SideFUT – Future Stars, quais as estrelas com futuro no FIFA?

As cartas Future Stars são sempre muito bem recebidas e muitas equipas mudam para as incluir no 11. Mas quais valem realmente a pena?

Estas cartas especiais oferecem-nos jogadores jovens promissores com as habilidades que poderão potencialmente atingir no seu pico de carreira. Todos admiramos miúdos que brilham frente a jogadores feitos e isso mostra-se no FIFA Ultimate Team também, com a grande procura que estas cartas têm. Há jogadores a vender cartas da Equipa do Ano, as melhores que teremos até às Equipas da Época, para experimentar jogar com os Future Stars.

São cartas com estatísticas loucas, muito boas no papel e, geralmente, também muito boas no campo virtual. Mas, como tal, também atingem preços bastante elevados. Vamos analisar os jogadores desta equipa 1, para vos ajudar a decidir se querem comprar algum para a vossa equipa.

ANDRIY LUNIN

Analisar um guarda-redes é sempre algo ingrato e as habilidades na carta muitas vezes não traduzem a sua real qualidade. O Lunin saiu-me untradeable  no pack de dois 85+, pelo que tive a oportunidade de o testar realmente durante 5 ou 6 jogos. Tem, logo à partida, duas traits que são muito boas para a carta: saves with feet e rushes out of goal. O saves with feet tem sido, nos últimos anos, algo importante pois acrescenta animações importantes de defesa nos 1v1, permitindo defender bolas que outros guarda-redes não conseguem. Em todo o tempo que o usei, não errou nenhuma vez, muito embora também não tenha feito nenhuma defesa “impossível”. Na mesma liga, acho o Ter Stegen e Oblak melhores, mas, se o link Real Madrid for importante, é um guarda-redes melhor que o Courtois e vale a pena comprar.

DIOGO DALOT

O nosso Dalot é o jogador de campo mais barato da equipa. Mas não subestimem a carta. Com estilo de química sombra fica um defesa esquerdo excelente, rápido, com bom físico e capacidade de drible (que pena não ter 4 estrelas em skill moves). Fica aliás, o segundo melhor defesa esquerdo da Serie A, à frente, na minha opinião, do UCL Live Alex Sandro, perdendo apenas para o colega de equipa Theo Hernandez. Se não tiveres moedas para o Theo, ficas muito bem servido com o Dalot. De destacar que oferece link directo para a carta Player Moments Tonali dos objectivos. E, numa liga onde o único realmente bom defesa direito é o Cuadrado, para a semana sairá uma versão defesa direito desta carta.

REECE JAMES

A Premier League é rica na oferta de defesas direitos. Reece James entrou directamente para o segundo mais caro, a valer mais de meio milhão. A procura é grande e percebe-se porquê. A carta é muito boa. Se conheces o Showdown Klaiber, esta carta é muito similar (mas oferecendo melhores links). Muito forte defensivamente. Contudo, se procuras um lateral ofensivo, ou porque gostas que eles subam ou porque jogas com 3 centrais e procuras um lateral que faça a ala toda, o James não é para ti. O drible é algo pesado (tipo de corpo stocky) e não te oferece a capacidade ofensiva que procuras. Contudo, se queres um lateral para ficar com a ordem stay back while attacking, o James é dos melhores defesas direitos do jogo. Vejo muitos jogadores a começarem a usá-lo como defesa central. Teoricamente, a opção também é boa. Contudo, eu não recomendo, pois com os work rates que tem (médio defensivo e alto ofensivo), notei que sobe muitas vezes no terreno, deixando algum espaço nas costas.

SERGINO DEST

Este foi o jogador que eu mais esperava como Future Stars desde o início da época. Gosto bastante dele na vida real e esperava por uma carta usável dele no FIFA. Outra coisa que ele oferece é links. A posição de defesa direito na La Liga é muito deficitária e aquele link forte com o Messi vale ouro. Mas como é a carta? Bastante boa. Super-rápido e com um drible ágil e responsivo, 4 estrelas de skill moves, vai criar perigo quando sobe. É também muito bom a defender, muito ágil a atacar a bola e com força consistente. Contudo, têm uns work rates péssimos para a posição (baixo defensivo e alto ofensivo). Contudo, com a ordem stay back while attacking, vai manter-se na posição. O problema está quando ele, por algum motivo, subir, será lento na recuperação. Para mim, vai directo para a minha equipa. E o motivo é ir usá-lo na posição que acho perfeita para ele. Jogo em 352 e ele foi feito para essa táctica: com stamina perfeita (97) e a capacidade ofensiva de um extremo aliada à boa defesa, faz um RM excelente. Num 532, com laterais subidos, também é uma opção perfeita. Convém é sempre forçar-lhe a ordem de recuperar na defesa, para contrariar os work rates.

HARVEY BARNES

Esta é uma carta que me custa a justificar os mais de 400k que vale. Por muito boas que sejam as suas habilidades, falta algo importantíssimo na posição de médio ofensivo: os skill moves. Com 3 estrelas apenas, não vai oferecer aquela imprevisibilidade com a bola. Para usar no miolo, como box-to-box, tem muito má presença defensiva. Eu ficava longe desta carta, a menos que tenha valor sentimental para vocês. É rápido, bom finalizador e com um forte parte curto. Mas falta-lhe sempre algo mais. Por metade do preço poderia até ser interessante, mas, assim,não se justifica.

