Crash no mercado, desafios e lighting rounds. Como sobreviver à Black Friday e lucrar com o período de maior pânico no Ultimate Team?
Nas semanas que antecedem a Black Friday, o mercado do FIFA Ultimate Team fica o pânico. Temos quebras nos valores dos jogadores na casa dos 40% e muitas incertezas sobre o que a EA nos irá oferecer. Mas é também uma oportunidade para, passado este período, teres feito muitas moedas.
MAS, PRIMEIRO QUE TUDO, O QUE SIGNIFICA A BLACK FRIDAY PARA O FIFA ULTIMATE TEAM E O QUE ESPERAR?
O ponto chave desta promoção é que, durante a Black Friday e Cyber Monday a EA irá fazer as primeiras lighting rounds do ano (colocar um número limitado de bons pacotes à venda na loja, normalmente a cada 1 ou 2 horas). Simultaneamente, também de hora-a-hora, lança desafios de elenco, com prazo de expiração de 1 hora, que oferecem muito bons pacotes.
Isto leva a que o mercado seja inundado de novas cartas de jogadores, com tantos pacotes a serem abertos ao mesmo tempo. E como em tudo, quando a oferta é muito superior à procura, os preços baixam e temos um crash do mercado.
À EA, interessa-lhe fazer rios de dinheiro com a venda dos pacotes promocionais das lighting rounds.
Assim, nas semanas que antecedem este evento, cria muitas “armadilhas” para sugar as moedas das contas dos jogadores, tentando incutir a necessidade de fazer mais moedas, a qual, por sua vez, deixará os jogadores mais abertos a comprar FIFA Points para abrir pacotes nas lighting rounds. Um exemplo de algo que já vimos é o desafio de elenco repetível que garante um jogador da equipa da semana. Esse desafio, em que muito dificilmente vais conseguir sacar um bom jogador, leva-te a gastar ali muitas moedas, se caíres na armadilha de o fazer múltiplas vezes.
Por outro lado, a EA também arranja forma de inflacionar o valor das cartas durante esta promoção. Se as cartas não valessem nada, quem iria abrir pacotes? Assim, surgem muitos desafios extremamente apelativos, com requisitos que permitem aumentar a procura de cartas de rating mais elevado, mantendo-as altas no mercado.
O PRÉ-CRASH DE MERCADO
Como disse anteriormente, a extrema oferta de cartas durante as lighting rounds vai fazer cair o preço das cartas. Isso vai ser visível, sobretudo, nas cartas de rating mais baixo que vão sair mais facilmente nos pacotes. Um jogador como o Ferland Mendy, que custa actualmente 114k, tem apenas 83 de rating. Isto é o tipo de jogador que vai morrer na Black Friday. Já um Mbappe, apesar de também poder ter uma quebra, não será tão acentuada, pois a sua probabilidade de sair em pacotes é bem menor.
Contudo, fruto do conhecimento que a comunidade tem deste evento, o Pré-Crash de mercado é muito mais forte que o que acontece no próprio dia em si. Os jogadores, antecipando o evento, vendem os seus jogadores antes que estes desvalorizem e de forma a ficarem líquidos para quando chegar o dia. Geralmente, isto acontece 1 semana antes do evento. Contudo, este ano, acredito que o ponto mais baixo do mercado já aconteceu esta semana, com toda a gente a vender as suas equipas após concluirem a weekend league, numa tentativa de se anteciparem .
Se formos ver o preço do Varane por exemplo, um jogador que é sempre um bom indicador do estado do mercado, pela sua elevada procura, temos que ele caiu de 308k para 255k em 3 dias. Actualmente, já recuperou para os 270k. Esta recuperação dá-se porque a venda em massa terminou e vai sempre haver alguém que o queira comprar. Contudo, até à Black Friday, irá manter-se relativamente baixo porque as pessoas têm medo de comprar.
Esta quinta/sexta deverá haver uma ligeira subida de mercado, pois os jogadores vão querer jogar weekend league na mesma. Para isso, terão de comprar jogadores. Contudo, entre sábado e segunda, haverá nova venda em massa, voltando a baixar o preço dos jogadores.
QUANDO COMPRAR A MINHA EQUIPA?
É a pergunta que a maior parte do tempo está na nossa cabeça, durante estas semanas que antecedem a Black Friday. Aqui depende do tipo de jogador…
Se estamos a falar de uma carta de ouro até os 83/84 de rating, 85 em alguns casos, eu atrevo-me a dizer que a melhor altura será no dia da Black Friday ou Cyber Monday, durante as lighting rounds. A oferta será muita. Haverão muitas oportunidades de conseguir snipes desses jogadores a preços baixíssimos.
