(Artigo escrito em português do Brasil)
Recentemente a Rockstar comemorou 20 anos do lançamento de Grand Theft Auto III, o jogo que revolucionou uma franquia que já era conhecida dos gamers e virou um sucesso mundial, preparando terreno para todos os sucessos que vieram a seguir como GTA San Andreas, GTA Vice City, GTA IV e o último GTA V, jogo de 2013 que continua activo e já rendeu aos estúdios mais de mil milhões de dólares graças à sua impressionante cidade virtual, repleta de missões incríveis, trânsito, NPCs, muita acção e um modo online que é quase um jogo separado do original, tamanha é a sua complexidade…
Nesta matéria vamos analisar um pouco da história de Grand Theft Auto e a importância, ou não, desse triplo remaster, tão perto do possível lançamento de um GTA VI de que tanto temos ouvido boatos recentes.
O anúncio de Grand Theft Auto: The Trilogy contempla os títulos GTA III, Vice City e San Andreas em versões totalmente remasterizadas para Xbox One e Series X/S, PlayStation 4 e 5, Nintendo Switch e até para PC, via app da Rockstar Games, além de uma versão mobile para Android e iOS em 2022.
Boas notícias, especialmente para os assinantes da Xbox Game Pass, pois uma versão de GTA III chamada “Grand Theft Auto San Andreas Definitive Edition” estará disponível desde o lançamento sem nenhum custo adicional para além da assinatura. A Sony também oferecerá o game no serviço PS Now à partir de 07 de dezembro. Os mais antigos devem se lembrar que GTA e GTA 2 já foram oferecidos pela Rockstar num modelo que chamavam de “Rockstar Classics” e poderiam ser descarregados gratuitamente na época.
GTA
Voltemos no tempo até os jurássicos anos 90, precisamente a 1997. Um não-muito conhecido estúdio chamado DMA Design, já com seus 10 anos de vida, une forças com a BMG Interactive e lança um jogo bastante polêmico, cheio de violência e fugas à polícia, recebendo várias censuras ao sangue e gore pelo mundo todo, com versões para MS DOS e Windows. Somente alguns meses depois de lançado apareceu na PlayStation 1 e dois anos depois para a Game Boy Color. Chegou-se a anunciar versões para Saturn e uma versão “GTA 64” para a Nintendo 64, ambas canceladas.
Interessante citar que essa antiga DMA Design já havia lançado jogos incríveis que foram publicados por diversos outros estúdios como Psygnosis e Gremlin Interactive antes de ter sua própria publisher, após a aquisição pela Take Two Interactive em 1999 e finalmente chamar-se Rockstar Games, como a conhecemos. Já ouvir falar de Lemmings? Obra destes senhores!
Evolução dos logos da DMA Design, para os mais saudosistas como eu:
Na época me lembro de comprar esse jogo desconhecido para correr no PC, com gráficos em 2D, via software que exigiam muito mais do que o computador de casa oferecia. Só aproveitei mesmo alguns meses depois quando consegui adquirir uma gráfica 3DFX Voodoo2 com 12Mb de memória e finalmente pude ver na tela de 14 polegadas SuperVGA tudo o que Liberty City e seus arredores oferecia em 800×600, 32 bits de cor, numa confusa, porém muito divertida, visão 2D por cima do mapa. Ainda na tela de load do game escolhíamos o modo de vídeo, em baixa ou alta qualidade ou 3DFX e um primitivo sistema de multiplay em rede ou conexão discada, que permitia duelos sem fim contra os amigos!
Interessante notar que GTA já tinha num mapa imenso open world. As localidades que as sequencias imortalizaram: Liberty City (baseada em New York), Vice City (Miami) e San Andreas (San Francisco), mapas que ganharam vida quando finalmente foram portados para suas melhores versões em 3D nos jogos seguintes.
Grand Theft Auto foi um marco na indústria, revolucionando em diversas mecânicas de jogo. Curiosamente o nome original era para ter sido RACE ´N`CHASE, com uma história de um polícia que perseguia bandidos mas os desenvolvedores acabaram percebendo que os papéis invertidos de ser o bandido a tentar escapar da polícia seria muito mais divertido. Um bug interessante durante a edição do programa base do jogo se tornou o sistema de “procurado”: quanto mais crimes fazíamos mais aumentava a violência dos polícias até o ponto em que ficou injogável… Esse “bug” acabou virando a principal atracção do jogo e foi introduzido oficialmente na versão final, o sistema de progressão que conhecemos até hoje, se antes eram símbolos policiais e actualmente são estrelas que vão aumentando em quantidade e indicam o seu grau de periculosidade e a força da resposta policial. Outra curiosidade de GTA é que foi o único jogo da franquia até hoje em que podíamos escolher uma rapariga como personagem, ainda que isso nada mudasse no enredo.
