SideFUT – FUT Birthday Equipa 1, que jogadores comprar?

FUT Birthday traz-nos sempre jogadores muito apetecíveis no FIFA Ultimate Team. Vamos analisar cada um deles!

Tal como no ano passado, esta promoção traz-nos ao FIFA 21 Ultimate Team jogadores com melhorias no pé mais fraco ou skill moves (ou ambas), além de umas habilidades bem vitaminadas. Era também uma promoção muito aguardada, depois de 3 semanas sem novo conteúdo a ser lançado pela EA.

Ao contrário do ano passado, contudo, esta primeira equipa não é tão sonante de nomes, tendo desiludido alguns. Contudo, estão aqui bons jogadores, capazes de entrar na equipa de muitas gente.

Além dos jogadores em packs, a EA está a brincar-nos também com um Desafio de Jogador por dia. Contudo, é sobre as cartas em pacotes que nos vamos debruçar. Vamos, então, analisá-las:

HEE CHAN HWANG

O patinho feio desta equipa FUT Birthday? Não durmam nesta carta! Lembram-se no arranque do FIFA quando toda a gente usava a carta de ouro deste coreano? Desequilibrava com a sua velocidade acutilante e boa finalização. Quando uma carta é OP numa fase inicial do FIFA e depois leva uma melhoria destas, historicamente, o resultado é sempre uma nova carta OP, porque bebe das características iniciais e melhora-as, acrescentando ainda 5 estrelas ao pé mais fraco. Se começaste o jogo há pouco tempo ou ainda tens um orçamento muito limitado, esta carta é fenomenal por menos de 40k. Se a conseguires encaixar na equipa, força! Grande velocidade e capacidade de finalização, sendo ágil na bola. Se baixo orçamento já não é contigo, naturalmente que procuras mais num jogador. Mas se te sair não negociável, experimenta-o como suplente. A entrar perto do fim do jogo, pode ser o desequilíbrio que te falta.

JUNIOR SAMBIA

Criou-se muito hype em relação a esta carta. As habilidades na face da carta parecem excelentes. Contudo, se formos analisar como elas se traduzem nas habilidades ingame, está muita coisa fora de sítio e este jogador acaba por não ser extraordinário em nada. Como defesa direito, é competente e sólido a defender. Contudo, apesar das 5 estrelas em skill moves, não contem com uma presença ofensiva desequilibradora, pois o seu tipo de corpo e altura tornam-no pesado no drible. Como defesa central, acaba por ser muito mole no corpo-a-corpo e não tem o melhor posicionamento e capacidade de marcação. Se precisares de um defesa direito da liga francesa, só para defender com instruções para ficar atrás, é um boa opção, mas não mais que isso.

MARIO HERMOSO

Esta carta é interessante e um excelente defesa central. Tem a velocidade e agilidade para fechar espaços rapidamente na defesa. Com o trait de dive in for tackles, vai ter fazer alguns cortes decisivos. As 5 estrelas em skill moves num defesa central são um bocado de desperdício, mas nunca se sabe se não vai ajudar a sair de alguma situação apertada, se tiveres confiança para driblar em locais tão recuados. Tem um bom desarme, na maioria das vezes mantendo a posse de bola com ele. Se precisares dele pelos links que oferece (como eu, no meu caso, com o João Félix POTM), podes estar descansado que, mesmo ao nível de FUT Champions, Hermoso vai cumprir a bom nível. Mas se é dos melhores 10 defesas centrais do jogo? Não, nem pensar. Mas a culpa nem é dele. Simplesmente a oferta é muita para a posição.

