Sir Lovelot – Amor pixelizado

Sir Lovelot consegue  destacar-se no meio de centenas de indies que vão vendo a luz do dia. Mas o que o torna diferente?

Sir Lovelot, desenvolvido pela Pixel Games, coloca-nos na pele de um cavaleiro em busca do amor. Para o encontrar, terá de superar diversos perigos, que nos irão proporcionar as situações mais divertidas (e enervantes).

Sir Lovelot não podia ser muito mais simples. Trata-se de um pequeno título de plataformas, que consiste em controlar um cavaleiro em busca do amor. Cada nível consiste numa série de quadros com obstáculos (e objectivos) que devemos passar até chegar à torra da donzela. Pelo caminho, temos de evitar perigos, armadilhas e monstros, ao mesmo tempo que recolhemos presentes para dar à donzela que nos espera no último quadro.

No nível seguinte, começamos de coração despedaçado por termos sido expulsos da torra da donzela anterior. E lá repetimos o processo, cada vez mais difícil, de forma a chegar à donzela seguinte. Recolhemos pelo caminho moedas e ovos de ouro, que se encontram debaixo de um ganso, escondidos em recantos, sendo necessário andar a saltar para paredes, de forma a os encontrar. Apanhamos também anéis de ouro, jóias e, mais importante, a flor, sem a qual a donzela não manda a sua longa trança de cabelo pela janela, qual Rapunzel, de forma a que trepemos até si.

Tudo isto não seria só por si difícil, não fosse necessário grandes doses de precisão. Sir Lovelot é um precision platformer em que são necessárias elevadas doses de concentração. Temos sempre rodas dentadas que se deslocam de um lado para o outro, plataformas e paredes com bicos, monstros terrestres ou subaquáticos e portas, cuja alavanca que as abre se encontra em sítios que mais nos parecem inalcançáveis. Tudo isto, enquanto vemos um temporizador com o tempo a aumentar, o que puxa sempre pela vontade de completar o nível o mais rapidamente possível.

Felizmente, não somos penalizados pelas mortes. Não existe limite de vidas para o nosso herói, embora no final haja um número máximo de mortes que se pretende ter em cada nível, sendo que este é sempre ajustado à dificuldade do nível. E acreditem, vão morrer, muito! No nível que mais me custou a passar morri um total de 52 vezes. Sim, 52…

O jogo é dividido em quatro áreas, que nos vão colocando desafios cada vez maiores. A primeira apresenta-nos as armadilhas e monstros base, sendo que a segunda nos insere no elemento de água (sim, podemos nadar mesmo com a armadura) e por aí em diante. Mas acreditem, é muito divertido descobrir o que Sir Lovelot nos reserva.

O que para mim foi estranho ao jogar Sir Lovelot foi o facto de não ter desistido nos primeiros níveis. Geralmente, estes jogos mexem-me com os nervos e acabo por ter uma baixíssima resistência à frustração. Neste caso, isso não se deu, e creio que tenha a ver com a simplicidade com que Sir Lovelot foi concebido, o que o torna muito divertido e nos leva constantemente a tentar passar aquela zona mais complicada. Para ajudar, cada nível é constituído por vários quadros, sendo que ao morrer não temos de voltar ao início de cada nível, mas sim ao início de cada quadro. Zonas que, inicialmente, nos deram muitas dificuldades parecem, agora, não representar grandes problemas quando comparadas com as dificuldades do quadro seguinte. Como é óbvio, a repetição traz a aprimoração da técnica.

A curiosidade acerca deste jogo e, para mim, que o destaca dos restantes, é o facto de que apesar de se tratar de um título com inspiração retro, tem um feel totalmente moderno, com uma fluidez que nunca senti em jogos mais antigos.

Conclusão:

Sir Lovelot, foi uma surpresa, não só por não estar à espera de me divertir tanto, mas também pela sua excelente execução. Simples não é sinónimo de fácil e Sir Lovelot lembra-nos disso a cada quadro e a cada incremento de dificuldade. Só não o consegui jogar de seguida, embora mantenha tudo o que escrevi acerca do jogo, em muitos momentos tive de me afastar dele por períodos de tempo que alternaram entre alguns minutos a um ou dois dias. Para quem tenha um soft spot por jogos de plataforma, este é certamente uma boa aposta.

 

Sir Lovelot está disponível para Windows, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.