Dois anos depois, ou seja, em abril de 1999, tivemos o lançamento de “GTA London 1969” também chamado de “GTA London 1961”, um addon sobre o jogo original que transformava Liberty City numa Londres dos anos 60, com suas viaturas características e missões bem divertidas em inglês bem tradicional britânico.
Quem tiver curiosidade de jogar GTA e outros clássicos via browser mesmo, simples e rápido, recomendo o sítio PlayMiniGames, basta clicar e jogar directamente do navegador via emulador DOSBox!
GTA 2
Em outubro do mesmo ano de 1999 temos o lançamento do GTA II que despertou a atenção dos fãs porém sem o sucesso do primeiro. Vivenciado num estranho local chamado “Anywhere City, USA” um tanto retrofuturista e no então distante ano de 2013, teve como novidade a introdução de um full motion vídeo de oito minutos chamado “GTA 2: The Movie”, com um actor representando o personagem enquanto circulava por essa cidade, o que era uma novidade nos videojogos. Apesar disso e de ser quase a mesma coisa do primeiro não teve a mesma aceitação positiva e até dececionou os fãs que esperavam muito mais da franquia! Lembro de ter comprado o game, jogado algumas horas, removido, guardado onde está até hoje no pacote de CDs e retornado para o GTA e GTA London.
Interessante que até em GTA 2 tínhamos alguns personagens não muito definidos e que nada mudavam na trama, foi a partir deste jogo que tínhamos uma história e um herói principal motivado: Claude Speed. Ainda faltava uma história e escolhas, coisas que só surgiram nos games seguintes.
Mantendo a mesma linha polêmica do primeiro game, GTA 2 introduziu uma dura crítica às igrejas e quem jogou vai se lembrar do personagem entrando numa igreja para “purificar dos pecados e se livrar da polícia”, pagando algum dinheiro é claro pelo “trabalho”, o que novamente levou o estúdio a receber vários reviews negativos, censuras e enorme pressão política.
GTA 2 não agradou muito ao público e logo ficou conhecido como “outra sequência que não tem o sucesso do original”, embora seja relativamente divertido e sirva como base para diversas mecânicas de jogo que foram melhoradas do primeiro jogo e também introduzidas nos seguintes.
GTA III
Finalmente em outubro de 2001 o “divisor de águas” e realmente polêmico GTA III foi lançado. Ambientado na mesma cidade conhecida pelos fãs de GTA, Liberty City, o jogo adicionou visão em terceira pessoa, gráficos em 3D e uma cidade viva como nunca foi vista antes nas consolas e PC com tudo o que mais gostamos de ver numa tela: transito, atropelamentos a pedestres, polícia, muita violência, gangues, drogas, corrupção e… sexo! Deste dia em diante o “hot coffee” nunca mais foi esquecido pelos jovens mais afoitos!
Lançado para computadores Windows e Mac, PlayStation 2, Xbox e uma versão mobile para Android e iOS no aniversário de 10 anos em 2011. Recebeu também duas sequências “GTA Advance” em 2004 e “GTA Liberty City Histories” em 2005, acrescentando mais objetivos e actualizações ao jogo (que não vamos aprofundar nesta análise).
Foi a primeira vez que a franquia exibiu os gráficos em terceira dimensão de uma cidade, um mapa de estilo mundo aberto, onde o jogador faz o que quiser, cumpre as missões ou as ignora livremente enquanto junta dinheiro, pontos, foge da polícia e constrói seu império do crime.
