Figueira da Foz: o primeiro município Game Dev Friendly de Portugal?

Decorre nos próximos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2022 em Portugal a 7ª edição da GameJamPlus, a maior competição internacional de desenvolvimento de videojogos.

Os locais escolhidos este ano foram Lisboa, Leiria e o município da Figueira da Foz, no qual se foca este artigo, e que contou com apoio da Code.Up, Techframe e do movimento nacional Digital Valley Portugal. Como parte dessas actividades serão assinados protocolos de colaboração com diversas entidades nacionais e internacionais de grande relevo.

Para além disso, durante esses três dias, os participantes reúnem-se em equipas para desenvolver jogos e pitchs comerciais para seus projetos, um hackathon que dura 48 horas. O evento ocorre no Quartel da Imagem, com 4 equipas de 7 membros a concurso.

Os temas da GameJamPlus, como de costume, serão divulgados também no dia 14 nos canais de comunicação de cada sede local. Além disso, cinco categorias especiais também serão divulgadas ao público.

 

 

 

Como funciona a GameJamPlus?

Aberto o processo global de candidaturas, os projectos selecionados participam desse hackathon preliminar em todos os países inscritos.  Após a etapa inicial de produção, as equipas e projetos passam por processos de incubação (janeiro e fevereiro de 2023) e aceleração (abril e maio de 2023), aprimorando seus jogos e tornando-os produtos comerciais viáveis para competir nas etapas de premiação consequentes.

A primeira cerimónia continental de premiação da GameJamPlus, o chamado Plus Awards Regional, acontecerá durante as Finais Continentais presenciais, divididas por regiões do mundo, sendo esta uma das novidades este ano, previstas para acontecer em março e abril de 2023 no Brasil, Ásia, LATAM, Europa e África.

O CEO da GameJamPlus, Ian Rochlin, irá entrar em direto com a Figueira da Foz, a partir do Dubai, onde falará um pouco sobre esta que é atualmente a mais completa competição do mundo e acontece na 2ª maior indústria do planeta: o Brasil.

A Code.Up é uma das empresas pioneiras em Portugal a apostar na formação das crianças à partir dos 7 anos em programação, produção e design de videojogos. António Durão, mentor e formador no projeto, criou o currículo que ajuda a formar os futuros profissionais da indústria e permite ter, na mesma turma, alunos de diferentes faixas etárias sem que haja qualquer perda de eficácia no processo de aprendizagem.

Em 2021 dois jogos chegaram à final internacional, um deles ficou posicionado em lugares cimeiros, tratando-se de um jogo com uma mecânica já complexa feito por uma equipa de seis elementos com média de idades de 14,9 anos.

“Imagino sempre o que estes alunos farão um dia quando ingressarem, se assim o desejarem, num curso superior de videojogos. A mais valia que não serão para colegas e até par aos professores pois naturalmente no Code.Up não damos tudo, como é natural. Há um outro mundo à espera deles, com outra maturidade e profundidade, mas qualquer um deles pega num desafio, num tema, no Unity, e com tempo garanto que faz “magia” – aponta António Durão.

António Durão

A GameJam é o culminar anual do processo de formação. É como se fosse o nosso “final de ano letivo” onde fazemos esta grande festa de aprendizagem e reforço de competências, que neste caso serão também dadas por mentores especializados.

Game Dev Friendly

Candidatando-se ao “Selo Game Dev Friendly” qualquer município pode investir e apoiar na criação de um cluster de videojogos no seu concelho, atraindo investimento nacional e internacional. Um pool de especialistas analisarão diversos critérios objetivos para que os candidatos recebam o selo de aprovação além de suporte nacional e internacional para o desenvolvimento desse ecossistema.

Estarão presentes prestigiando esses trabalhos o Sr. Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Bernardo Ivo Cruz entre outras autoridades e empresários, quando serão assinados protocolos:

  • com o município de Figueira da Foz na pessoa do Sr. Presidente Dr. Pedro Santana Lopes
  • com a GameJamPlus
  • com o premiado estúdio impulsionador do ecossistema na Ilha da Madeira RedCatPig
  • com a Real Fevr, a maior empresa portuguesa de NFT´s
  • com a FD Comunicação, empresa brasileira com mais de 25 anos de atuação no mercado internacional e que sua CEO já falou com o SideQuest (link para a entrevista)

Grandes profissionais do ecossistema nacional dos videojogos (sérios e de entretenimento) acompanharão as equipas durantes estes 3 dias de Game Jam Plus, incluindo a presença especial da convidada internacional vinda do Brasil e CEO da Indie Hero, Juliana Silva Brito, uma das personalidades mais influntes da América Latina nesta área e também do jornalista e narrador desportivo Guto Nejaim, futuro responsável pelos E-Sports do Digital Valley.

Durante a maratona hackathon haverá mentoria de especialistas de relevo da indústria nacional, tais como Ricardo Flores (Lockwood), Fred Antunes (Real Fevr), Marco Bettencourt (RedCatPig), Carlos Mora (Techframe), Hugo Sousa (Critical Software), Vera Peneda (Ex-Epic e Ex-Miniclip) e Pedro Nuno Lemos (I – do Software).

A cerimónia terá início às 19:30H, 14 de outubro, no Quartel da Imagem, na Figueira da Foz com a presença do Doutor Pedro Santana Lopes,  seguem-se as assinaturas de protocolos com o movimento Digital Valley, somando-se aos quase 60 preexistentes em caráter nacional e internacional.

Gorete Lopes, CEO do Digital Valley, acrescenta: “a criação do cluster nacional de produção de   videojogos (serious gaming e fun gaming) pretende aumentar a visibilidade, o acesso a linhas de apoio, redes de investimento nacionais e internacionais, tornando Portugal um sério candidato a ser um Silicon Valley da Europa. Fechando protocolos entre as diversas unidades de formação com outras editoras nacionais e internacionais. Em nosso modelo colaborativo do Digital Valley, cada organização protocolada participa nos projetos na medida em que seu contributo é dado mediante a sua especialidade.”

O SideQuest é um dos parceiros Digital Valley e estará presente para a cobertura completa do evento, acompanhem os artigos e postagens nas redes sociais.