Final Europeia da GameJam+ na Madeira: Especial Completo

Os leitores puderam acompanhar através da nossa cobertura especial durante este fim de semana o decorrer do evento GameJam+ na Ilha da Madeira, Portugal.

A GameJam+ é a maior maratona de aceleração de desenvolvimento de jogos do mundo com um dos principais objetivos de potenciar os melhores jogos para que se tornem produtos comerciais de interesse a investidores, numa grande jornada conduzida por players do ecossistema de economia criativa de todo o mundo, tendo alcançado mais de 5000 participantes, em mais de 100 cidades de 30 países e 1000 jogos desenvolvidos.

Pelo empenho de todos e de cada um do movimento Digital Valley Portugal, pela primeira vez a final europeia se realizou em terras lusitanas, mais precisamente no Funchal, Ilha da Madeira, com a presença de muitos jammers convidados e finalistas de diversos países europeus que puderam comparecer. É interessante destacar que, mesmo para concorrer aos prémios e galas, muitos participantes de gamejam seguem os mesmos princípios dos demais developers, ou seja, são tímidos, introvertidos, não gostam ou tem timidez para participar desse tipo de eventos e com isso seus jogos, programas ou sistemas acabam tendo dificuldade acrescida em conquistar mercados ou divulgação mais ampla!

Durante um dia inteiro os participantes puderam conhecer um pouco do ecossistema e do turismo local e mais um dia inteiro de evento, networking, gala e entrevistas aos media convidados, incluindo a televisão, iniciativa estas impulsionadas pela Startup Madeira e pelo consórcio eGamesLab.

Estive presente pela primeira vez numa Gamejam como “insider” em 2022, antes disso sempre fui ou como espectador ou a acompanhar amigos desenvolvedores. A etapa realizada no município de Figueira da Foz, ao norte de Portugal, foi acompanhada AQUI e me permitiu um foco diferente do habitual, acompanhando os bastidores e desafios quase pessoais dos “jammers” (participantes) e também dos mentores, organizadores e etc.

Em outubro de 2023 diversas gamejams foram realizadas em Portugal sendo que os finalistas foram apontados tanto na Figueira da Foz quanto no Funchal, presentes neste evento e concorrendo pelas mentorias até à final mundial que se realizará no Rio de Janeiro, Brasil.

Agora em fevereiro de 2024 o cenário escolhido foi a Ilha da Madeira, com seu cluster tecnológico emergente, destino favorito dos nómadas digitais e também com crescimento visível em literacia digital e conhecimentos informáticos, graças a muitas políticas públicas vigentes, como por exemplo o ensino de noções de robótica nas escolas públicas.

Conheçam agora um pouco das equipas e dos jogos apresentados na Final Europeia da Gamejam+. Vou partilhar com os leitores os vídeos dos pitchs que os concorrentes apresentam ao júri, como se tratasse de uma apresentação comercial a empresas ou investidores.

A demo dos jogos pode ser descarregada para os leitores experimentarem, com o alerta que são versões muito básicas ainda em fase alpha ou beta, todas para computadores do tipo PC, feitas em poucos meses para apresentação ao júri e concorrerem ao processo de mentoria e incubação que os levam à final mundial e posterior processo de viabilização,  para que se tornem num produto final comercial. Acompanhem!

Representados pela mentoria de António Durão, CEO da Escola CODE.UP de Programação Criativa, Produção, Design e Programação de Jogos Digitais e Robótica, os finalistas se reuniram em três equipas com nomes de naves espaciais (Enterprise, Soyuz e Discovery) que explico melhor a seguir, mas não deixe de acompanhar a entrevista completa desses jovens talentos nesta excelente análise do amigo Bruno Reis aqui neste artigo.

