Guia PS – Os jogos que marcarão os próximos 4 anos

Não temas jogador PlayStation, também tenho um guia para ti!!

Depois de ter brindado os leitores do SideQuest com um guia dos principais lançamentos que existirão nos próximos 4 anos no ecossistema Xbox, agora a conversa será outra. Escrevo então sobre o mesmo assunto, com a particularidade de o fazer para a PlayStation!

Darei um olhinho àquilo em que os PS Studios estão a trabalhar (confirmado oficialmente), mas também pelos exclusivos temporários, a bordo da mais recente conferência da marca nipónica (finalmente tivemos uma!).

Vamos às novidades:

Kena: Bridge of Spirits

Kena é daqueles jogos tão mágicos e tocantes que nos cativa desde o primeiro minuto. Um título que, pelas apresentações que temos visto, parece distante de tudo aquilo que temos visto no mundo dos videojogos. Esse aspeto diferenciador e quase cinematográfico incute-nos imediatamente a vontade de querer experimentar como tudo funciona, na primeira grande aposta do estúdio Ember Lab. Já no dia 21 de setembro todas estas dúvidas se irão dissipar, quando o jogo for lançado.

Horizon: Forbidden West

A fantástica aventura da Aloy foi marcante! Um dos melhores exclusivos da anterior geração chegou na forma de uma aventureira em constante sobressalto e a lutar pela sua sobrevivência. Desta vez, e (espero eu) mantendo a veia narrativa definida e aliando-a aos gráficos fantásticos da nova geração. Aliás, já tivemos um trailer de gameplay que revelou lutas frenéticas e envolventes, certamente com embalo do DualSense.

Será fantástico poder vivenciar o que a Guerrila tem na manga para iniciar 2022 (18 de fevereiro, mais precisamente)!

Stray

O intrigante “jogo do gato” viu a sua jogabilidade aprofundada na mais recente apresentação digital da Annapurna (que eu cobri neste artigo). As principais suspeitas da comunidade confirmaram-se: vamos mesmo jogar na pele de um felino!

As sensações com que fiquei apontam-me para que não vamos sentir assim tanta limitação por estarmos a jogar em 4 patas e vez das 2 dos humanos. Quer seja à boleia de carrinhos, ou esgueirando-se nos beirados, a locomoção parece-me estar bem trabalhada e acredito que não impedirá o jogador de sentir todas as potencialidades (e até poderá ajudar), definitivamente inovadoras que o título promete. Chegará em 2022 em exclusivo PS, nas consolas.

Sifu

Arriscar-me-ia a dizer que Sifu é dos jogos mais esperados, desde que foi apresentado oficialmente. A dinâmica do passar dos anos (mostrada pela primeira vez aqui) e do maravilhoso combate são, sem qualquer dúvida, aspetos que colocam as expetativas altas quanto ao sucesso deste título. Com esta promessa de representar de forma imersiva o kung-fu, será de esperar que teremos muito comando partido, mas também muito pessoal a aprimorar as suas habilidades.

Resta, para o seu sucesso completo, vermos uma mostra da história que terá. É algo de que este tipo de jogos nem sempre se faz acompanhar, mas que aprimoraria e acrescentaria muito mais. Seria um jogo mais completo e retiraria tanto peso ao combate em si. Aguardemos pela chegada do nosso lutador!

Gran Turismo 7

Por várias vezes falei, aqui no SideQuest, destes grandes títulos que a PlayStation promete para o próximo ano. Uma das vezes foi na última apresentação da marca, com foco nos grandes exclusivos!

Gran Turismo é um dos trunfos da marca nipónica. Ter um jogo (bom) de carros é sempre uma mais-valia para agregar os fãs da indústria e captar novos, à semelhança do efeito que Forza teve (e continua a ter) na Xbox. Desta feita, o novo título da franquia terá uma responsabilidade enorme de mostras todas as potencialidades máximas da PS5 e trazer-nos uma simulação real e completa para que possa afirmar a sua identidade visual e jogável, depois da experiência Sport, menos bem recebida. O jogo chegará a 4 de março de 2022.

Forspoken

O novo RPG da Square Enix já mudou de nome, já teve promessas de ser o mais bonito visualmente dentro do género, já passou por diversas apresentações, já tem data… A verdade é que a curiosidade geral ainda não se dissipou depois de todas estas etapas passadas. Com uma protagonista feminina e muita ação à mistura, o foco em combates e na sobrevivência num planeta estranho e diferente, entregar-nos-á, certamente, uma experiência enriquecedora e vasta. Só fico a aguardar por uma narrativa fantástica, que o acompanhe! Desde o início que tivemos informações de que foi desenhado para a PlayStation 5 e, desta feita, continua a ser apontada a sua exclusividade para o verão de 2022. Mais um third-party muito bem garantido, pela Sony!

God of War

A Santa Monica Studio volta a estar responsável pelo imponente título do mais famoso guerreiro dos jogos. God of War irá, certamente, procurar um combate envolvente e inovador, talhado por estar na dianteira da indústria, neste campo. A este nível, é mesmo um dos jogos para o qual estou mais curioso experimentar a luta, a par do Sifu já referido acima e do Atomic Heart.

Porém, mais do que o mero combate, um AAA do género não seria nada sem uma narrativa tocante e personagens (entretanto já reveladas) bastante detalhadas, que lhe valeu o GOTY de 2018, por exemplo! Depois do adiamento, não se espera menos do que um jogo arrebatador!

Spider-Man 2 e Wolverine

Ao contrário dos Xbox Game Studios, do lado da Sony existem poucos títulos planeados para lá de 2022. Os únicos dois confirmados estão aqui presentes, sendo os principais provenientes do trabalho árduo com que a Insomniac nos tem brindado!

Por um lado, Spider-Man 2 é a continuação de um jogo aclamado e de um herói adorado pelo público. Desta vez, o estúdio terá que explorar a ligação entre Peter e Miles, mas também introduzir um vilão desafiante: Venom. Conseguirá cumprir com tudo isto? Já nos deram provas suficientes para confiarmos!

Wolverine foi a grande surpresa do último evento digital da PlayStation. O jogo que terá um tom mais voltado para o público adulto, como foi confirmado em notícias recentes, deverá ser mais intenso. Resta saber se esta característica se manifestará mais na história ou no combate e que elementos este último agarrará do outro célebre herói da Marvel. Serão, certamente, aspetos muito interessantes de explorar!

E assim fica completa a ronda a alguns dos títulos que mais espero, nos próximos anos, por parte da PlayStation. Como tenho vindo a dizer, a marca procura uma geração mais segura, com “os pés na Terra” e com necessidade de prender jogadores e fazer dinheiro. Isto justifica a discrepância numérica entre os títulos em desenvolvimento da Sony e da sua rival. Ainda assim, os jogadores não ficarão mal servidos! Ainda para mais se tivermos (e preparem-se para sonhar) um novo Days Gone, Infamous ou até um Uncharted…