PlayStation Showcase 2021 | 9 de Setembro – Um Futuro Seguro, Radioso

Muitos meses depois da sua última conferência, a PlayStation prometia voltar em grande!

Num 2021 ausente de novidades (apenas notícias de adiamentos de jogos), a marca que aquece os corações dos seus jogadores, marcou um evento para desvendar alguns dos seus projetos escondidos. Nomeadamente, e depois das investidas da rival Xbox, dar toda uma nova perspetiva sobre o que esperar mais nesta nova geração. Cumprido ou não o objetivo, mais de 150 mil pessoas acompanharam a transmissão na Twitch e, em poucas horas, o número de visualizações do trailer do novo Spider-Man bateram o milhão. Reconhecimento não faltou…

Começo já com uma opinião impopular: a meu ver, não foi uma conferência fantástica! Para uma marca que não nos tinha mostrado muito ao longo deste ano, criei muitas expetativas! Até porque, e espremendo muito bem tudo o que nos mostram, resume-se a duas revelações (bombásticas) da Insomniac e gameplay do novo God of War. Contudo, foi uma apresentação bastante equilibrada e cumpriu os seus objetivos!

Consigo dividir este showcase em duas partes: a primeira foi “apenas” razoável e voltou a insistir em alguns jogos já apresentados e outros cujos anúncios não foram demasiadamente ambiciosos; e uma segunda em que, genuinamente, se “partiu a loiça toda”!

Mas refletindo sobre aquilo que vimos, reconheço que tivemos boas novidades! Sinto que a PlayStation adotou uma estratégia de superioridade. Olhou para a indústria de videojogos atual e viu que quem tem de correr riscos é a Xbox (e está a fazê-lo, a meu ver). A marca nipónica “apenas” tem de renovar as suas franquias, através de sequelas, e esperar que toda a sua popularidade a leve para uma nova vitória nesta geração (porém, com menos margem).

Sem mais delongas, vamos aos meus destaques desta apresentação:

Star Wars: Knights of the Old Republic Remake

O jogo que abriu a apresentação foi um remake (e bem precisava, já) do KOTOR, que virá exclusivamente para a PS5. Ainda sem qualquer data, ficamos a perceber que o título será feito novamente do zero, inspirando-se no primeiro, está claro. O teaser que vimos é bastante misterioso e envolvente, mas claro que vem confirmar a fase atrasada do desenvolvimento do jogo. Aguardemos com expetativa!

Forspoken

Desde que foi apresentado (na altura, ainda sob a designação de Project Athia), que este jogo tem criado uma expetativa imensa! Entretanto, soubemos que os planos da Square Enix eram criar o mundo aberto mais bonito de sempre. Ambicioso, não?

A mostra que tivemos ontem não desiludiu! A acrescer a toda a gameplay que nos remete para a ação vibrante de saltar entre um mundo alienígena, está agora o outro lado da protagonista. É, definitivamente, uma personagem que me parece muito bem conseguida e mais uma a acrescentar ao lote das protagonistas femininas dos videojogos. Vimos pelo meio do trailer, também, todo um conceito de portais (estilo Ratchet and Clank) e espero, definitivamente, que sejam incluídos no jogo, de forma a torná-lo ainda mais imersivo.

Termino com o combate que também é digno de uma ressalva e, pelo que vi, poderá ser utilizado contra bosses. A que vimos tinha um aspeto bem assustador… Ou seja, não falta nada para um RPG de sucesso! Chegará no verão de 2022.

Alan Wake Remastered

Não era uma surpresa que o mítico jogo exclusivo do ecossistema Microsoft estaria, agora, a chegar às consolas PS. Mas apesar de já ter sido anunciada esta versão remasterizada, que sairá em outubro deste ano, não deixa de ser uma novidade interessante.

Em primeiro lugar, porque permitirá a mais pessoas vivenciar um título aclamado pelos jogadores. Em segundo, porque permitirá à Sony diversificar a sua oferta e capitalizar a atenção desta nova versão. Em terceiro, porque a Xbox pode aproveitar este hype para retomar a exclusividade do jogo, mas na forma de uma sequela. Por tudo isto, é um anúncio que me deixa extremamente intrigado (e satisfeito) porque quando mais pessoas jogam, mais pessoas ficam felizes!

Tchia

Da primeira parte dos anúncios, decidi excluir, por exemplo, Ghostwire: Tokyo e Deathloop, porque já falei diversas vezes destes jogos da Bethesda (aqui e aqui) e porque foram abordados de uma maneira pouco eficaz, a meu ver, deixando a desejar de mais informações.