  • PORTUGAL, Coimbra – jogo ASHEN OF SUNRISE: THE FIERY HOLE

Fã de Worms e de Minecraft, além de Nintendo, o veterano Luís Guerra veio de Coimbra e é o líder da equipe ENTERPRISE formada por 8 pessoas, entre as quais se inclui o jovem talento Tomás, que cursa o 8º ano e fez os pixel art entre muitos assets do jogo. Tive a honra de o conhecer e conversar com ele e com os seus pais durante a gamejam da Figueira da Foz, no artigo destaquei o quanto era incrível o trabalho desse jovem artista, desenvolvedor e gamer! O jogo concorrente é o “Ash of Sunrise: The Fiery Hole”,  um jogo de ação com vista de cima que foi desenvolvido em memória dos incêndios de Portugal e com a intenção de consciencialização e sensibilização sobre a prevenção dos mesmos: o jogador assume o papel de um bombeiro com a missão de salvar pessoas e apagar chamas.

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

  • PORTUGAL, Figueira da Foz – jogos FROM THE GROUND UP e RUNES OF TOMORROW

Concorrendo com um jogo mais light, inspirado no Animal Crossing e em vários jogos para mobile só que com a pretensão de ser disruptivo e fazer o contrário deles, o jovem Guilherme Caetano da equipa SOYUZ apresentou-nos  o jogo “From The Ground Up”, mais casual, numa vibe de cuidar das plantas enquanto limpa e recicla sua área para tornar a terra mais verde. Planeia integrar ainda mais plantas e desafios ao longo do caminho para transformá-las em lindas flores, ao mesmo tempo que nos continua a ensinar sobre a natureza e sobre a própria Mãe Terra.

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

Já num alerta mais apocalíptico do jogo “Runes of Tomorrow” podemos explorar um mundo apocalíptico, devastado pelas mudanças climáticas. Para o restaurar devemos obter recursos e assim sobreviver escondido na sua cúpula. O foco principal está na exploração e nas escolhas que o jogador deve fazer na hora de gerir esses escassos recursos. A equipa Discovery é formada por sete pessoas sendo o mais jovem com 12 anos, neste evento foi representadas pelo jovem Diogo Paz que explicou terem retirado inspiração no rover que explorou o planeta Marte e na combinação com o sistema de construção e gestão de recursos do Minecraft. Diogo é fã do Nintendo DS e também de PC!

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

Da esquerda para a direita: na fileira de cima Luis Guerra (Enterprise) e Antonio Durão (Code.up) e  embaixo Guilherme Caetano (Soyuz) e Diogo Paz (Discovery).
  • PORTUGAL, Ilha da Madeira – jogo MEOWSTER CHEF (Primeiro lugar)

A equipa 10.10, composta por apenas três pessoas, Francisco Nóbrega (esquerda), Gonçalo Pinto (direita) e Beatriz de Freitas (centro), acabou por sagrar-se campeão e a entrevista completa antes dessa revelação pode ser lida AQUI

O jogo com o evidente capricho na arte e subtil toque feminino é o MEOWSTER CHEF. Neste jogo nosso CatChef viaja pelo mundo aceitando desafios do Mewoster Chef e dos Chef Animals que surgem pelo caminho, com objectivo de os superar. Serão vários níveis e em cada um deles haverá vários mini jogos, todos baseados na culinária típica do país e no seu respectivo animal endémico.

Tive o prazer de conversar com a simpática artista Beatriz, responsável pela arte, 2D e 3D, que me contou terem desenvolvido o primeiro nível na primeira fase da gamejam e os demais cinco níveis desta versão demo durante a fase de incubação. Tendo sido estudante de multimedia, Beatriz confessou que conheceu o universo dos jogos enquanto negócio através da gamejam, nunca lhe havia passado pela cabeça o que era esse mercado e toda a cadeia existente entre a ideia, o código e a publicação/comercialização.

Sendo a equipa vencedora receberam a viagem para a final mundial no Brasil, Rio de Janeiro.