Curiosidades: o lançamento do jogo foi a seguir ao ataque das torres gêmeas do World Trade Center em 11 de setembro, o que levou o estúdio a adiar o jogo por três semanas e “modificá-lo 1%” por conta disso, como por exemplo a capa da caixa do jogo e a cor dos carros da polícia. Para além disso o jogo tem quase 4 horas de audio que compõe as estações de radio que tocam nas viaturas, para garantir a imersão do jogador ao mundo de Liberty City. Foi também a primeira vez que um jogo da Rockstar ganha o prêmio de Jogo Ofensivo do Ano, oferecido pela Gamespy, o considerando “absolutamenete repreensível” e alimentando ainda mais as duras críticas recebidas pelos cidadãos conservadores, igrejas e políticos. Se algum crime era cometido por jovens, rapidamente usavam o argumento que GTA III foi incentivador, com casos que foram parar nos tribunais exigindo indemnizações milionárias. Última curiosidade: a engine utilizada no jogo, ou seja, o motor gráfico que compõe todos os mapas, veículos e personagens é o mesmo que foi utilizado em vários outros jogos, como o Black da Electronic Arts.
Claro que toda essa repercussão ao redor do game o tornou cada vez mais conhecido e caiu nas graças do público gamer, recebendo diversos prêmios de game do ano e facturando 250 milhões de dólares em vendas, tornando-se um dos melhores jogos já produzidos e best seller nos Estados Unidos em 2001.
GTA VICE CITY
O sucesso do jogo foi tão grande que em 2002 recebeu a sequencia “Vice City”, que voltaria no tempo para o ano de 1986 na cidade fictícia que é um cover de Miami. Novamente se tornou o jogo mais vendido de 2002, com mais críticas e censuras à violência, mas a verdade é que o jogo conseguiu manter o padrão do GTA III e melhorar ainda mais a interactividade da cidade, a banda sonora e a violência, elevando o fun factor ao extremo: era sadisticamente divertido causar o caos pelas ruas de Miami… digo, de Vice City!
Nesta sequencia o personagem principal era Tommy Vercetti. Enquanto no GTA III o personagem era mudo, nesta sequencia ele tinha a voz interpretada pelo actor Ray Liotta e missões a seguir com consequências pelos seus actos.
Vamos a mais curiosidades: os programadores foram bastante influenciados pela série de TV “Miami Vice”, um sucesso dos anos 80, refletindo com força no game e no estilo retro daquela era, incluindo-se aí o neon que vemos no logotipo e nas ruas da cidade. Vice City foi também um dos jogos mais vendidos de todos os tempos da PlayStation 2. Em 2012 recebeu um port para mobile com comandos touchscreen. Para a Xbox o game veio num bundle chamado “Double Pack” junto com GTA III, mas o que os donos da consola Microsoft mais gostaram foi dos gráficos um tanto melhorados e mais próximos da versão PC do que da versão PS2, alimentando ainda mais a rivalidade entre os sistemas. PS3 e PS4 também tiveram ports do jogo, em especial a PS4 ganhando um upscale visual para 1080p.
GTA San Andreas
Esta versão de GTA é sem dúvida uma das mais conhecidas dos gamers e também lotada de novidades. A começar por ter sido lançada primeiro para PlayStation2 e só depois Windows/PC e Xbox. Recebeu ainda versões para PS3 e Xbox360 em 2015.
Todos se lembram da história do personagem “CJ” e sua jornada por San Andreas, mapa fortemente influenciado por Los Angeles (Los Santos), São Francisco (San Fierro) e Las Vegas (Los Fierros). Particularmente considero um dos melhores jogos e uma incrível evolução da franquia, especialmente pela adição de customização nos carros e nas roupas, elementos de RPG na evolução do personagem e a divertida guerra entre as gangues.
Era incrível poder pilotar carros, motos, aviões e barcos nesse mapa tão realista e aberto. Quase destruí o meu PC jogando GTA San Andreas e fui forçado a um upgrade de processador e placa gráfica para poder desfrutar desse jogo como deveria!
Vários atores, cantores, rappers e etc. interpretaram personagens neste jogo, que foi muito bem recebido pelos fãs e pela crítica mundial e vendeu quase 30 milhões de cópias. Que eu me lembre o ator mais interessante era Peter Fonda interpretando uma sujeito alternativo das cannabis chamado “The Truth”.
Uma edição especial do jogo chegou a vir acompanhada de um disco com as músicas e um vídeo especial contando mais detalhes sobre a história do jogo e mostrando a engine, chamado “The Introduction”:
Naturalmente a polêmica de sempre acompanhou o game, criticando a violência e sendo usada como argumento em toda sorte de eventos infelizes de violência humana. Até mesmo questões raciais foram duramente apontadas no jogo. Toda essa crítica não tornou o game menos importante e reconhecido por sua qualidade, mas foi a modificação “hot coffee”, feita por um fã gamer, que contribuiu para sua divulgação massiva. O simples patch liberava acesso a animações que estavam no jogo e não podiam ser acedidas normalmente!
