GameJam+: A Ilha da Madeira fez historia na Final Europeia

Durante os últimos dias do GameJam+ na Ilha da Madeira, os concorrentes, oriundos de diversas nacionalidades e faixas etárias, ligaram-se visivelmente.

O evento promove um ecossistema vibrante onde convergem jogadores (Jammers) de origens variadas. À medida que competem na Final Europeia, as equipas não só constroem amizades fortes, mas também trocam as suas perspectivas únicas, alimentadas por uma paixão partilhada pelo jogo e pela sua indústria. Em meio à exploração das atrações de tirar o fôlego da Ilha da Madeira, cortesia da  Digital Valley, eGameLabs & StartUp Madeira, a interação e o networking entre estes aspirantes a profissionais prometem oportunidades de crescimento inestimáveis.

O coração do GJ+ é o evento anual GameJam+. Um hub de criatividade, colaboração e competição onde os desenvolvedores de jogos convergem para dar vida às suas visões. Ao longo de dias ou até semanas, os participantes mergulham no emocionante turbilhão de codificação, design e testes. Contudo, não se trata apenas de criar jogos; trata-se de promover uma comunidade de indivíduos apaixonados, unidos pelo amor pelos jogos.

Mas GameJam+ vai além da euforia da criação de jogos; trata-se de preparar desenvolvedores para a competitiva indústria de jogos. Durante todo o evento, os participantes receberam feedback inestimável de especialistas e mentores do setor. Eles aprendem a iterar, refinar e otimizar seus jogos, transformando-os de meros conceitos em produtos prontos para o mercado.

E no clímax do evento GameJam+ tivemos a revelação dos jogos que chegaram ao ranking final; após meses de trabalho árduo, dedicação e paixão. Cada uma das 3 equipas apresentaram seus grandes jogos a um painel de jurados composto por veteranos do setor, investidores e entusiastas de jogos. A grande final Europeia, que foi transmitida via live no nosso site, trouxe momentos de expectativa, nervosismo e possibilidades ilimitadas.

E além da ilha da Madeira ter feito história na final Europeia da GJ+, a equipa 10.10, da Ilha da Madeira, foi consagrada os grandes vencedores. Nós, do SideQuest, falámos com a equipa:

Jogo Madeirense Campeão 

Conheça a equipa da ilha da Madeira, composta por novos game developers da Ilha. A equipa ja se conhece há bastante tempo, e tem como integrantes dois rapazes e uma moça. Os três sempre estavam dispostos a falar bem sobre a sua terra natal aos outros participantes, também demonstraram a paixão e o knowhow impressionantes. Falei e entrevistei os tres sobre seu jogo Meowster Chef, disponível para Android

Francisco Nobrega (esquerda), falou sobre sua visão e expectativas da GJ+ “As expectativas do nosso jogo e para o evento é ver até 2 onde dá em relação ao nosso jogo. Estamos aberto a quaisquer oportunidades para o futuro.”

Já Gonçalo Pinto (direita), disse que “Honestamente não sabíamos o que esperar, mas estamos atrás de uma grande experiência. O fato de estarmos aqui na Madeira com outros participantes que são apaixonados por jogos nos motiva bastante a continuar. E se não fosse os mentores nos mostrando o caminho como guias, não seria facil”.

Beatriz de Freitas (centro), uma das artistas do jogo, fala que “ Estou muito entusiasmada pois nosso jogo me trouxe uma experiência para fora da minha zona de conforto. Após ter saído da caixinha, até comecei a aprender 3D pois sou designer. Gostando muito de entender o cenário por conversar com todas as pessoas da área que estão aqui”

Pois bem, era nítido no evento final da GJ+ Final Europeia, que toda a equipa 10.10 ficou bastante emocionada. Ao serem entrevistados eles agradeceram bastante a todos os participantes, seus mentores e a Organização. E após a salva de palmas, já estavam com o celular em mãos para ligar pros familiares, especialmente as mães, para contar as boas novas. O time irá representar a Europa na final Global ainda este ano no Rio de Janeiro, Brasil.

Assim, o impacto do GJ+ estende-se muito além dos limites do próprio evento. É um catalisador de mudança, remodelando a indústria de jogos, uma ideia de cada vez. Os jogos nascidos no GJ+ não são apenas entretenimento; são fenômenos culturais, estimulando conversas, inspirando imaginações e desafiando convenções.