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

  • ESPANHA, Valência – jogo REWILDING THE JUNK

Nossos vizinhos e hermanos espanhóis, de Valência, estiveram bem representados pelo time MAD que apresentou o jogo “Rewilding the Junk”, uma proposta mais ecológica de desafiar o jogador a “recuperar” uma pequena área para que a natureza possa reivindicá-la para si: limpe o lixo e plante algumas plantas para trazer a natureza de volta.

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

  • SUÉCIA, Visby – jogo RECITALLION (Terceiro Colocado)

Visby é uma cidade quase de contos de fadas, na incrível ilha de Gotland, Suécia. O time SHOGI CARDS representado pelo Dani Alys apresentou o jogo de cartas “Recitallion”, uma mistura de jogo de luta de cartas com tower defense. O jogador sacrifica cartas para obter efeitos únicos poderosos ou as convoca para obter suporte na batalha, com um detalhe: se o oponente derrotar uma de suas invocações poderá adicioná-la ao seu próprio baralho para jogar contra si, portanto, avalie cuidadosamente suas opções de rituais de cartas! O time de quatro pessoas se inspirou na gravação de músicas e nos ensaios (chamados de rehersal) e recitais, que numa curiosa visão artística viram um “recitallion”, uma experiência de descobrir a si mesmos e seus poderes durante o jogo.

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

  • ESLOVÁQUIA – Trnava

Uma das coisas mais sensacionais dessas gamejams é esse intercâmbio de culturas. Que a cidade eslovaca de Trnava é conhecida como “roma eslovaca” ok, que é uma das cidades mais antigas e importantes da Eslováquia ok, que fica a apenas 50 km da capital Bratislava ok, agora que se destaca no setor das tecnologias e do desenvolvimento de games e de sistemas eu não fazia nem idéia!

Trnava tem o maior poder energético e a maior produção da indústria na região, a maior produção agrícola (por alqueire de terra),  o maior consumo per capita da Europa, além da melhor qualidade de infraestrutura social, técnica e o transporte público altamente desenvolvido!

Time Eslovaco da esq para a dir: Lenka, Dominika, Samuel Marek, Jakub e Samuel Draxter

Desse polo cultural eslovaco vieram os seguintes times e games:

TIME V3SKA – jogo ULTIMATE TOTAL PETAL (segundo colocado)

Ultimate Total Petal Super Beatdown é uma mistura de beat´em´up com fps ambientado numa distopia de universo alternativo futuro… Um grande mal devastou a natureza para alimentar sua máquina mas, infelizmente para eles, a natureza revida na forma do personagem “Wes”, uma criatura vegetal artificial e senciente que deve desmantelar suas maquinações por todos os meios necessários. Há combates corpo a corpo e parkour em ritmo acelerado pelas cidades para coletar novas mutações e aprimorar habilidades, plantar sementes em sua base e vê-las crescer à medida que você avança em direção ao objetivo de salvar a natureza e destruir o mal. É um jogaço e eu suspeitava que era esse ou o Kemono Hanta (mais abaixo) que venceriam esta Gamejam!

A representante do time que estava presente, a Lenka Šišuláková (tomara que eu tenha escrito certo), era uma pessoa sensacional. Esteve descalça todo o evento, num visual que misturava heavy metal com reggae, de piercings e tatuagens, totalmente moderna e apocalíptica. Quando a chamaram ao palco para o segundo lugar eu esperei Ozzy Osbourne + Sepultura tocando ao mesmo tempo no último volume, mas o que aconteceu foi uma Lenka derretendo emocionada: nem sequer conseguiu falar, toda feminina e com as emoções à flor da pele e o coração disparado… uma fofa! 😀

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

TIME GAME TREE – jogo TRASH BOT

Imediatamente perguntei ao Samuel Marek se ele era fã do personagem Wall-E pela incrível semelhança, evidente que a resposta foi positiva! O jogador é um protetor do planeta que coleta e classifica resíduos para restaurar locais importantes. Atualize seu robô, limpe as estradas e construa um império de reciclagem que moverá o mundo em direção a um futuro melhor. O enredo parece um daqueles clichês ecológicos que fazem a Greta sorrir, mas o jogo é MUITO divertido e um ótimo time killer.