Explico: No jogo original o personagem acompanhava sua namorada ou prostitutas até um local e elas ofereciam um café, cortando para uma câmera externa da cidade enquanto o jogador aguardava o final do “namoro”. Com esse patch ficavam liberadas essas cenas de sexo explícito, na verdade nada tão explícito assim, mas o incrível é que essas animações curiosamente já estavam presentes no jogo embora ocultas na versão oficial.
Foi um enorme sucesso entre os jogadores a ponto da Rockstar ir parar nos tribunais e a seguir lançar um patch oficial chamado “Cold Coffee” que eliminava todas essas animações das versões actualizadas do jogo. O problema foi tão grande que o jogo tinha recebido da ESRB o selo M (de mature) e passou a ter o selo AO (adults only), tornando-se imediatamente o único jogo com vendas em massa destinado somente para adultos! As versões actualizadas com essas animações removidas voltaram a ter o selo M e pessoas com o jogo original poderiam troca-lo pela versão “censurada”, chamemos assim! 🙂
Resta saber se na trilogia que virá em breve teremos o cafezinho quente ou frio…
GTA IV
Estamos em 2018. Niko Bellic chega para aterrorizar Liberty City (Nova Iorque) e Alderney (Nova Jersey), promovendo ali uma autêntica guerra de gangues, trafico de drogas e muita, muita violência. GTA IV veio para comprovar o sucesso massivo da franquia vendendo 200 milhões de dólares num dia e mais de 500 milhões na mesma semana, um lucro excelente sobre o orçamento de superprodução superior a 100 milhões!
Lançado para Xbox360 e PS3 e somente perto do final do ano para PC, GTA IV teve uma estrondosa campanha de marketing com promoções, cartazes e outdoors espalhados por cidades, a Rockstar não poupou esforços para divulgar o lançamento do jogo que os críticos logo chamaram de “simulador de assassinatos”, levando a cabo outra campanha de críticas e polêmicas envolvendo o jogo e todas as possibilidades de acção que ele permite ao jogador.
Como novidades GTA IV trouxe um combate muito aprimorado com sistema de cobertura (você pode se proteger atrás de obstáculos), o telemóvel passa a ser um acessório activo para iniciar actividades, falar com amigos, inserir códigos de cheat e o principal: activar o modo multiplayer (com até 32 pessoas no mapa). Chegou-se a pensar num modo cooperativo de história, com os players colaborando entre si, o que infelizmente não implementado.
Uma história cativante com diversas escolhas morais ao gosto do jogador e muita acção como a série sempre nos brindou, este quarto jogo foi recebido espetacularmente bem pelos gamers e pela mídia, sendo sucesso de vendas e justificando o orçamento recorde e os quase 1000 funcionários envolvidos no desenvolvimento, captação de movimentos dos actores e etc. Um exército de profissionais para tornar viva a cidade virtual!
Há muito o que se falar de GTA IV e quão revolucionário foi e como foram bem-gastos os mais de 100 milhões de dólares do ser orçamento, fazendo dele um dos games mais caros de todos os tempos e também batendo todos os recordes de vendas, sendo um dos jogos mais vendidos tanto na PS3 como na Xbox 360. Esse recorde só foi batido 2 anos depois, em 2013, com o incrível GTA V que ainda temos à venda e activo até hoje!
GTA V
Estamos em setembro de 2013, num local fictício chamado San Andreas, algures na Califórnia (USA). O traficante de drogas e maluco Trevor Philips (genialmente interpretado por Steven Ogg), o ladrão de bancos aposentado Michael DeSanta (interpretado por Ned Luke) e um bandido de rua chamado Franklin Clinton (interpretado por Shawn Fonteno) se reúnem para praticar crimes e ao mesmo tempo acabam entre os culpados e os inocentes lutando contra um sistema corrupto e diversos interesses de poder que tentam dominar a cidade. Quem é o bandido agora?
