LEGO Star Wars: The Skywalker Saga – A força está (finalmente) connosco

Longa é a história de amizade entre a LEGO e várias sagas do mundo do entretenimento. Harry Potter, Marvel, DC e Star Wars são alguns dos universos que têm sido adaptados para jogos compostos por milhões de blocos e minifiguras LEGO.

Muitos são excelentes, muitos são bons e muitos são menos bons. No entanto, e de uma forma geral, é uma combinação que tem resultado e que sempre que os jogo, divirto-me imenso.

Este LEGO Star Wars: The Skywalker Saga não foge a esta premissa. Aliás, eleva a fasquia a um nível nunca antes visto, oferecendo uma quantidade de conteúdo colossal, momentos de comédia hilariantes, novas mecânicas e muitos segredos e colecionáveis.

Caso sejam fãs de Star Wars, este jogo é mais do que obrigatório. Temos pela frente os nove episódios, que correspondem precisamente à saga Skywalker. Podem começar pelo I, IV ou VII, que são os pontos de partida das respetivas trilogias. Fui jogando pela ordem cronológica e não de lançamento, pelo que me atirei logo para o episódio I. No final do mesmo, que completei ao fim de 3 horas, apercebi-me que estava na presença de algo fantástico.

Até porque, terminar as missões principais correspondem a uma pequeníssima parte de tudo aquilo que podemos fazer neste jogo. Viajar entre planetas é facílimo e iniciar novas sidequests ou tentar desbloquear novos personagens é uma tarefa recompensadora e que estica, e muito, a longevidade dos níveis.

Do ponto de vista visual e sonoro, e tendo jogado numa PS5, é um autêntico show de cores e peças por todo o lado. Para quem aprecia e valoriza as construções em LEGO, somos constantemente surpreendidos com a recriação que os planetas e edifícios que vemos no cinema têm aqui. Além disso, as vozes são ótimas e o humor está sempre afinado e surge no momento certo, brincando com a própria saga e com muitos dos seus personagens.

A nível das mecânicas de jogo, é difícil ficarmos aborrecidos neste jogo. Há corridas de naves, lutas de naves, lutas de sabre de luz, lutas com pistolas, platforming puro. Enfim, há de tudo um pouco e tudo é feito com bom gosto, privilegiando sempre bons níveis de diversão.

Conclusão:

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é dos melhores e mais divertidos jogos de LEGO que experimentei. Recheado de conteúdo, novas mecânicas e bom humor, é uma aposta segura para qualquer fã desta saga ou da maior marca de construções de peças.