VS ARENA BANNER

Versus Arena – “Round 3 – Akuma VS Rugal”

Hoje, na terceira ronda do Versus Arena, recebemos dois grandes nomes dos beat´em ups, e que para mim sempre foram das personagens mais cool e que me deram prazer em jogar. 

Hoje até poderia dizer que é a Capcom VS SNK, onde Akuma entra na arena para fazer frente a Rugal. Como é habitual, foi lançada uma moeda ao ar para saber quem entra primeiro na nossa arena, e vamos lá então saber um pouco mais acerca de um dos personagens mais famosos de Street Fighter 

O “demónio” Akuma é umas das personagens mais famosas dos jogos de luta, que teve a sua estreia em Super Street Fighter II Turbo, não só como Boss “especial”, mas também como personagem secreta jogável. No universo Street Fighter ele é o irmão mais novo de Gouken (mentor de Ken e de Ryu) e é conhecido como o Supreme Master of the Fist. 

Geralmente vemos Akuma a lutar com um quimono com cores escuras, podendo variar entre cinza, preto ou azul (dependendo do jogo em que está inserido). Ele tem cabelos ruivos, e dentes bem pontiagudos, que aliados aos seus olhos vermelhos lhe dão um look bem animalesco e selvagem. Também é normal vermos Akuma a usar as contas de oração do seu mestre Goutetsu em volta do pescoço, e a lutar descalço ou com sandálias. 

Como se nota perfeitamente, Akuma é um lutador bem frio, extremamente poderoso e sem qualquer réstia de “humanidade” dentro de si (and thats why I love it). O seu único propósito é levar as suas habilidades de luta ao limite, e para ele a melhor forma de realizar esse propósito é combatendo e aniquilando inimigos poderosos. 

O poder de Akuma vem do Satsui no Hado, (que é também conhecido como o Dark Hado) que é o lado “negro” do Kyosui no Hado, usado não só por Ken e Ryu, mas também pelo irmão de Akuma, Gouken. 

akuma - street fighter 

Apesar de o gameplay com Akuma ser um pouco semelhante ao de Ken e Ryu, este possui técnicas mais poderosas devido ao uso do Satsui no Hado. Uma das signature moves de Akuma é o “One-Hit Kill” Shun Goku Satsu, um ataque que ainda hoje é um mistério, que depois de fazermos a combinação correta no comando, o ecrã fica preto e só ouvimos os movimentos rápidos de Akuma a atacar o adversário de forma implacável. No final, o adversário está estendido no chão, com Akuma de costas para o ecrã, e com o Kanji 天 visivel nas costas. Um movimento que em Street Fighter IV/V sempre me deu uma dor de cabeça para o fazer.

Algumas curiosidades acerca de Akuma: 

  • Akuma possui ainda mais duas “transformações”, a Shin Akuma (quando ele utiliza toda a extensão do seu poder, usando uma quantidade maio do Satsui no Hadou), e a Oni Akuma (quando ele liberta o Satsui no Hadou a ponto de o dominar e consumir totalmente a sua humanidade, perdendo assim todo o seu código moral).
  • Sendo um personagem da Capcom, Akuma já fez parte de diversos cross-overs, como os “lendários” Capcom VS SNK, Marvel VS Capcom e até num dos grandes jogos da Playstation 3, Asura´s Wrath
  • Akuma já destruiu uma ilha por completo. Se jogaram Street Fighter Alpha 2 e terminaram a história de Ryu devem saber do que falo. “Now thats power indeed!” 

Akuma é extremamente poderoso, e do universo Street Fighter poucos lhe chegam aos calcanhares, e que a par de M.Bison (que já foi abordado aqui no Versus Arena) é um dos meus personagens favoritos do famoso jogo de luta da Cacpom. 

Contudo, e como eu não jogo só jogos da Capcom, decidi trazer um dos vilões mais conhecidos da SNK para dar que fazer a Akuma. Vamos lá conhecer um pouco mais de Rugal Bernstein. 

O Boss do primeiro jogo King of Fighters de 1994, Rugal é um dos personagens mais famosos do jogo da SNK (a par de Terry Bogard claro). Era um Boss extremamente difícil de vencer, e muitos dos fãs de King of Fighters admitem isso. 

Ele é um verdadeiro crime boss, e tornou-se o maior traficante de armas, sendo reconhecido a nível mundial, e com isso passou a ser temido por todos. Rugal também gostava bastante de lutar, querendo derrotar os lutadores mais poderosos do mundo. Rugal tinha ainda uma mania bem estranha, que era transformar os seus adversários em estátuas, que para Rugal eram troféus das batalhas que tinha ganho. 

Normalmente vemos Rugal com fato de tons vermelhos, mas também existem variações onde vemos a usar uma camiseta preta justa ao corpo, mantendo apenas as calças vermelhas que o caracterizam. Fisicamente, é um personagem com uma altura de 1,93 cm, sendo mesmo assim bastante ágil, podendo se esquivar e atacar com precisão. 

Rugal é uma personagem marcante para os fãs do famoso jogo da SNK, muito devido a sua personalidade. O vilão é extremamente cruel e nunca deixa que a luta seja fácil para os adversários, para além de ter um leque variado de ataques. Por norma usa ataques de energia, e essa mesma energia serve também para deflectir alguns ataques. 

rugal - KOF

 

O personagem possui ataques especiais muito apelativos, que podem variar entre 15 a 20 hits (se fizermos as combinações de forma correta claro). Rugal pode também copiar as habilidades dos seus oponentes, de forma adaptada claro. 

Curiosidades acerca deste “bad guy”: 

  • Tal como Akuma, Rugal é uma personagem jogável em ambos os jogos Cacpom VS SNK. É em Capcom VS SNK 2 que vemos a transformação God Rugal, que usa os poderes do sangue Orochi que lhe corre nas veias (conhecida também Omega Rugal), bem como o poder do Satsui no Hado de Akuma
  • Mesmo sendo um homem sem grandes escrúpulos, Rugal tem dois filhos, Rose Bernstein e Adelheid Bernstein, que apareceram pela 1ª vez em King of Fighters 2003.
  • Outra das imagens de marca de Rugal é o seu “stage”, o Black Noah, que é o porta aviões privado de Rugal e que serve como base de operações para o seu império criminoso. 

Muito sinceramente, deste dois personagens completamente “overpowered”, não sei qual levaria a melhor num frente a frente, e seria uma luta bem renhida. Muito provavelmente grande parte de vocês diria Akuma, mas a transformação Omega Rugal é extremamente poderosa, e eu que o diga.  

Akuma VS Rugal! Capcom VS SNK! Dois personagens com transformações poderosas! Façam as vossas apostas! See you guys in the next Versus Arena.