Tecnologia e Entretenimento em Cantanhede: LOAD ZX Spectrum

O ZX Spectrum foi um marco geracional, para muitos o primeiro contacto com os videojogos.

Em pleno século XXI, a tecnologia tornou-se ubíqua nas nossas vidas – está em toda a parte. Mas naturalmente nem sempre foi assim. E se hoje temos no bolso computadores super potentes sob a forma de telemóveis, tudo teve de começar em algum lado e sofrer vários desenvolvimentos. Os computadores disseminaram-se de alguma forma quando entraram na casa das pessoas, genericamente nos anos 80 do século XX. A história do primeiro contacto de cada ser humano com o seu primeiro computador – mais semelhante a uma caixa mágica – é especial. Diríamos mesmo que o primeiro computador é como a equipa de futebol: alvo de um amor por vezes até irracional.

Sinclair Inc

Para portugueses, espanhóis, ingleses e tantos outros o primeiro computador foi o chamado ZX Spectrum da empresa inglesa Sinclair, que partilha o nome do seu inventor: Sir Clive Sinclair. Esta é uma história que nos diz muito em Portugal, também porque muitos dos computadores foram montados (alguns até desenvolvidos) na fábrica da TIMEX localizada na Caparica e isso não é do conhecimento geral!

ZX Spectrum

João Diogo Ramos é Engenheiro Informático e considera que muito disso se deve à influência do ZX Spectrum, criado em 1982 pela equipa da Sinclair. “Tive a sorte de ter um destes computadores, oferecido pela família – o famoso teclas de goma/borracha com 48K de memória – onde aprendi a programar em BASIC e tanta outra coisa sobre o funcionamento destas caixas mágicas, que nos permitiam controlar e interagir com a televisão.” diz João.

Nos últimos 10 anos iniciou uma coleção inicialmente focada em Sinclair, mas que muito rapidamente cresceu para uma dimensão inicialmente inimaginável. Depois de reunir os computadores principais, avançou para os da TIMEX (afinal Portugal teve um papel muito relevante em toda essa história!) e em conhecer melhor o trabalho da vida de Sir Clive Sinclair.

O salto dos computadores às calculadoras, rádios, relógios, televisões e até veículos elétricos, foi um instante… “De alguma forma tornei-me um dos grandes colecionadores internacionais nesta área, tendo expandido a coleção para tudo o que de alguma forma tocava na história destes computadores a partir de Portugal (assim se explicam os computadores argentinos ou polacos que possuo – foram inicialmente desenvolvidos em Portugal; ou os computadores brasileiros da Microdigital ou Prológica, afinal existe há muitos anos esta ligação especial entre os dois países). Mas sempre encarei esta coleção, não para ter os objetos guardados apenas para mim, mas para os investigar e aprender mais sobre os mesmos – numa espécie de arqueologia – e assim poder partilhar esta história com outras pessoas.”

 

LOAD ZX Spectrum

O NASCIMENTO DO MUSEU

Há uns anos durante visita à Universidade de Cambridge e nomeadamente aos locais onde a Sinclair tinha trabalhado, alguns museus locais dedicados a todo este fenómeno, João Diogo sentiu que a Sinclair, para os ingleses, era apenas mais um dos muitos equipamentos disponíveis à época, o que pareceu “injusto” até. Em Portugal, em 2016, por convite do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, já tinha organizado em Lisboa uma exposição para celebrar mais um aniversário do ZX Spectrum que atraiu bastante visitantes. Não nos podemos esquecer que o ZX Spectrum foi em Portugal a grande referência, certamente devido ao facto de muitos serem montados na fábrica da TIMEX (Quinta dos Medronheiros, Lazarim) na região da Caparica, na margem Sul do rio Tejo, em frente a Lisboa.

Sabendo que tudo isto foi tão importante para trabalhar em algo que gosta e de que se orgulha, decidiu homenagear este fenómeno em nome de toda uma geração e assim, ao longo de 2018, desafiou a Câmara Municipal de Cantanhede para me ajudar a tornar realidade este sonho. Apesar de ser empresário e saber que seria muito fácil fazer um plano de negócios e arranjar apoios para montar este trabalho numa grande cidade turística como Lisboa ou Porto, considerou também que devemos sempre ajudar e lutar para o crescimento das nossas cidades e regiões.

Cantanhede - Turismo Centro Portugal

“Nasci e vivo em Cantanhede, bem localizado no centro de Portugal, pelo que era o mais lógico.”

 

Em março de 2019 foram dados os primeiros passos no sentido de criar uma exposição com base no vasto espólio da coleção criada, denominada “Geração Spectrum”. Foi acordado começar com uma exposição temporária que durou 16 meses no Museu da Pedra de Cantanhede e recebeu ali o título LOAD “”, o célebre código que tinha de ser inserido no computador para carregar um jogo ou programa. O carregamento levava tempo e João aproveitou-o bem.

Cantanhede ficou posicionada como o local físico de excelência para atividades que reúnam os fãs e interessados no ZX Spectrum, tendo reunido nos restantes meses de 2019, mais de 5.000 visitantes, com pessoas de sítios tão díspares como Portugal, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Polónia ou Turquia, juntando pessoas com interesse comum em preservar a história dos micros. O Museu sempre tentou potenciar o trabalho de outras pessoas, dando-lhe visibilidade e levando-o ao conhecimento do público em geral.

