Os nossos jogos favoritos de 2021

O ano está a terminar. No SideQuest, decidimos fugir ao Top dos melhores jogos do ano. Deixamos essa lista para os prémios. Escolhemos antes os nossos jogos favoritos de 2021. Aqueles que mais gozo nos deu jogar.

Estes são os nossos jogos favoritos de 2021:

Alexandre Antunes
HALO INFINITE

2021 marcou a minha chegada ao mundo Xbox. Com Series S explorei parte da imensidão de jogos disponíveis através do Gamepass, e usufruí dos exclusivos day one. Foi assim que cheguei a Halo Infinite, uma série que me havia passado completamente ao lado, uma vez que apenas havia jogado o primeiro jogo da franquia. Embora desconhecesse a trama, é fácil envolvermo-nos na história e, quando dei por mim, já havia passado várias horas num jogo que traz uma lufada de ar fresco ao género FPS. Open world, missões secundárias, upgrades, etc., Halo Infinite consegue ser dinâmico e rápido, com combates frenéticos que mais fazem lembrar Doom, em grande parte pelo uso do Grappleshot. Apenas pecando no que diz respeito ao controlo de veículos, este jogo foi uma agradável surpresa de 2021.

 

Elio Filho
IT TAKES TWO

It Takes Two é um jogo inovador lançado em março/21 pela Hazelight Studios e publicado pela Electronic Arts, para Microsoft Windows, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X/S. Apresenta aos jogadores conceitos complicados como divórcio e relacionamentos familiares numa espécie de “multiplayer com personalidade forte”, enquanto nos obriga, em dupla (coop local ou online), a enfrentar diversos medos e receios através da imaginação da personagem principal. Jogamos enquanto refletimos sobre os motivos que nos separam mas, especialmente, por aqueles que nos unem. É aquele tipo de jogo para se divertir em dupla, chegar ao final, largar os comandos e assistir o epílogo/créditos emocionados. Nota 10/10 e não foi à toa que recebeu vários prémios pelo mundo!

 

Gonçalo Cardoso
RATCHET & CLANK: RIFT APART

Se existe um lançamento de um jogo da série Ratchet & Clank, muito provavelmente será sempre um dos meus jogos favoritos desse ano. 2021 não foi excepção e Rift Apart é dos meus Ratchets preferidos. Mais do que um excelente jogo de aventura, é uma viagem visual fantástica, quase como que um filme interactivo onde queremos entrar. Foi dos jogos que mais me divertiu este ano, tendo até feito platina e 100% do jogo. Tomara que tivesse mais horas ainda, mas assim deixou apetite para o próximo.

 

João Loureiro
FORZA HORIZON 5

Seria injusto não referir alguns nomes como It Takes Two, Psychonauts 2 ou Life is Strange: True Colors, num ano tão arrojado e criativo para os videojogos. Contudo, estaria também a descredibilizar a indústria se ignorasse (como fizeram os The Game Awards) a pérola que é Forza Horizon 5, maravilhosamente aclamado pela crítica, sendo facilmente merecedor do rótulo de “melhor jogo do ano”. Um jogo inovador em tudo, desde a acessibilidade à banda sonora, com uma gameplay fantástica que apaixona rapidamente qualquer um, mesmo que não aprecie jogos de carros. Uma viagem vibrante pelo México!

 

Mário Fonseca
LIFE IS STRANGE: TRUE COLORS

A franquia Life Is Strange sempre teve um grande impacto em mim, em 2015 senti imediatamente que aquele seria o jogo que mais me iria marcar naquele ano, e em 2021 a história repete-se. True Colors chegou e logo nos primeiros momentos conquistou-me por completo, é um jogo belo, aconchegante, com personagens cheias de vida, uma banda sonora fantástica e paisagens que nos deixam com vontade de sair de casa e apanhar um voo directamente para o estado do Colorado. Para mim a melhor e mais bonita aventura de 2021, se ainda não jogaram, do que estão à espera?

