Gostas de jogar snooker, bilhar ou afins mas o confinamento não permite? Pure Pool pode ser a solução.
Pure Pool não é, de todo, um jogo recente. Embora já esteja disponível para PC e consolas Xbox e Playstation desde 2014, só no final de 2020 este título da Voofoo chegou à Nintendo Switch.
O jogo está muito bem estruturado e podemos escolher entre várias modalidades. Bola 8 ou 9, Blackball, Snooker, Killer e Accumulator. Embora tenha experimentado um pouco de cada, Bola 8 e Snooker são os meus modos de eleição. Estamos num grande espaço, com várias salas. Em cada sala há uma mesa diferente e ao seleccionarmos os vários modos passamos de sala em sala.
Deparamo-nos com uma excelente física. As bolas comportam-se de forma totalmente realista e temos a possibilidade de ajustar o sítio onde o taco irá atingir a bola branca, de forma a dar efeitos e para que a bola não só atinja o alvo desejado como ao parar na superfície da mesa, o faça onde desejamos.
A nível visual estamos perante um jogo com bastante atenção ao pormenor, com boa iluminação e brilhos realistas nos objectos, assim como excelentes texturas no tecido das mesas. Estas encontram-se em ambientes tranquilos mas com atenção ao pormenor, desde um bar como fundo e uma banda a tocar em que se notam movimentos subtis.
A nível sonoro podemos desfrutar de um suave som ambiente e uma limitada, mas muito satisfatória, selecção de sons de bolas e tacadas.
Sendo um jogo para jogar a dois, existem várias maneiras de o fazer e, embora haja sempre a possibilidade de se jogar contra uma inteligência artificial, é contra um oponente real que Pure Pool se torna mais desafiante. Em termos de modos de jogo, temos o couch co-op, onde basta um comando, que é passado de um jogador para o outro e o modo online, onde podemos jogar contra amigos ou desconhecidos.
Uma particularidade interessante está presente na realização de um perfil DNA dos jogadores, que simula o estilo de jogo de cada um. Isto permite que possamos defrontar uma simulação daquele oponente que nos deu mais luta e assim treinar para o voltarmos a defrontar.
Pure Pool vive da componente online, tendo inclusivamente rankings de jogadores. Logo, para quem joga em consola, uma assinatura de serviços online é praticamente mandatória.
O factor simulação está muito bem afinado, não sendo dadas muitas ajudas além de um indicação inicial da direção da bola branca e trajectória aproximada da bola atingida. Podemos distanciar-nos da bola branca e ter uma perspectiva mais abrangente da mesa, mas isso fará com que a posição em que já havíamos colocado o taco seja perdida. Ao apontar também temos um campo visual mais limitado, muito como numa situação real.
Pure Pool intitula-se como a experiência de bilhar mais autêntica a seguir à vida real. Não sei até que ponto esta afirmação pode ser considerada verdadeira, mas no que à minha experiência diz respeito, estamos perante um título que se preocupa realmente em trazer uma simulação séria para o mundo virtual.
Conclusão:
Pure Pool é um título imprescindível para os amantes de qualquer uma das modalidades presentes no jogo. Embora disponível todas as plataformas, a Switch parece-me oferecer um excelente compromisso entre qualidade e portabilidade, dando-nos a possibilidade de desfrutar deste simpático título onde (e com quem) estivermos.
Começou a jogar num spectrum 48k e desde então tem uma paixão por videojogos, não imagina a sua vida sem jogar. Fã de RPGs, First Person Shooters e jogos Third Person, joga na sua PS5, Xbox Series S, PC e Nintendo Switch.