Desde o início o Museu LOAD ZX Spectrum fez história ao trazer de volta à comunidade pessoas de referência do ZX Spectrum em Portugal. Um exemplo foi a presença do Marco Paulo Carrasco e do Rui Tito (que tem vivido no Brasil) no Museu. Estes dois jovens desenvolveram nos anos 80 o primeiro jogo Português de Spectrum a ter sido comercializado internacionalmente de forma massiva (o Alien Evolution, pela inglesa Gremlin).

Joao Diogo e seu Sinclair Spectrum Next
Joao Diogo e seu Sinclair Spectrum Next

 

No local também são promovidos workshops sobre reparações destes computadores (com a ajuda do “Consultório da Paula”) e sua especialista Paula Silva, uma Engenharia Electrónica de Telecomunicações e Computadores formada pelo ISEL – Instituto Superior de Engenharia que tem uma vasta experiência em diversos tipos de equipamentos e trabalhou para grandes empresas de Portugal. Também há eventos destinados à preservação de software Português que estava “perdido” ou era desconhecido do público em geral.

Mas com o ZX Spectrum de volta à ordem do dia, não se ficou por aqui… E foi assim de forma muito natural que em 2020 conseguiram renovar a parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede e de forma ainda mais profissional um novo espaço foi criado. Aproveitando uma antiga escola primária já sem atividades letivas (antiga escola primária Conde Ferreira), bem no centro da cidade, nasceu o primeiro museu no mundo dedicado a tudo o que rodeia o ZX Spectrum, dando destaque a todos os envolvidos (os protagonistas) no seu desenvolvimento e sucesso.

Com esse apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e de muitas pessoas, entre amigos e interessados onde se destacam o Pedro Pimenta, o André Luna Leão (do Planeta Sinclair), o Filipe Veiga entre tantos outros não menos importantes, o milagre aconteceu: dia 17 de outubro de 2020 em plena pandemia, nasceu o Museu LOAD ZX Spectrum!

May be an image of indoor

No local encontram-se computadores Spectrum de sítios tão díspares como Inglaterra, Portugal, Brasil, Espanha, EUA, Argentina, Perú, Egipto, Hong Kong e muitos outros, o que serve de aliciante para atrair visitantes. Com base no trabalho preliminar e nos planos para o Museu, em março de 2020 foram galardoados com o “Prémio de Empreendedor Turístico do Turismo do Centro de Portugal”, captando larga atenção mediática de televisões, rádios, jornais e canais digitais.

Ainda no final de 2020 e fruto de uma aposta estratégica de comunicação forte nos canais digitais – mais importante com a questão da pandemia – foi ampliada a presença para mais redes sociais e foi re-estruturado o canal YouTube. Começaram então a ser produzidos conteúdos únicos do Museu, como por exemplo os vídeos históricos celebrando os 50 anos da fábrica da TIMEX em Portugal, fruto do acesso a fotos e recortes de jornais da época fornecidos por antigos colaboradores da TIMEX e seus familiares.

Ao longo de 2021 alguns momentos foram marcantes:

  • Em janeiro com o evento GOTY – Game of the Year – uma ideia do Planeta Sinclair;
  • Em março celebração dos 40 anos do ZX81 com uma série de seis vídeos, em três línguas (Português, Inglês e Espanhol), sobre os primórdios destes computadores em Portugal, Brasil, Inglaterra, Países Baixos, Espanha e Argentina.
  • Em abril evento pelos 39 anos do ZX Spectrum num programa em direto, com a comunidade.

Load "" Enter. Museu para explorar o mundo do ZX Spectrum nasce em Cantanhede - Renascença

Além disso, têm lançado diversos vídeos com novidades, muitas aquisições e doações, alguns restauros, fruto da grande dinâmica atual no museu. Daqui destacamos o esforço feito, que permitiu que não se perdesse uma parte relevante de um espólio de equipamentos provenientes da Alfamicro (empresa muito próxima da TIMEX, do falecido Professor Álvaro Oliveira), ou as diversas doações de vários equipamentos provenientes da TIMEX – incluindo até protótipos desconhecidos – e/ou fundamentais para a compreensão da história da empresa na área da computação.

O museu está e esteve aberto sempre que o contexto pandémico em Portugal o permitiu. Neste momento observa-se já um crescimento do número de visitas muito significativo, com números na ordem de algumas centenas por mês. João Diogo espera, por isso, brevemente conseguir iniciar a realização de eventos no Museu e apostar fortemente na celebração dos 40 anos do ZX Spectrum!

Para quem tiver a curiosidade de conhecer online, aceda ao link da visita feita pela TVI em 2021:

“O computador ZX Spectrum deu cor aos jogos nos anos 80”

40º Aniversário ZX Spectrum

“Dia 23 de abril celebraremos num grande evento multinacional o aniversário do ZX Spectrum, com vários convidados em direto e presencialmente, pessoas relevantes para a história como Clive Townsend e os Oliver Twins, entre várias surpresas que não gostaria de contar agora. Mas posso adiantar por exemplo que vamos lançar com a chancela do Museu um primeiro livro!” conta João Diogo em pura empolgação de quem realmente ama o que faz!

Load ZX Anniversary

23 e 24 de abril de 2022

Museu LOAD ZX SPECTRUM – http://www.loadzx.com/
Escola Básica Conde Ferreira, 3060-133 Cantanhede
Telefone 231 429 813