 

Mauro Agostinho
PSYCHONAUTS 2

Bem-humorado, criativo, descontraído e memorável. Tudo isto são adjectivos que assentam na perfeição em Psychonauts 2 que, 16 anos depois do primeiro jogo, teve a sua merecida sequela. Ao trazer de volta o mesmo elenco que já dava vida a Razputin e companhia, a Double Fine presenteou os apreciadores de jogos de aventura e plataformas com uma história leve mas cheia de mistério, diversão “videojogável” imperdível, diálogos que nos arrancam sorrisos e muito conteúdo para melhorar as várias habilidades disponíveis que, numa geração de hardware muito mais poderosa, proporciona um jogo muito mais fluído e que ganha vida e os nossos corações instantaneamente.

 

Nuno Teixeira
SHIN MEGAMI TENSEI V

A Nintendo Switch é realmente uma consola que tem diversos jogos de alto gabarito, e em 2021 recebeu o muito aguardado Shin Megami Tensei V. O jogo da Atlus conquistou-me por completo, e as horas que passo em volta dele continuam a aumentar. Os seus combates por turnos são o prato principal, onde temos de planear com atenção cada um deles, pois qualquer inimigo pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Este é um RPG de grande qualidade, isso ninguém pode dizer o contrário, e é para mim o jogo que mais me cativou em 2021. Well done Atlus!!!

 

Núrya Inocentes
MASS EFFECT LEGENDARY EDITION

Eu já sabia qual ia ser um dos meus jogos favoritos de 2021 assim que ouvi o anúncio oficial no dia 7 de Novembro de 2020 (N7 day!): Mass Effect Legendary Edition. Ok, pode ser um pouco controverso porque estamos a falar de um remaster de três jogos que saíram no final da primeira década de 2000, mas que jogos! Voltar a ser a Commander Shepard e rever personagens que confundo com amigos de tanto tempo que passámos juntos, é uma sensação indiscritível. Os controlos mais fluidos, uma melhor consistência entre os três jogos e, claro, os visuais renovados fizeram com que quase me sentisse a jogar Mass Effect pela primeira vez, apesar de ter feito uma run com a minha Shepard original recreada em 4K. Ao longo de 180h, salvei a galáxia, revi velhos amigos, atingi uma quantidade decente de headshots, e até me esqueci que estávamos no meio de uma pandemia – porque eu estava na Normandy a passear pelo espaço.

 

Rodrigo Agostinho
NEO: THE WORLD ENDS WITH YOU

Foi preciso esperar mais de uma década, mas finalmente chegou uma sequela de The World Ends With You, um dos melhores jogos lançados para a Nintendo DS. Não será exagerado dizer que NEO: The World Ends With You é uma sequela quase perfeita. O combate frenético e cheio de estilo é vastamente superior à jogabilidade do original e da remasterização do primeiro jogo, lançado na Nintendo Switch. A história é dramática e envolvente, as personagens emanam carisma e apresentam um design fabuloso e não se pode deixar de falar na banda sonora, que é uma das melhores do ano e de sempre. NEO: TWEWY é o jogo que mais gosto me deu jogar em 2021 e um dos melhores RPG japoneses deste ano, um ano particularmente rico para o género.

 

Rui Martins
FROSTPUNK

Vou fazer um pouco de batota. Frostpunk saiu já em 2018 para PC e posteriormente para consolas. Contudo, foi este ano que chegaram à consola as expansões para este título. Foi o pretexto que precisei para jogar este jogo que, já há algum tempo, estava no meu radar e o argumento que escolho para justificar a sua entrada nesta lista.  E foi, sem dúvida, um dos meus jogos favoritos de 2021 (não sendo deste ano) e, certamente, o que mais me surpreendeu e mais prazer me deu a jogar. A realidade alternativa de Frostpunk e a forma como se materializa nos mecanismos do jogo é das mais interessantes que vi nos últimos anos.  O Mundo está envolto num Inverno Apocalíptico e a humanidade está em risco. É um jogo desafiante, que nos confronta recorrentemente com escolhas moralmente difíceis, mas necessárias à sobrevivência da colónia que lideramos. Há muito tempo que um jogo de estratégia não me agarrava tanto.