Todos conhecemos a atual Electronic Arts como aquela empresa que obtém a maior parte de sua receita anual de monetizações em FIFA e Madden NFL. Será que com a notícia de DEAD SPACE REMAKE a editora está começando a voltar para as experiências de um único jogador, single player? Vamos analisar juntos neste texto.
(Este texto está escrito em português do Brasil)
O recente anúncio do próximo Battlefield 2042 da DICE, por exemplo, agora como um “serviço monetizado e apenas online” e que vai caminhar lado a lado com outros gêneros como Madden NFL, FIFA e até Apex Legends. Porém, depois do sucesso de “Star Wars Jedi: Fallen Order” a Electronic Arts parece mais aberta para retornar ao modelo de jogos single player, readicionando ao seu portfólio todo um espectro de experiências ou simplesmente retornando ao passado de suas melhores experiências.
Aparentemente os serviços online não devem ser necessários em todos os jogos, pois não? Tomara que não! Sou fã de jogos multiplayers sim, em consolas e PC, mas particularmente não sinto essa necessidade de todos os meus jogos estarem conectados a outros players, servidores, mídias sociais e streamers. Não preciso ir ao youtube ver se o jogo X ou Y é bom ou mau. Às vezes basta uma boa e velha TV, uma consola/PC, um jogo, press start button na tela e dois dedos de scotch para acompanhar uma boa sessão single player offline ou mesmo aquele velho duelo de sofá com amigos, split screen!
O remake de Dead Space é um jogo single player projetado para manter os jogadores grudados na tela do início ao fim. Ao contrário dos jogos online, ele realmente tem começo, meio e fim. E bem rapidamente, se seguir os passo da versão original: é um clássico para terminar em pouco mais de 8 horas de gameplay. Penso que este é realmente um grande exemplo da recuperação da EA, graças à equipa “EA Motive” por trás do remake. Aliás, no comando desse lançamento, ao lado de outros artistas da UBISOFT, está Eric Baptizat, designer principal de Assassins Creed Valhalla e que também participou dos anteriores “IV: Black Flag”, “Freedom Cry” e “Origins”.
Segundo a EA Motive, vão fazer “um jogo tão incrível que os jogadores desejarão concluí-lo de uma só vez”, como foi com a versão original do passado. Curioso que a empresa-mãe EA normalmente nunca quer que os jogadores concluam seus jogos rápido, ou nem concluam, afinal seu negócio de quase €6 mil milhões em 2020 girou em torno do play e replay infinito de jogos online, vendendo itens e melhorias em compras recorrentes, retendo jogadores no seu ecossistema de games.
Uma curiosidade: Dead Space original usava a engine Unreal 3 enquanto no Remake usarão a Frostbite, da própria Dice. Uma significativa melhoria visual.
Agora falando do modelo de jogos: lembram do tumultuoso lançamento e redesign dos jogos Star Wars Battlefront, em especial do segundo? Este pode ser o exemplo mais claro dessa mudança nos negócios! Afinal em 2020 ao lançar o jogo “Star Wars. Jedi: Fallen Order”, ao lado dos parceiros Respawn Entertainment e Lucasfilm, conseguiu a proeza de fazer deste o jogo da franquia Star Wars mais vendido de todos os tempos (PC) e também o mais rapidamente vendido! Fonte: “Electronic Arts Inc. – The Force Is Strong With Star Wars Jedi: Fallen Order™ (ea.com)”.
A desastrosa controvérsia do lootbox em Battlefront II, que levou o jogo a ser essencialmente destruído pelos fãs e pela crítica e obrigando a empresa a reconstruir todo o sistema de monetização, fez a empresa se reorganizar e cancelar os projetos com codinome “Ragtag”, “Orca” e “Viking”, fechando ainda a Visceral Games no ano de 2017. Quem procurar um pouco vai lembrar que o então anunciado “Project Ragtag” era um tipo de jogo em que “Uncharted se encontrava com Star Wars”. Os fãs lamentam!
Outro jogo, Star Wars Squadrons, também da EA Motive, apresenta outro conceito multiplayer online sem monetização, o que significa um grande ponto de viragem para a EA. Com a Respawn desenvolvendo “Jedi: Fallen Order 2” e a Lucasfilm confirmando ainda ter vários novos projetos de Star Wars a desenvolver, além de um possível Dragon Age 4 (RPG somente para um jogador).
Recomendo uma espreitadela no ElAnalistadeBits que comparou a versão antiga do jogo com a mostrada no teaser oficial:
Penso que outros fãs ficarão felizes que a gigante de Redwood volte a abraçar os single players e faça de Dead Space Remake um recomeço, trazendo de volta à vida muitos outros jogos para a nova geração de consolas com toda a nova tech ray trace, 4K 60/120fps e todas as melhorias dos sistemas atuais em revisitas a grandes clássicos!
Aprendi em 1983 com o Atari 2600 o que era um videogame. Sou do tempo da internet discada, das cartas em máquina de escrever e de conversar pessoalmente! Do Telejogo Philco-Ford ao telemóvel mais recente, gosto de experimentar games indies e de ajudar a se tornarem títulos AAA. Colecciono consolas e videojogos que fizeram parte da minha história! Pai, Motard e Gamer. 😉