Drift21 – Retornei à minha infância

Quando era miúdo, havia um jogo de carros que me ocupava imenso tempo.

Esse jogo chamava-se Street Rod e o que me prendia mais era a possibilidade de afinar a mecânica de cada veículo, sendo possível comprar diversas peças, motores e até carros. Obviamente que tudo isto estava limitado às capacidades de um jogo para MS-Dos, lançado em 1989. Mas foi sem dúvida um jogo que me marcou a juvetude.

Não sou, de todo, um jogador de simuladores de carros, mas foi muito refrescante perceber que aquele tipo de customização continua bem presente nos jogos de hoje em dia.

Drift21 permite-nos ter a possibilidade de evoluir e isso é a sua característica mais apelativa. Começamos com um veículo simples e somos imediatamente colocados num tutorial de mecânica, onde aprendemos a interagir com o nosso veículo na garagem, adquirindo peças, afinando-o, etc.

Não sou conhecedor de mecânica ao ponto de saber até onde vai o nível de detalhe desta faceta de Drift21, mas a verdade é que esta é, sem dúvida, muito extensa, sendo fácil perder várias horas apenas a adquirir peças e a afinar o nosso veículo.

O tutorial inicial faz um bom trabalho a explicar o básico e intuitivamente vamos percebendo como proceder daí para a frente.

Dominando a parte mecânica, deparamo-nos com a outra vertente de Drift 21, a pista.

No velhinho Street Rod, a vertente de estrada passava por fazer drag races. Aqui, passa por experiênciar as famosas pistas EBISU, no japão. Sendo que será precisa toda a nossa técnica de drifting para as fazer cada vez mais rápido. E acreditem, vão querer sempre tirar tempo aos vossos recordes.

Drift21 oferece uma experiência de simulação de condução bastante imersiva, onde podemos desenvolver vários estilos diferentes de drifting, como o power drift, travão de mão e clutch kick. Tudo isto com carros reais e licenciados.

A condução é para verdadeiros entusiastas, sendo que a caixa de velocidades, como em qualquer simulador que se preze, é manual. Aqui, os amantes de simuladores de condução que possuam volante, pedais e manete de mudanças, tirarão todo o proveito deste jogo.

Conclusão:

Drift21 é sem dúvida um jogo destinado aos verdadeiros aficionados da modalidade. Trata-se de um jogo muito desafiante e que requer bastante técnica, sendo que a que mais apurei foi a técnica de graciosamente me espetar contra as paredes. Não é, de todo, a minha praia. Mas diverti-me! E adorei a sensação de nostalgia que este jogo me trouxe, ao me lembrar de um que, na minha juventude, me trouxe tantos momentos bons. Trata-se também de um jogo em Early Access, pelo que muito ainda está para vir.