Sackboy: Uma Grande Aventura – Diversão para miúdos e graúdos | Análise

O divertido Sackboy deixou de ser um exclusivo das consolas Playstation e chegou agora também aos PC. Vamos ligar então as máquinas e jogar Sackboy: Uma Grande Aventura! 

Sackboy: Uma Grande Aventura é o mais recente jogo da Sony a ganhar uma versão para computadores (as versões PS4/PS5 saíram em 2020), seguindo assim os passos de jogos como Uncharted: Legacy of Thieves e God of War. 

A aventura é desenvolvida pela Sumo Digital e tem como estrela o simpático Sackboy, e é ele mesmo que agora dá o nome ao jogo, deixando assim para trás o nome LittleBigPlanet. 

A história do jogo passa-se no planeta Artemundo (lar de Sackboy), onde reinam a paz e tranquilidade. Contudo essa mesma tranquilidade está prestes a terminar graças ao super-vilão Vex, que é um ser feito de caos e medo. Ele sequestra os habitantes do Artemundo para obrigá-los a construir o Conversor, um dispositivo mortal que pode tornar o até agora tranquilo planeta num lugar desolado e medonho. 

Graças à sua astucia, o pequeno Sackboy consegue escapar no seu foguete, e cabe agora a ele percorrer cinco mundos e reunir as Esferas dos Sonhadores para impedir os evil plans de Vex. 

A típica historia do bem contra o mal, os visuais engraçados e o gameplay intuitivo dão logo a entender que o jogo da produtora inglesa foi criado especialmente para um público mais infantil. Mas isso claro não significa que jogadores mais experientes não encontrarão aqui bastante divertimento, antes pelo contrário. 

Sackboy: Uma Grande Aventura é uma boa opção para quem quer um titulo de plataformas em 3D dividido em mundos e respetivas fases. Cada uma dessas fases tem os seus próprios desafios e ao chegarmos ao final de uma dela dá ao pequeno Sackboy uma Esfera dos Sonhadores. Temos assim que reunir bastantes dessas esferas para chegarmos ao covil de Vex e assim salvar o Artemundo.  

Os visuais que parecem retirados das melhores animações da Pixar não passam despercebidos. E aliado à belíssima direção artística está uma banda sonora dinâmica que reage às mudanças dos cenário e aos feitos que vamos conquistando, criando uma experiência de jogo bastante entusiasmante. 

Isto tudo está aliado a  uma jogabilidade bastante refinada, o que mostra a maturidade adquirida ao longo do tempo da série LittleBigPlanet, mas acima de tudo o alto padrão de qualidade que a Sony nos tem trazido com os seus exclusivos. 

A chegada ao PC de Sackboy: Uma Grande Aventura tem assim bons motivos para ser celebrada, pois significa que mais jogadores vão ter a oportunidade de jogar esta divertida aventura. É quase impossível não sorrir e soltarmos gargalhadas ao longo do jogo, independentemente se somos crianças ou adultos de barba rija. 

O jogo do divertido e simpático Sackboy parece querer seguir a tradição de boas adaptações que a Sony tem trazido para o mercado PC, com a inclusão de todos os recursos oferecidos nas versões para consola, mas ainda traz algumas adições extras significativas. 

Caso tenham hardware compatível claro, o jogo suporta 4K nativo e Ray Tracing. Os fps também pode ser configurados manualmente, com opções fixas a 30, 60, 120 (a até mesmo ilimitado). Eu cá joguei com a configuração de 60 fps e estou a adorar a fluidez de jogo! 

Também podemos ajustar nas opções gráficas a oclusão de ambiente, efeitos de partículas, qualidade das texturas, reflexos, a qualidade de renderização, entre outras coisas. Não pude ainda deixar de reparar que mesmo tendo uma versão do jogo da Steam, tive que ligar a minha conta aos serviços online da Epic Games. Não faz sentido, e tive que fazer cinco logins (sim…, cinco) para finalmente conseguir arrancar com o jogo. Não daria para descomplicar Sony? 

No que diz respeito a jogabilidade, podem utilizar o DualSense da Playstation 5 (caso o tenham claro), com as suas funções de gatilhos adaptativos bem como a vibração háptica. Mas se quiserem jogar com o clássico teclado e rato também o podem fazer, pois existe uma personalização completa para estes dispositivos. O jogo vem ainda com todas as correções necessárias no que diz respeito à sua jogabilidade, bem como o seu conteúdo adicional lançado até à data, como é o caso das numeras fatiotas para Sackboy (estão desbloqueadas logo ao inicio), como por exemplo de Aloy de Horizon Zero Dawn ou de Jin Sakai de Ghost of Tsushima. O difícil é escolher acreditem!! 

E se quiserem desbloquear uma skin exlcusiva da versão PC, basta ligarem uma conta da PlayStation Network, caso a possuam claro. 

 

Conclusão:

Sackboy: Uma Grande Aventura é provavelmente um dos mais belíssimos jogos de plataformas em 3D já produzidos. Claramente o público infantil é o alvo principal, mas esta aventura é também recomendada para todos aqueles que mantém viva a sua “criança interior”. Se já era um jogo recomendado nas consolas Playstation, a versão para computadores não é excepção Obrigado Sony!