Rock in Rio Lisboa 2022: “Finalmente o Reencontro”

Visivelmente emocionada ao mesmo tempo que esbanjando felicidade, “finalmente o reencontro” foi a expressão usada por Roberta Medina para abrir a apresentação do Rock in Rio para a imprensa e convidados durante a tarde do dia 07 de junho. “O mundo melhor começa em todos nós”, afirmou diante da expectativa do retorno de um dos mais icónicos eventos da música.

O local é o mesmo desde 2004, o Parque Bela Vista, em Lisboa. Porém, depois de um jejum de 2 anos por causa do COVID, a edição 2022 promete se renovar, se integrar ainda mais com o meio ambiente, poupar a cidade, agradar os moradores do entorno, incentivar o turismo e recolocar Lisboa como um dos maiores pólos deste evento global.

“Obrigado, Roberta, obrigado e obrigado” – disse o Presidente da Câmara de Lisboa Carlos Moedas durante sua curta presença no cerimonial de abertura. “O Rock em Rio é uma prova de que o público e o privado podem trabalhar muito bem e este evento motivou e integrou os funcionários camarários pelo seu melhor. Esta é mais que uma festa da música, é uma reabertura da cidade de Lisboa para o futuro”.

Palco Mundo é a marca registrada do Rock in Rio

Sem dúvida o empreendimento é um colosso: 400 empresas e 12.000 pessoas credenciadas para trabalhar, resultando num impacto de 65 milhões de euros para a economia lisboeta.

Uma das main sponsors estava representada pela Teresa Abecasis, Executive Board Member na GALP, de onde destacamos o anúncio que serão compensados 100% da pegada de carbono deste evento em dois projectos suportados pela empresa, um em Arouca em um em Africa (Nigéria), estimados em 7000 toneladas de CO2 cada. Mais interessante saber que 50% dessas emissões de CO2 partem do transporte público!

São ao todo 18 espaços de entretenimento contendo sete palcos, com o seguinte line up de artistas e atrações: Muse, Duran Duran, a-ha, Black Eyed Peas, Ellie Goulding, Post Malone, Jason Derulo, os brasileiros Ivete Sangalo, Anitta e Ney Matogrosso, Izal, Linda Martini, The Black Mamba, António Zambujo, José Cid, Bárbara Tinoco, Iza, Moullinex & Xinobi, Mundo Segundo & Sam The Kid, Jupiter & Okwess, Bombino, Sara Correia, Esperança – Paulo Flores & Prodígio, Bruno Pernadas, Magdalena Bay, Omar Souleyman, Arooj Aftab, Francisco, El Hombre, Idiotape, Johnny Hooker, Titica, entre outros.

O Palco Yorn chamou a atenção por prestigiar os bairros de Portugal com nomes da cena urbana, com curadoria da “Chelas é o Sítio” que convidou nomes como 9Miller, Eva RapDiva, Malabá e vários outros talentos de diferentes zonas.

Visitamos toda a zona onde os eventos acontecerão, em especial a GameSquare, a Worten Game Stage e a parte de jogos de casino online, todos bem próximos da tradicional roda gigante apelidada de “Pisca Pisca”. Não pudemos analisar ainda essa zona gaming pois ainda não estava terminada, mas retornaremos para acompanhar sua conclusão e a receptividade do público.

Segundo o organizador podemos esperar muitos jogos, desde os retro aos atuais, competições, cosplay, música, dança e convidados, tudo acontecendo num palco ao ar livre, numa Game Zone com diferentes jogos para todas as idades e perfis, uma área de experimentação com mais de 20 computadores HP OMEN à disposição e uma Secret Arena da VALORANT com surpresa especial para todos os visitantes e fãs de videojogos!

Um resumo para os mais ávidos fãs: todos os dias haverá mais de TRINTA opções de entretenimento variado que será oferecidos pelos sponsors e parceiros, incluindo os tradicionais slide e a área vip. A PSP garantirá a segurança com o apoio da GNR, Guarda Municipal e dos privados, o Metro estará sincronizado com o palco mundo (shows encerram 30 minutos antes do último comboio) e haverão autocarros elétricos levando e trazendo visitantes.

Obras para conclusão da área VIP

Diversas opções de transporte público foram activadas em território nacional, com várias opções de passes e preços à partir dos 2 euros, com um recado bem claro: VENHAM DE TRANSPORTES PÚBLICOS, deixem os carros em casa. Há planos de mobilidade com nove parceiros: Viagens Abreu, BUSUP, Carris, CP, Fertagus, Metro, Rede Expressos, TTSL – Transtejo Soflusa e Uber!