Com uma história genial que vai sendo jogada pelo player nessa transição entre os 3 personagens, GTA V cativa por uma imersão fabulosa numa cidade incrivelmente detalhada e que abusou do poder de processamento do PS3 e Xbox360, recebendo a seguir uma versão ainda melhorada para Xbox One e PS4 tão boa quanto a do PC e com adição do modo em primeira pessoa. Não bastando isso o jogo passou a receber updates periódicos com mais missões e actividades, para além do incrível modo GTA Online, um sistema de multiplayer que corre em separado do jogo original e com evolução do personagem e do próprio mundo em si, ou seja, seus crimes e acções online resultam em ganhos que podem ser investidos em propriedades, veículos, mais armas, etc, mais ainda com novas expansões, crimes, oportunidades de negócios e etc.
Apesar de já estar no mercado há uns anitos, GTA Online ainda tem data prevista de lançamento para março de 2022 nos sistemas PS5 e Xbox Series, com melhorias gráficas que ainda estamos a esperar para ver e custamos a acreditar: como melhorar o que beira a perfeição? Recentemente alguns gamers mostraram o que a engine é capaz exibindo, com modificações ao jogo, gráficos em 8K com ray trace activo! Vejam com seus próprios olhos:
GTA V tem tantas melhorias dos antecessores e inovações incorporadas que basta saber que existe até um mercado de acções no jogo: sabendo investir ANTES de praticar seus crimes dá para ficar pobre ou milionário rapidamente e comprar tudo o que for preciso para os crimes ou luxos para o seu ego. Aeroportos podem ser invadidos, base militares, histórias de ovnis, submarinos no fundo do mar em toda a costa de Los Santos, há tanto o que fazer que mesmo tendo terminado o game quase a 100% ainda descubro coisas a fazer e segredos pelo mapa que nem imaginava!
O jogo foi superproduzido, com orçamento estimado por analistas em quase 300 milhões de dólares incluindo o marketing. Lembram na pre-order de um sitio electronico onde nos registávamos para uma espécie de culto religioso do jogo com chance de aparecermos como um personagem? Isso mesmo, The Epsilon Program! A piada foi tanta que esse “culto” passou a ser parte do jogo e inclusive há missões a cumprir com o personagem Michael como forma de “alcançar a luz” quando de fato está-se afundando nas trevas cometendo mais crimes!
O resultado não poderia ser outro: sucesso de vendas, 3 dias depois de lançado já havia ultrapassado a marca dos mil milhões de dólares em vendas (batendo o recorde de Call of Duty Black Ops que levou 15 dias para atingir esta marca) e continua subindo até hoje, com receitas estimadas já próximas dos 10 mil milhões de dólares e mais de 120 milhões de cópias vendidas. Trata-se do produto mais rapidamente vendido e que mais deu lucro em toda a história dos videojogos! Recordes do Guinness podem ser acedidos aqui.
Uma curiosidade: aquela moça que aparece durante a tela de loading, lembram dela? A actriz Lindsey Lohan processou a Rockstar alegando que era ela ali retratada e a personagem Lacey Jones era parecida consigo em imagem e voz. Perdeu o caso no tribunal de New York felizmente para nós gamers que continuamos vendo a moça em fato de banho!
Tudo isso que escrevemos acima foi para ressaltar o pedigree que Gran Theft Auto traz em suas veias e que nos deixa com sede para a versão GTA VI que os rumores indicam para alguma data breve. Enquanto isso, no aniversário de GTA III a Rockstar nos presenteia com esse Remaster anunciado para 11 de novembro próximo, incluindo-se para além das melhorias gráficas outros updates nos comandos, mapas, armas, veículos, radios e o que mais a imaginação deles trouxer.
Deixamos algumas imagens ao final perguntando aos gamers: vão comprar, sim ou sim? Preferem esperar GTA VI? Contem para nós suas impressões dessa série nas redes sociais da SideQuest!
Todas as imagens abaixo foram mostradas pela Rockstar Games.
Mais informações directamente no sitio da ROCKSTAR GAMES. GG (good game) a todos!
Aprendi em 1983 com o Atari 2600 o que era um videogame. Sou do tempo da internet discada, das cartas em máquina de escrever e de conversar pessoalmente! Do Telejogo Philco-Ford ao telemóvel mais recente, gosto de experimentar games indies e de ajudar a se tornarem títulos AAA. Colecciono consolas e videojogos que fizeram parte da minha história! Pai, Motard e Gamer. 😉