Se estamos a falar dos jogadores meta de rating mais elevado ou cartas especiais que já não estão em pacotes, eu penso que o melhor momento para os comprar foi no domingo passado. Acredito que esse foi o sell-off mais massivo deste ano. Penso que domingo haverá uma nova janela de oportunidade, mas não deixem para segunda, pois podem juntar-se a muitas pessoas com a mesma ideia e acabarem por os comprar já mais elevados.
Jamais esperem por depois da Black Friday! Esta promoção vai inserir muitas moedas no mercado, fruto dos muitos pacotes a serem abertos. Isso significa que o mercado vai disparar após a promoção, com toda a gente a ter mais dinheiro e a querer comprar jogadores.
COMO FAZER DINHEIRO?
Há aqui duas formas de o fazer: aproveitar as flutuações de mercado e Fodder.
FLUTUAÇÕES DE MERCADO
Sabendo que o mercado irá disparar após a Black Friday, temos uma excelente oportunidade de, nos pontos mais baixos do mercado, antes do evento, comprar alguns jogadores que saiam valorizados mais tarde. Para isso, estamos à procura de cartas meta, que toda a gente quer usar e, muito importante, já não estejam disponíveis em pacotes. Não estando em pacotes, não vão tem mais oferta durante as lighting rounds. Estamos a falar de cartas especiais, sendo que bons exemplos são as Road to the Final, Rulebreakers e Equipa da Semana com muita procura.
Vejam, por exemplo, a carta Road to the Final do Goretzka, o ano passado. A Black Friday foi no dia 29 de novembro (2019), dia em que ele foi vendido, em média, por 732k. Atinge o seu ponto mais baixo (694k) no selloff uma semana antes e dispara para 852k em apenas uma semana. É um lucro fantástico, num curto espaço de tempo.
FODDER
O que é isto? São as cartas mais baratas para um determinado rating. Estamos a falar de cartas que ninguém usa nas suas equipas, mas que retém algum valor pelo seu rating elevado, pois são necessárias para desafios de elenco com determinados requisitos mínimos.
Esta semana, já foi lançado um muito apetecível desafio para o Jogador do Mês da Premier League, Heung Min Son, que pede 1 equipa de 85 rating, 1 de 86, uma de 87 e uma de 88, algumas com algum jogador da equipa de semana. Estamos à espera ainda de um desafio para a Bundesliga, com um potencial Lewandowsky e outro para a Ligue 1, com um potencial Mbappe ou Ben Yedder.
Adicionalmente, sabemos que os desafios de Ícones regressam este ano e foram anunciados para finais de Novembro. Não me admiraria que a EA os lançasse já esta sexta-feira, de forma a drenar mais moedas do mercado, antes de chegar à Black Friday.
Isto tem potencial fazer disparar o preço destas cartas, ao serem tão requisitadas. O ano passado, a EA fez algo ainda mais intenso, que não me surpreenderia se repetissem este ano, precisamente para secar a conta dos jogadores, que foi lançar um desafio para um icon base garantido repetível. O facto de ser repetível levou a que a subida do fodder fosse ridícula. O Busquets, de 89 de rating, por exemplo, disparou de 25k para 49k em 3 dias.
Neste momento, estas cartas já estão a ficar algo inflacionadas. Os investidores estão a comprar, antevendo este tipo de lucro, e já subiram um pouco. Comprei alguns Benzema a 28k há 1 semana atrás e agora já vale 39k. Se ainda tem margem para subir? Sim. Ainda podem aproveitar na quinta-feita, com o fornecimento de cartas das rewards da weekend league e rivals, bem como marquee matchups, para conseguirem bons preços.
Depois temos aqui dois cenários para a venda. O mais cautelista, vendendo esta sexta-feira, antes das 18h, para lucrar com a subida só pelo hype do que possa vir. O arriscado, tentando extremar os lucros, apostando que a situação do ano passado se repete e as cartas vão disparar ainda mais. O risco aqui é a EA não lançar nada de bombástico, os investidores em pânico inundarem o mercado com essas cartas e elas decaírem em preço.
Espero que este artigo vos tenha ajudado e boa sorte com a Black Friday!
Este artigo pertence a uma rúbrica sobre FIFA Ultimate Team. Vê outros artigos aqui.
Começou a jogar ainda os jogos se carregavam a partir de uma cassete de fita magnética. Completamente viciado em FIFA, é também fã incondicional de RPGs e Jogos de Estratégia. Junta, aos videojogos, a paixão pelos jogos de tabuleiro.