VS ARENA BANNER

Versus Arena – “Round 1 – M.Bison VS Sephiroth”

Bem-vindos a mais uma nova rubrica na Sidequest, Versus Arena

Neste novo espaço iremos abordar muitos dos personagens mais marcantes e inesquecíveis dos videojogos. Aqui todos os heróis, vilões ou algo pelo meio serão sempre bem-vindos e iremos fazer, por norma, um sistema de Versus, onde “colocamos” uma personagem contra uma outra, independentemente da série de jogos que pertencem. 

Para dar arranque à Versus Arena, decidi trazer dois personagens que definem bem a palavra “Vilão” e que dão um arrepio na espinha só de pronunciar os nomes. Hoje o duelo é entre M.Bison dos jogos de Street Fighter, e Sephiroth, o antagonista de Final Fantasy VII 

Mas vamos então saber um pouco mais acerca deles, e começo por falar do líder da Shadaloo. Ser o lutador mais forte do planeta, dominar o planeta e aperfeiçoar o seu Psycho Power, são estas as principais ambições de M.Bison na franquia dos jogos Street Fighter. 

Lembram-se quando foi a primeira vez que M.Bison fez a sua aparição? Foi já no longínquo ano de 1991, no icónico Street Fighter II. Apesar de poder parecer estranho que o principal Boss da franquia tenha aparecido apenas no segundo título, isso não foi um grande incómodo para quem jogou o primeiro jogo, pois o primeiro Street Fighter não tinha história alguma (apenas se via Ryu e Ken a viajar pelo mundo para derrotarem diversos lutadores). 

Foi com o segundo jogo que a Capcom começou a investir um pouco na história, e nessa parte M. Bison tem um papel central. Pouco se sabe dos primeiros anos de vida e do tipo de treino que teve, e isso deve-se à sua personalidade, que é privada de emoções e muito fechada. 

Fisicamente, o tirano pesa 112 kg, e tem uma altura de 1,83m. Os seus olhos não possuem pupilas, representando bastante bem o vazio de M.Bison, exibindo a falta de emoção desenfreada no seu olhar digna de um demónio. 

O primeiro contato do vilão com os outros personagens de Street Fighter foi através do torneio que a Shadaloo organizou, com o objetivo de reunir os lutadores mais fortes do planeta. Contudo, a verdadeira intenção de M. Bison era investigar a origem da força de Ryu e utilizar esse conhecimento para aumentar ainda mais o seu Psycho Power. 

BISON - SFV
M.Bison e o seu Psycho Power

M.Bison aparece em quase todos os jogos Street Fighter, e tem um papel fundamental na narrativa de alguns lutadores, como Cammy, Chun-Li, Rose, Guile, entre outros, ostentando o seu papel antagónico na vida deles. No caso de Chun-Li por exemplo, o lider da Shadaloo é responsável pela morte do seu pai, um ex-agente da Interpol. 

Como já mencionei, o tirano é usuário do Psycho Power, que é uma energia maligna de tons roxos e que é ampliada pelo medo, raiva e ódio, contudo, não se sabe da origem do seu poder de maneira tão clara, apenas que é uma variante do Soul Power 

Falando agora de alguns pormenores curiosos, ou fun facts se preferirem: 

    • No Japão, o nome do líder da Shadaloo é diferente do resto do mundo. Em vez de M.Bison, chama-se Vega.
    • Street Fighter viria a chegar aos cinemas em 1994, e apesar do filme ser bastante medíocre, o papel de M.Bison ficou entregue a Raul Julia, que mostrou na perfeição o carisma maligno e sádico da personagem. 
    • M.Bison não se fica pelos jogos Street Fighter, aparecendo em diversos crossovers, como por exemplo os excelentes Marvel Super Heroes VS Street Fighter e Capcom VS SNK (verdadeiros tesouros que ainda hoje possuo). 
    • Num dos jogos crossovers, M.Bison usa a seguinte citação: “For me it was a Tuesday”. Esta citação é relacionada com o filme em que Raul Julia interpretou o vilão. 

Pessoalmente falando, simplesmente adoro esta personagem, que é desde à muito tempo o meu favorito no que toca a Street Fighter. A sua postura autoritária, a aparência musculada, aliado ao seu estilo de luta, fazem de M.Bison um dos grandes personagens que temos nos videojogos. 

Mas se poderia haver alguém de uma outra série de videojogos para fazer frente ao vilão de Street Fighter…, seria o icónico antagonista de Final Fantasy VII, Sephiroth!! 

Sephiroth, mais que do que o Boss final do sétimo jogo da franquia Final Fantasy, é para mim “a personagem” que representa todos os Final Fantasy já feitos, sendo quase como uma imagem de marca que representa a prestigiada série da SquareEnix. 

Ele é o nemesis de Cloud-Strife, o protagonista principal de Final Fantasy VII e outra das personagens mais importantes e carismáticas de Final Fantasy como um todo. Sephiroth antes de cair na insanidade, era um dos mais prestigiados elementos do programa militar de elite SOLDIER, da Shinra Inc. 

Sephiroth teve imenso sucesso no campo de batalha, durante os conflitos em que Shinra se envolveu na tentativa de dominação global, e elevaram o estatuto e reputação de Sephiroth, sendo visto como um herói de guerra e uma imagem de marca da Shinra Inc. 

Contudo, depois de descobrir as suas verdadeiras origens, Sephiroth acaba por ficar completamente louco, ganhando assim um profundo ódio contra tudo e todos, jurando assim destruir o mundo por completo. 

Contudo a primeira aparição do icónico personagem não foi no sétimo jogo de Final Fantasy, mas sim em Crisis Core – Final Fantasy VII, uma prequela que só pode ser jogada em exclusivo na Playstation Portable e um dos jogos melhores jogos da portátil da Sony diga-se. 

Cloud VS Sephiroth em Super Smash Bros Ultimate

Fisicamente, Sephiroth distingue-se por completo dos demais personagens de Final Fantasy. A sua aparência atlética, aliada à sua altura, encaixam perfeitamente nos demais atributos que o caracterizam, como o seu cabelo comprido de cor prateada ou os olhos verdes com pupilas muito semelhantes às de um gato. Apesar de ter uma expressão facial muito serena, o seu sorriso transmite arrogância e superioridade, muito devido ao seu complexo de Messias. 

Fun facts acerca de Sephiroth:  

    • One Winged Angel”, é o mítico tema do antagonista de Final Fantasy VII e uma das músicas mais populares do universo dos videojogos. Apesar da versão original ser muito boa, a versão do filme de 2005 Final Fantasy VII: Advent Children é sem dúvida a mais marcante. 
    • Sephiroth também aparece noutros jogos, onde se destacam Kingdom Hearts, Dissidia Final Fantasy e o soberbo Super Smash Bros Ultimate.
    • No jogo Kingdom Hearts, quem dá voz a versão inglesa de Sephiroth é Lance Bass. Desconhecido provavelmente para muitos, mas para muitos outros conhecido por pertencer à banda pop NSYNC.
    • A sua asa negra e a Masamune (a longa Katana que usa) são outra das imagens de marca de Sephiroth.

Como mencionei, Sephiroth é para mim a derradeira personagem de Final Fantasy! A personalidade arrogante e a sua insanidade, aliadas ao seu complexo de Messias fazem dele um personagem fantástico que ainda hoje me dá um arrepio na pele. Tem ainda uma das músicas mais poderosas no universo dos videojogos, e acho que isso também ninguém o pode negar. 

BISON VS SEPHIROTH

M.Bison VS Sephiroth!! Qual dos dois é o vosso favorito e ganha o primeiro Versus Arena?!