Spillprisen” -2018
- “Winner of GCDA Best Casual Game.” -2018
- “Winner of Unity 3D Game Art Challenge” -2018
- “Nominated for GCDA Best Quality of Art” -2018
- “Nominated for GCDA People’s Choice Award” -2018
Pode está disponível para PS4, Nintendo Switch e PC.
Conclusão:
Pode é um jogo para quem gosta de pensar e resolver puzzles, embora alguns deles possam levar a sérios níveis de frustração, mas que sem dúvida farão o jogador sentir-se recompensado pela sua astúcia quando os resolve. Adorei a experiência.
Começou a jogar num spectrum 48k e desde então tem uma paixão por videojogos, não imagina a sua vida sem jogar. Fã de RPGs, First Person Shooters e jogos Third Person, joga na sua PS5, Xbox Series S, PC e Nintendo Switch.