FERLAND MENDY

Sobre o Hwang disse que uma carta que é OP no início do jogo, quando levar uma melhoria substancial, continua a ser bastante OP, não foi? Pois bem, a carta de ouro de Ferland Mendy é, ainda hoje, a 3ª carta mais usada de todo o FUT. Jogadores de elite continuam a usá-la nas suas equipas de FUT Champions. Com esta melhorias e as novas 5 estrelas de skill moves a combinar com as 5 estrelas que já tinha em pé mais fraco, Mendy FUT Birthday é dos melhores defesas esquerdos do jogo. Apenas coloco o Alphonso Davies à sua frente. Seja para jogar na lateral ou como defesa central, esta carta é fenomenal, oferecendo uma excelente capacidade de defesa e fisicalidade, aliada a um excelente drible. A única coisa que prejudica esta carta é a sua capacidade de finalização, que limita a sua versatibilidade, especialmente se tiveres a pensar nele num 352 ou 532, com um ala bem ofensivo. Se vale o quase 1M que custa a carta? Sim. Com esta habilidade, os links que oferece e a possibilidade de vir a ser a melhor versão de Ferland Mendy no resto do ciclo (tenho dúvidas que consiga uma Team of the Season), certamente que sim.

LUCAS MOURA

Vamos tirar já isto do caminho, este Lucas Moura é uma carta FUT Birthday muito boa. O drible super suave e agora com 5 estrelas em skill moves, tornam-no num jogador muito desequilibrador, capaz de inventar espaços se fores bom a fazê-lo. As suas movimentações são bastante boas, o que permite que o uses até como ponta de lança, até porque finaliza também muito bem (não ao nível dos melhores, mas bastante competente). É um dos fortes desta carta, o poderes usá-lo em qualquer posição do ataque, embora em continue a preferi-lo nas alas. O seu ponto fraco é a fisicalidade: ele não vai aguentar um encosto de um jogador mais forte. Vale o dinheiro? Sim.

THIAGO

Esta carta tem coisas muito boas. Mas também tem coisas que me surpreenderam pela negativa. Começando pelo que não me convenceu: a capacidade defensiva. Quando olhei para ele a primeira vez salivei com a possibilidade de o usar como segundo médio defensivo, no meu 352, com ordens para subir no terreno e oferecendo uma grande qualidade de transição. Mas, agora, eu não usaria esta carta como médio defensivo. Apesar das habilidades serem muito boas no papel e de ele até ser um defensor competente, pela sua altura, o alcance de desarme é muito curto e acaba por não se conseguir colocar em muitas posições para roubar bolas. Como médio central num 41212 ou 442 (se tiver ao lado um médio mais forte defensivamente), já é um excelente jogador. Mas onde ele brilha realmente, a meu ver, é a médio centro ofensivo. O drible de Thiago é dos melhores do jogo. Eu colocava-o, nesse campo, ao nível do Bruno Fernandes TOTY. O passe é sublime e na zona de finalização não falha. Por esse motivo, eu até lhe dava um estilo Caçador e usava mais à frente. E um médio centro ofensivo tão bom e que até rouba umas quantas bolas em cima disso… Nessa posição, recomendo-o vivamente.

IVAN PERISIC

Perisic é uma boa carta FUT Birthday. Qualquer jogador com com 5 estrelas tanto a skill moves como pé mais fraco é sempre escrutinado até à exaustão, pelo potencial que essa combinação oferece. E por isso mesmo, apesar de ser boa carta, tenho a dizer que não é extraordinária. E porquê? Porque parece que nos estamos a tapar com uma manta curta de mais. Puxamos a manta para o drible, melhorando a sua responsividade (com um engine por exemplo) e o remate não convence por inteiro. Puxamos a manta para o remate (com um hunter ou hawk) e passa a finalizar muito bem, mas o drible fica mais pesado. E se queremos tapar tanto drible como remate com um finisher, de repente ele não é assim tão rápido. É, portanto, aquele tipo de jogador que terás de fazer escolhas para se adequar ao teu estilo, mas nunca será um jogador perfeito. Mas é bom e oferece alguns links, nomeadamente com o FUT Birthday Vidal.