Porém, devo incluir nestes destaques este jogo mágico e tocante. Com um cenário de uma ilha por trás e uma banda sonora irreverente, o jogo é colorido, é encantador e mal posso esperar para descobrir a sua história. Tem potencial para possuir uma narrativa libertadora e emocionante (género The Last Guardian) que nos toca e agarra desde o primeiro momento. A ficar debaixo de olho…

Wolverine

A começar a parte dedicada aos PlayStation Studios tivemos Uncharted! Calma, é apenas um remaster, mas com presença garantida no PC! O que permitirá jogar com melhor qualidade e com um maior número de pessoas alcançadas. Boa notícia!

As novidades começam quando vimos o logótipo da Insomniac, mas num cenário que definitivamente não era Manhattan. Depois de vários segundos de curiosidade, o teaser (foram vários, ao longo deste evento digital) revelou-nos que o estúdio estará por detrás de mais uma adaptação aos videojogos de um universo Marvel.

Uma revelação, em tudo, inesperada, mas que vem reforçar as minhas palavras de que a Sony está determinada a não sair da sua zona de conforto, nesta geração. Mesmo que o herói seja novo, o risco é limitado por estar nas mãos do estúdio que nos tem trazido tantas obras de sucesso. Mas definitivamente que será um must play e gera-me muita curiosidade quanto ao gameplay que será aplicado neste título, obrigatoriamente diferente, mas que agarrará muitos elementos do Spider-Man. A curiosidade é muita, para uma das bombas da noite!

Gran Turismo 7

O famoso simulador de corridas da Sony tem um dos seus jogos mais desafiantes de sempre. Por vários motivos: tem a responsabilidade de retirar o máximo poder da consola; terá de rivalizar com a franquia Forza; tem de salvar o nome da franquia, depois do GT Sport, menos bem recebido pela comunidade.

Ainda assim, e pelo que vimos, a equipa responsável pelo título terá feito um trabalho bastante interessante. A jogabilidade é fiel à realidade e os gráficos continuam tão belos e polidos quanto se poderia imaginar. Acresce o facto de também termos mergulhado, pela primeira vez, dentro do modo de fotografia e da personalização dos veículos. Todos estes fatores deixam mais que claro que o adiamento para 2022 (4 de março) se deve à promessa de construir um jogo muito completo, em que nenhum detalhe escape. Esperemos que assim seja!

Marvel’s Spider-Man 2

O ambiente citadino, conjugado com a eletricidade e os rumores que andávamos a ouvir há alguns dias, apontavam para a revelação de um novo Infamous. Porém, a Insomniac trocou-nos as voltas e volta a demonstrar que, neste início de geração, tem sido o estúdio PlayStation mais forte.

Uma sequela aguardada, de um jogo que se mostrou exímio no seu lançamento, em 2018. Desta vez, ao que tudo indica, teremos a possibilidade de jogar com os dois heróis (quer Peter, quer Miles) e enfrentar inimigos, digamos, bem conhecidos do público. Isto porque, entre as trevas, surgiu a forma de Venom, como um vilão que tenho EXTREMA curiosidade de ver representado num jogo. Penso que será muito desafiante construir a sua imagem, aplicada a uma consola de nova geração.

Chega em 2023, mas pelo menos temos o seu anúncio que, também ele, nos deixou boquiabertos ou histéricos (dependendo de como foi a vossa reação).

God of War: Ragnarok

Já sem palavras, depois destes últimos minutos de revelações, o gameplay de God of War não me pareceu a melhor escolha para terminar. Ainda assim, excluindo a forma e passando ao conteúdo, é impossível negar que este foi um dos momentos altos da conferência.

Desde o combate envolvente, a um Kratos cada vez mais único, motivos não faltaram para ficar entusiasmado com o novo capítulo desta franquia. Com rasgos de história a que íamos assistindo, como pano de fundo, apenas ficou a faltar uma data. Mas é uma das apostas desta geração. Disso, não tenho dúvida nenhuma!

Foi o PS Showcase que eu esperava? Eu estou sempre à espera de mais e melhor e sou muito exigente, no que toca às marcas que me dão motivos para confiar nelas. Neste caso, a PlayStation apresentou um futuro estável e controlado, apostando muito em sequelas e reunindo números de expetativa e uma  monstruosa (é mesmo esta a palavra) receção do público aos anúncios feitos. Queremos mais disto!