76408 – 12 Grimmauld Place | Análise

Lançado a 1 de Junho de 2022, este conjunto recria a sede da Ordem da Fénix, um dos locais mais emblemáticos do universo de Harry Potter.

O set tem 1083 peças 9 minifiguras, sendo que uma delas é uma estreia: o elfo doméstico Kreacher.Tem um custo de 129,99€ e o preço por peça é de 0,12€.

Este set está genialmente bem pensado, recriando bem as mecânicas de mostrar e esconder o edifício, através de um mecanismo na base inteligentemente bem colocado e discreto. É possível esconder o edifício do meio, ficando assim só com duas frente, com os interiores a manterem-se intactos nas traseiras.

É bastante colorido, e os contrastes entre as fachadas das casas e os interiores dá-lhe um ar mais mágico e acolhedor.

No que diz respeito ao seu tamanho, é um conjunto bastante robusto e nada frágil. Mesmo no momento de empurrar/puxar a casa do meio, mantem-se impecável.

Se do lado de fora a construção tem muito bom aspecto, por dentro é recheada de detalhes e pequenos itens que compõem as várias divisões da casa. Tem a famosa árvore genealógica da família Black, a orelha com o fio dos irmãos Wesley para escutar conversas e a sala de reuniões da Ordem da Fénix. Tudo zonas ou momentos bastante acarinhados pelos fãs.

No que toca ao processo de construção, o set também está de parabéns. Não teve nenhum momento repetitivo e foi sempre dinâmico ver o edifício crescer com os seus vários detalhes. Fiquei bastante fascinado quando montei e entendi a mecânica de empurrar/puxar o edifício do meio, de tão simples e funcional que é.

Em suma, é dos sets de Harry Potter mais interessantes dos últimos anos. Tem mecânicas funcionais e divertidas, recria bem momentos dos livros/filmes e tem uma apresentação final bastante aprazível. Só peca mesmo pelo preço ligeiramente elevado para a quantidade de peças.