A marca Continente do grupo SONAE leva para o evento uma acção de alimentação sustentável de reforço ao seu compromisso com o zero desperdício alimentar e aposta em produtos nacionais sazonais comprados de produtores locais, tudo isso com pratos confeccionados num espaço chamado “Continente Chef´s Garden”.

Pudemos conferir que continua sendo um evento realmente para todos, 100% acessível, inclusivo e plural, desenvolvendo medidas que apontam uma enorme preocupação com o meio ambiente: bebedouros de água espalhados pelo evento para as pessoas poderem trazer suas garrafas de água, as garrafas descartáveis à venda são 100% recicladas, produzir “lixo zero” e “zero desperdício alimentar”, além de medidas de formação e capacitação dos colaboradores para as pessoas poderem se posicionar no mercado depois do evento.

Em setembro de 2021 a organização lançou um conjunto de metas de sustentabilidade até 2030 que visam aumentar o seu impacto positivo nos pilares social, ambiental e económico, impecavelmente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU: formar 100 mil pessoas, ser 0% de resíduos em aterro, ter zero desperdício alimentar em todas as edições, envolver 100% dos envolvidos na sustentabilidade, ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural, e garantir todas as condições de segurança, saúde e bem-estar aos envolvidos na construção da Cidade do Rock.

Há um app oficial do evento disponível para download com todas as informações, datas dos concertos e atrações disponíveis, transportes e toda essa informação relevante. Voltaremos a analisar a área de games que tanto interessa e os convidados de relevo como o apresentador João Vitória (canal SIC Radical) e o youtuber TJI. Podemos nos encontrar de certeza num dos três pontos de venda oficiais de artigos da marca Rock in Rio como a tradicional t-shirt EU FUI!

Roberta Medina em entrevista aos medias

Aproveitando um momento de descontração, Roberta Medina conversou brevemente com o Sidequest e contou um pouco mais desta edição do Rock in Rio:

“Estamos todos muito felizes de poder abrir novamente os portões deste evento e deixar a alegria das pessoas nos contagiar. Vivo em Lisboa há 19 anos e sinto aqui no RR Lisboa uma energia positiva especial…”

Pedimos que partilhasse connosco um pouco dessa ideia de incluir o gaming na temática do RR e ela esclareceu:

“Vejo essa área dos jogos como uma espécie de democratização da informação.  Começamos com área gaming em 2017 no Brasil e deu super certo, por isso seguimos com o modelo. É muito bom ver pais e filhos interagindo nos games, esports, arcades, jogos antigos e modernos, partilhando momentos juntos e trocando conhecimentos. As novas tecnologias às vezes assustam mas podem, entretanto, vir aqui ao Rock in Rio juntos, curtirem essa experiência e verem que não é nenhum bicho de sete cabeças”.

O recado está dado num flagrante perto do palco mundo:  MAIS AMOR POR FAVOR
O recado está dado num flagrante perto do palco mundo:  MAIS AMOR POR FAVOR

Não é preciso repetir o quanto o Rock in Rio carrega em si de legado cultural, com algumas décadas de representatividade. Quem não se lembra do icónico evento de 1985 no Rio de Janeiro com as apresentações mais simbólicas de toda a história do rock and roll, do pop e da cultura musical, com bandas como Queen, Rod Stewart, etc.

Falando nessa história, tivemos o prazer de conhecer, durante a visita, duas figuras que são a marca registada deste evento e acompanham o RR desde o começo, seja na organização ou acompanhando artistas desde a primeira edição: Mr. Maurice Hughs, responsável pelo palco mundo, um escocês extremamente gentil que conhece inúmeros artistas e bandas para além de fazer com que todos eles brilhem no palco. Antes dos artistas irem ao palco outra pessoa incrível é a responsável pelo backstage, Sra. Ingrid Berger, que conhece as bandas e os artistas como pouca gente teve a oportunidade: a pessoa por detrás do artista, ou seja, no seu lado mais pessoal. Responsável por “tratar a todos como se fossem convidados em minha casa”, esta senhora é quem mantém os artistas e equipas instalados, descansados e prontos para subir ao palco do Mr. Maurice e executarem suas performances para além do que esperamos!

É isso, desta vez não é GG a todos mas sim LETS GO PARTY! 😀

Maiores informações no app ou em https://rockinriolisboa.sapo.pt/