dropship banner

Desfibrilhador – Dropship: United Peace Force, da SCEE

O desfibrilhador de hoje aborda um dos exclusivos da era Playstation 2, que me fez passar muitas e boas horas agarrado ao ecrã da televisão. O jogo era o Dropship: United Peace Force e seria excelente que pudesse voltar ao ativo. 

Desenvolvido na altura pela SCEE (Sony Computer Entertainment Europe) logo no início do ano 2002, a Playstation 2 recebia Dropship: United Peace Force. Para quem não está recordado (ou até mesmo nunca ouviu falar do jogo) Dropship é um jogo de ação que nos coloca num futuro não muito distante onde existe uma força de paz internacional composta pela maioria dos países (uma espécie de Capacetes Azuis, mas com um orçamento bem maior) chamada United Peace Force, que mantém a paz e a segurança. A história do jogo abordava o” típico” drama geopolítico com terroristas, nações não muito honestas e um crescente conflito mundial.  

No jogo nós éramos o novo recruta da United Peace Force que se alistou para o lugar de piloto, contudo os deveres reais podem variar conforme a missão. Tanto podemos pilotar uma aeronave de carga numa missão e um caça na missão seguinte, ou até mesmo podíamos estar em pleno deserto ao volante de um veículo blindado. O jogo deixava-nos assim assumir o controlo de unidades terrestres e aéreas e emitir ordens de ataque, dando a Dropship alguns elementos estratégicos bem interessantes. 

O jogo trouxe consigo 20 missões em cinco teatros de operações, cada um com seus próprios ambientes, clima, cenário e inimigos únicos. Se a memória não me falha, existiam missões na Colômbia, na Líbia e no Cazaquistão (não me recordo dos restantes confesso).  

O gameplay não era muito difícil, mas claro que existiam missões de treino para saber operar cada “máquina”. É claro que pilotar uma Dropship significa que existam muitas tarefas de carga e descarga. Se viram o filme Aliens ou jogaram HALO, então já conseguem ter uma ideia do que estas aeronaves fazem. 

Gameplay do jogo Dropship: United Peace Force

As missões estavam muito bem pensadas e pareciam ter sido baseadas em algumas táticas militares do mundo real. Existia uma grande abundância de conversas de rádio entre o nosso piloto, o co-piloto e a nossa base, e as comunicações eram sempre informativas e criavam um mundo vivo que se enquadrava muito bem com as missões e adicionava uma boa coesão com toda a campanha. 

Se na altura este jogo era bom, como seria se a sua sequela visse a luz do dia… acho que iríamos ter um grandioso jogo. Em termos gráficos… seria um espanto de certeza, algo “comum” (no bom sentido da palavra) nos exclusivos Playstation. Hoje em dia é bem possível termos mapas bem grandes, e num novo jogo Dropship isso seria crucial, para termos uma grande variedade de conteúdo (se já tivesse a dimensão por exemplo dos jogos The Crew já não era mau). Claro que se o mapa de jogo fosse o planeta inteiro era ouro sobre azul, mas acho que seria pedir muito mesmo nos dias que correm. 

Também seria possível adicionar um maior número de aeronaves e veículos de combate, com respetivos cockpits para dar uma maior imersão ao jogo. E também porque não (à semelhança do Flight Simulator da Microsoft) ter a opção de uma pilotagem mais realista, desde ligar/desligar motores, abrir o porão da Dropship, ativar armamento, ligar luzes, etc… mal não ia fazer de certeza. 

capa PS2 - dropship
Capa do jogo Dropship: United Peace Force

Outra ideia interessante seria ter missões não só de cariz militar, mas também de transporte para as zonas de conflito bens de primeira necessidade, como medicamentos, alimentação, entre outros. Missões de retirar refugiados de guerra também seria uma ideia que poderia encaixar bem num novo jogo. Penso que existiria aqui material para muitas e boas horas de jogo. 

Como extra, também poderia existir um criador de personagens, para assim criarmos o nosso piloto como bem entendermos (nem que seja acrescentar uns óculos), pois é algo que muita gente gosta nos jogos, criar coisas a gosto (e eu que o diga). O mesmo valeria para as aeronaves e veículos blindados claro, que também poderiam ter upgrades conforme se avançaria no progresso do jogo. 

Dropship: United Peace Force é um jogo que ainda hoje faz parte da minha coleção Playstation 2, e que me orgulho de o ter. Seria ótimo ver o que poderia surgir numa sequela com a atual tecnologia da Playstation 5, e quase que aposto que iria ser um campeão de vendas. Portanto, pessoal dos Playstation Studios, se quiserem “reviver” uma das vossas Ips, fica aqui a sugestão.  

E desse lado, acham que um novo Dropship seria bem-vindo e teria espaço no catalogo de jogos da consola da Sony?