Eternal Games- Dauntless – O Monster Hunter free-to-play

Dauntless já não é um jogo propriamente novo, tendo saído em Setembro de 2019, mas tem sido o meu vício semi-diário, pelo menos, desde o início do ano quando o encontrei enquanto procurava uma alternativa ao Monster Hunter, um jogo que sempre quis jogar, mas cujos gameplays repletos de fantásticas mas demoradas cut-scenes sempre me fizeram pausar antes de puxar o gatilho à sua compra. 

Dauntless é a versão streamlined e free-to-play da fórmula Monster Hunter em mais do que um sentido. Na verdade, excepção feita à história (em Dauntless é praticamente inexistente) todas as mecânicas parecem ter sido transpostas de um jogo para o outro de uma forma que quase roçaria o ilegal, não fossem os dois jogos realmente diferentes em termos de personalidade. Também ao contrário de Monster Hunter, Dauntless é um live-game o que o torna num jogo em constante evolução, tendo já havido diversos eventos e estando garantida pelo menos uma expansão no futuro próximo.

Em Dauntless o nosso papel é o de aniquilar monstros (behemoths no jogo). Estes monstros assumem várias formas, possuindo também diversos tipos de ataques e de atributos – gelo, fogo, terra, electricidade (shock), trevas ou luz, entre outros – e para os derrotar tudo o que temos de fazer é seleccionar a nossa arma favorita, a nossa armadura perfeita, colocar-lhes esferas que lhes darão diferentes atributos e partir em equipa ou a solo na nossa missão. Dauntless é um jogo muito simples de entender, mas complexo em termos de opções, uma vez que tudo é customizável e há sempre upgrades a fazer e por isso, cada vez mais monstros a abater. 

Os combates são super fluídos e variados o suficiente para que nunca haja a sensação de aborrecimento. Só não estejam à espera da fidelidade gráfica e sonora de outros tipos de jogos. Aqui é tudo muito bare bones. Os cenários são mínimos e sem grande detalhe, tal como os personagens, mas graças à forma como o jogo se apresenta e à sua personalidade, o aspecto gráfico acaba por jogar a favor e a compor o quadro que faz com que Dauntless não pareça apenas um cash grab da franquia Monster Hunter. 

Recomendar Dauntless é uma tarefa fácil. Só não estejam à espera de um jogo assente numa narrativa épica porque aqui é mesmo só acção.

Dauntless
Desenvolvido por: Phoenix Labs, Iron Giant
Publicado por: Epic Games, Phoenix Labs, ISOL Games
Disponível nas plataformas: Playstation 4, Xbox One, PC, Android, Nintendo Switch