MOSES SIMON

Diatta What If 2.0? Quase… quase… Não é tão bom como o Diatta, mas é similar e não anda longe. Este Simon saiu-me untradeable num pack e passou a ser o meu super sub de eleição, seja para as altas, seja para a frente de ataque. Muito rápido, com um excelente drible e 5 estrelas em pé mais fraco. Ter, logo de base, 99 tanto a agilidade como equilíbrio, está a gritar por lhe dar um estilo deadeye. E, assim, consegue jogar, de forma excelente, em qualquer ponto do ataque. Não é um jogador de topo, não. Mas por menos de 40k, é um grande jogador. Malta dos orçamentos baixos, olhem para esta carta.

LEROY SANÉ

Este Sané é, para mim, a melhor carta desta equipa a seguir a Ferland Mendy. Que é um jogador muito rápido, não é surpresa nenhuma. Sempre tivemos qualquer versão de Sané como dos jogadores mais rápidos do jogo. Mas também sempre teve um problema, o pé mais fraco. Esta versão FUT Birthday dá-lhe 5 estrelas no pé mais fraco. E, de repente, ele é uma ameaça. As suas movimentações por I.A. são muito boas, estando sempre a rectificar as desmarcações, reagindo às mudanças da defesa. É um excelente finalizador (depois de lhe aplicarmos um estilo finisher, já que não precisa de boost na velocidade), pelo que não vai desperdiçar os espaços que tiver. O drible é muito bom, mas não é de topo, já que a sua altura acaba por afectar um pouco, apesar do tipo de corpo que ele tem não tornar o drible pesado. O passe curto é sólido, mas não contem com ele para virar o jogo, já que o passe longo é péssimo. A fisicalidade da carta é o ponto mais fraco, não sendo capaz de se proteger contra investidas físicas. Bastante recomendável para usar a ponta de lança ou nas altas. A médio ofensivo central, não recomendo, devido ao fraco passe longo e a não ter um remate longo eficaz. Uma nota adicional: apesar de ter 5 estrelas no pé mais fraco, é um jogador que vai, nas suas animações, procurar sempre usar mais o pé esquerdo, o que pode provocar alguns momentos de opções questionáveis.

IÑAKI WILLIAMS

O melhoramento que esta carta recebeu é dos maiores de toda esta equipa. Passou a ter 5 estrelas em skill moves e saltou de 2 estrelas no pé mais fraco para 4. Este era outro jogador muito OP no início do ciclo, mas sempre teve muito limitado pelo seu pé mais fraco. Agora, soltaram a fera. Muito rápido e explosivo, com boa força para aguentar os adversários e uma finalização fora do normal. Metam este jogador na equipa e ele vai fazer muitos estragos. O que impede esta carta de ser uma carta de topo? O tipo de corpo que vai sempre limitar o seu drible e as suas movimentações no ataque que não me convenceram, procurando demasiadas vezes a bola, em vez de tentar fugir nas costas dos defesas. É uma carta muito boa, sem dúvida. Recomendo. Mas, por exemplo, as cartas de ouro de CR7 ou Mbappe continuam a ser melhores.

JAMIE VARDY

Vardy FUT Birthday é um rato de área. Super agressivo nas movimentações e com uma finalização fortíssima, oferece um grande poder de fogo na frente. A melhoria para 5 estrelas no pé mais fraco e conseguir agora fazer os skill moves de 4 estrelas resolvem os maiores problemas que a carta de ouro tinha, ajudando-o imenso a ser uma ameaça. Agora finaliza de forma tremenda onde quer que se encontre na área, sem termos de perder tempo a enquadrar no seu pé direito e já podemos sacar alguma cartada de drible para ajudar a criar espaço. É, contudo, um jogador muito linear. A total ausência de habilidade para rematar de longe torna-o inofensivo fora da área e não podemos contar com ele para fazer mais que aqueles passes curtos simples. A meu ver, é o jogador com um valor mais inflacionado desta equipa, mas não deixa de ser uma boa carta.

Este artigo pertence a uma rúbrica sobre FIFA Ultimate Team. Vê outros artigos aqui.