LOADING… Nossos Primeiros Jogos de Computador – Preview do documentário

Os jogos dos primeiros microcomputadores domésticos, anteriores aos atuais PCs e ao
Macintosh, superavam os dos videogames da mesma época, como o Odyssey, o Atari e o
Intellivision, em qualidade de imagem e som, complexidade, quantidade de memória e recursos
técnicos. Diferentemente dos consoles, os jogos dos micros eram distribuídos em fitas cassetes
e também em disquetes de 5,25 ou de 3,5 polegadas, mídias cuja capacidade de
armazenamento era superior aos cartuchos e cuja facilidade de duplicação era notória.

Máquinas pioneiras, tais como o TRS Color, Apple II, o tão conhecido ZX Spectrum em Portugal, MSX e Amiga, constituíram realmente uma enorme evolução (e revolução!), pois, além de proporcionarem melhores gráficos, maior número de cores na tela e música, elas trouxeram complexidade e profundidade aos jogos em termos de enredo – alguns tinham “historinhas” e apresentações, outros fomentavam interações entre homem e máquina via teclado, algo impensável naquela geração 8 bit praticamente recém-nascida.

Da esquerda para a direita: Marcus Garrett Chiado, Frederico Liporace e Carlos Bighetti

 

O documentário “LOADING… Nossos Primeiros Jogos de Computador” foi totalmente escrito e produzido por fãs e retrata como eram os jogos dos primeiros microcomputadores pessoais (os pioneiros jogos brasileiros e seus criadores, e os jogos que vinham do exterior para o Brasil), além de todo o “ecossistema” gerado por aquela grande novidade tecnológica: os fabricantes nacionais dos micros e periféricos, as softhouses (clubes) que, sem cerimônia, comercializaram os jogos do estrangeiro, as empresas que os traduziram e os venderam ao varejo em embalagens personalizadas, os primeiros jornalistas que escreveram sobre o tema, as lojas que venderam microcomputadores, periféricos e acessórios, e nós, jogadores à época, que, de maneira absolutamente inédita, tivemos o prazer de acompanhar tudo de perto.

Muitos autores de games brasileiros como Renato Degiovani (Aeroporto 83, Amazônia, Serra Pelada), Luiz F. de Moraes (A Lenda da Gávea, Barravento), Divino Leitão (Cavernas de Marte, Valkirie, Pinball), Mauricio Bussab (Avenida Paulista, Carga Viva, A Casa de Akernaak), Tadeu Curinga da Silva (Em Busca dos Tesouros), Frederico Liporace (O Enigma dos Deuses), Ademir Carchano (Disco Laser), Mario Gouvea (Countdown to the Death), Manuel Fraguas e Luiz Capanema (Sexy Game, Lunar Rescue, Atlântida) são alguns dos nomes que estão na obra.

Tadeu Curinga em estudio

 

A versão final do documentário LOADING… Nossos Primeiros Jogos de Computador será lançada no dia 15 de outubro, no MIS – Museu da Imagem e do Som, na cidade de São Paulo – Brasil. Com pouco mais de 2h de duração haverá também um painel para compartilhar com o público curiosidades de bastidores e receberão convidados especiais para debater alguns aspectos abordados no documentário.

Mario Gouvea em entrevista

 

Durante sua curta visita a Portugal o luso brasileiro Marcus Garrett Chiado já havia concedido uma entrevista à Sidequest (LINK) e mencionado a produção deste novo material em complemento ao documentário anterior “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”. Na ocasião desafiamos o autor e pesquisador da história das consolas e videojogos a criar um conteúdo similar também de Portugal, incluindo as diversas parcerias e negócios em comum entre Brasil e Portugal, sendo a mais notória por exemplo da SEGA – TecToy BR – Ecofilmes PT.

Curiosidade: Pedro Pimenta, conhecido compositor português (autor de soundtracks para jogos de ZX81, ZX Spectrum, PC e até Atari 2600) participa do documentário com algumas músicas ao melhor estilo chip tune!

LOADING… Nossos Primeiros Jogos de Computador

Produção/Direção: Carlos Bighetti e Marcus Garrett.

Lançamento mundial: Dia 15/10/2022 às 14h00

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som – São Paulo, SP, Brasil.

Site do museu: https://www.mis-sp.org.br