CAMAVINGA

Esta é a carta mais valiosa dos Future Stars. 2.3M vale este menino (no momento em que escrevo), grande promessa do futebol francês, que tem um conjunto de habilidades que nos leva a pensa que estamos perante um Gullit. As opiniões têm-se dividido entre as positivas e negativas. Eu acho-o um grande jogador. Na transição defensiva, é sempre o primeiro a recuperar e está lá pronto a travar o contra-ataque, com um desarme limpo. Ofensivamente, o seu tipo de corpo lean, conjugado com excelente agilidade e balanço, tornam o seu drible bastante responsivo para o tipo de jogador que é. Contudo, as 3 estrelas tanto a skill moves como pé fraco limitam bastante o que conseguimos fazer com ele no ataque. O passe é super-preciso e aparece bem em zonas de finalização, onde não falha. Agora… 2.3M? Não, acho acho que valha esse valor. Apesar de preencher muito bem o campo, a falta de versatibilidade ofensiva com as 3 estrelas limita-o muito para entrar naquele lote de jogadores de topo, da categoria de preço onde está. Vou mais longe a dizer que, o Renato Sanches Road to the Final, por metade do preço, é mais jogador que este Camavinga.

STEVEN BERGWIJN

Este holandês é selvagem. Uma coisa que eu não gostava na carta de ouro dele era o drible.  O tipo de corpo stocky dele, tornava-o pesado e pouco responsivo. Contudo, nesta carta, apesar de se sentir aqui e ali, a agilidade, balanço e drible perfeitos (com estilo de química finisher) fazem um bom trabalho de compensação e rapidamente nos habituamos a controlá-lo. Depois é um tanque ao nível do nosso bem conhecido Hulk. A quantidade de ressaltos que vai ganhar e como vai fazer bullying aos defesas adversários é ridícula.  Outra coisa que era in-jogável na sua carta de ouro era as duas estrelas de pé mais fraco, que, nesta carta, levaram um upgrade para 4. Um excelente jogador que penso valer bem o 1.1M que vale neste momento em que escrevo.

DOMINIK SZOBOSZLAI

Esta carta está a ter bastante procura, custando mais de 600k no mercado. As habilidades, no papel são excelentes. Na prática, apresenta algumas falhas. Tem duas coisas que não jogam a favor dele: o tipo de corpo, que lhe limita a responsividade de drible, e os work rates (baixo defensivo e médio ofensivo). O tipo de corpo tornou-o, para mim, má opção para jogar nas alas. Os work rates tornaram-no, para mim, má opção para jogar no ataque, pois era necessário estar sempre a fazê-lo desmarcar-se manualmente, com o A.I. dele demasiado passivo. Foi como médio ofensivo central que o senti um grande jogador, com as excelentes capacidades de passe e remate a virem ao de cima e os work rates a não influenciarem tanto. Se gostas de médios ofensivos super-ágeis, talvez esse jogador não seja para ti. Mas se gostas que eles tenham também alguma presença física, este jogador é um animal, fazendo lembrar o Havertz Future Stars de há umas épocas atrás.

ALEXANDER ISAK

Para mim, este é o jogador mais fraco do lote de Future Stars. Apesar de se movimentar muito bem na frente, com desmarcações agressivas e de possuir 5 estrelas no pé mais fraco, acabo por se fazer sentir como uma carta algo genérica. Se baixar dos 100k, pode ser uma boa opção ofensiva para quem tenha orçamentos mais baixos, mas, ainda assim, há cartas douradas mais fortes.

GIOVANNI REYNA

Uma coisa tem de ser dita sobre esta carta logo à partida: tem, potencialmente, o melhor remate do jogo. Há algumas coisas no FIFA que ultrapassam o valor das habilidades e que têm a ver com as animações de movimento e remate que alguns jogadores recebem. Algo escondido, por detrás dos bastidores, a influenciar as ações. Todos sabemos que, por exemplo, o Mbappe tem algo no remate dele que transcende o valor da sua habilidade. Com o Reina é igual. O seu remate em força tem algo de único, parece que cada remate é quase um driven shot, permitindo carregar na força do remate, mantendo a pontaria. É uma carta letal dentro da área e à sua entrada. O senão? No resto, é bastante vulgar. O drible é algo pesado, normal num jogador alto como ele, e as suas movimentações são genéricas, não oferecendo desmarcações agressivas e assertivas. Aquando do lançamento da promoção era a carta com mais hype, mas este depressa esmoreceu perante a constatação destes problemas, caindo de 1.8M para os 1.3M actuais. Se os vale? Talvez não…

KULUSEVSKI

Esta é, para mim, a grande surpresa das Future Stars. Esta carta é muito boa e versátil. Seja na ala, seja como ponta de lança, Kulusevski tem movimentações de A.I. excelentes. As suas desmarcações são ao nível dos melhores jogadores do jogo, com um remate muito consistente a acompanhar. O seu corpo ajuda-o a proteger a bola da maioria dos defesas e, surpreendentemente, não achei que interferisse demasiado na agilidade do seu drible. Boa carta, com bons links, que pode ser usada em qualquer posição do ataque (e com jeitinho até a médio centro, que o seu desarme não é mau de todo). Vale, facilmente, o meio milhão que é o seu preço actual. Excelente parceiro de ataque para o nosso CR7.

Este artigo pertence a uma rúbrica sobre FIFA Ultimate Team. Vê outros artigos aqui.