G-Darius HD – O Silver Hawk está de volta aos combates | Análise

Hoje fazemos um regresso ao passado, pois chegou até nós uma versão HD de um verdadeiro clássico dos videojogos. Temos por aqui fãs de G-Darius?! 

G-Darius HD chega assim até nós com visuais atualizados e alguns recursos necessários para os dias atuais. O jogo saiu originalmente para as máquinas arcade em 1997 (tendo ainda direito a uma versão Playstation) e foi criado pela lendária Taito, que tem também outros grandes êxitos como o viciante Bust-a-Move, ou ainda o também mítico Arkanoid. 

G-Darius HD trouxe não só a nova versão em alta resolução, mas também a original e ainda a versão de consola, e todas as versões podem ser acedidas a partir do menu principal. Depois de selecionada a versão, vamos então pilotar o Silver Hawk pelo meio de imensos inimigos, onde o gameplay é praticamente frenético do início ao fim de cada nível. Apesar de ser um tipo de jogo em que iremos perder vidas a torto e a direito, felizmente nesta nova versão temos continues infinitos (ou estávamos tramados para chegar ao final). Outro recurso que foi acrescentado foi a possibilidade de fazer Save Game e Load Game do nosso progresso, seja em qualquer altura do jogo, não sendo assim necessário chegar ao fim do nível atual para fazer Save Game. Nice one!! 

Outro pormenor interessante no gameplay de G-Darius, é a opção de poder capturar naves inimigas com o traction beam do Silver Hawk para assim as usarmos como nossas aliadas, fazendo assim aumentar de forma considerável o nosso fire power! Yeahhhh!! De referir que como cada nave inimiga tem características diferentes, podemos optar pelas que mais gostamos, sendo até relativamente facilmente proceder à troca. Claro que se as destruirmos elas também largam uma espécie de cápsula que nos dão algum power up à nossa nave, mas eu dou sempre prioridade à captura (desde que tenha as orbs necessárias para isso). 

boss fight - g darius

Como não podia faltar neste tipo de jogo, as Boss Fights marcam presença e duram várias etapas até à sua destruição total, e são estes momentos que exigem mais de nós. É aqui continues infinitos são absolutamente essenciais, pois cada Boss que enfrentei tem uma dificuldade bem elevada. E para além do inimigo de tamanho colossal, também temos de ter atenção aos inimigos “normais”, que acabam eles também por ser uma dor de cabeça (como aqueles mosquitos à noite que não nos deixam dormir). Aqui notei alguma queda no frame rate contudo…, mas com tanta coisa a acontecer no ecrã da Nintendo Switch, eu até percebo. 

Após concluirmos as Boss Fights, podemos escolher qual o caminho para a próxima zona, visto que o percurso que fazemos não é linear, mas sim em árvore. Isto quer dizer que quer a meio ou no fim de cada nível, temos a opção de escolher dois caminhos distintos. Este é um pormenor que dá uma maior variedade ao jogo. Tanto que fiquei a pensar se optasse pelo outro caminho se os combates seriam mais fáceis… mas duvido.

g darius gameplay

 

Conclusão:

Para um jogo já com uma certa idade que surge nas consolas modernas numa versão mais atualizada, posso dizer que roça a perfeição. Seja a jogarmos sozinhos, ou com um amigo em modo local, G-Darius HD consegue oferecer bons momentos de jogo. A dificuldade é elevada é certo, mas tal como nas máquinas arcade, podemos sempre adicionar mais créditos para prosseguir na aventura (e não temos que gastar dinheiro). Foi um privilégio jogar um dos clássicos da Taito, na sua melhor versão.