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

TIME REDSPARK- jogo FORSAKEN

Forsaken é um jogo de sobrevivência desenvolvido por uma equipe de seis pessoas, incluindo a Dominika que estava presente na gamejam e conversou comigo descalça. Foram adicionados elementos de terror no jogo, sendo a gameplay um survival FPS onde se coleta armas, cogumelos e ervas durante o dia para poder sobreviver à noite, com forte base cultural na cultura e mitos eslovacos. É preciso explorar um mundo dinâmico que reune recursos para defesa contra inimigos ao mesmo tempo que luta e se esconde de monstros que surgem à noite.

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

TIME SPROUT – jogo LIFE OF SHROOM

Um inusitado e divertido “simulador de vida de um cogumelo”, bem criativo. 

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

TIME SPACE FROGGO GAMES – jogo KEMONO HANTA

Tinha certeza que este jogo estaria no top 3 pelo conceito muito original e jogabilidade interessante. O desafio de se aventurar numa caverna escura, tentar sair de lá lutando com monstros japoneses
e resolvendo puzzles. Formado por dez pessoas, conversei com o Jakub lá presente que me contou terem se baseado na mitologia japonesa e que também era um grande fã do jogo MAFIA e dos computadores do tipo PC.

https://www.youtube.com/watch?v=LghcKw9iBNs

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

TIME SAD RHINOS – jogo RHINO RESCUE

Este criativo jogo ecológico simula uma caminhada narrativa em 3D pelo “Parque Nacional Krueger”. O jogador é um jovem ativista com o objetivo de proteger rinocerontes dos caçadores furtivos, destruir armadilhas, rastrear caçadores furtivos até seus acampamentos e libertar os filhotes das gaiolas. A quase extinção dos rinocerontes que foi bastante noticiada pelos idose de 2016 e 2017 foi forte o suficiente para motivar a equipe de sete pessoas a desenvolver este jogo.

DOWNLOAD DA DEMO AQUI

Além dos jammers concorrentes estiveram presentes diversos membros da gamejam, a começar pelo fundador Ian Rochlin, a CEO Juliana Brito (também da Indie Hero), convidados da Polônia, Canadá, até mesmo autoridades como o Senhor Presidente do Governo da Madeira Miguel Albuquerque.

Acima, da esquerda para a direita: Marta Reis (Simplify Pro), Antonio Durão (Code.Up), Carlos Mora (Techframe), Gorete Lopes (Digital Valley), Miguel Albuquerque (Presidente do Governo Regional da Madeira), eu e o Nuno Rivotti (VEU Inc). Abaixo: todos os jammers que representaram dignamente seus países e em destaque o anfitrião Carlos Lopes (Startup Madeira).

Para assistir ao evento completo, segue o link do youtube:

Para acompanhar também os bastidores e entrevistas, podem seguir a Nicole Concha em todas as suas redes sociais:

https://www.tiktok.com/@nicole_concha

https://www.instagram.com/nicole_concha96/

https://www.youtube.com/NicoleConcha

https://www.twitch.tv/nicshell

Além da Nicole, quero deixar registado o trabalho profissional e dedicado dos dois novos amigos que me acompanharam: o Bruno Reis e o Bernardo Candeias, dois gigantes que tive a honra de poder partilhar suas jornadas.

Finalmente tenho de destacar os trabalhos incansáveis do Professor Carlos Mora, CEO da Techframe e da Dra. Gorete Lopes, CEO do Digital Valley pois sem o pioneirisimo de ambos e a inabalável fé no desenvolvimento do cluster dos videojogos em Portugal, este acontecimento e a conjugação de profissionais, talentos, voluntários e etc. poderia nunca ter acontecido. Foi através deles que se está construindo, dia a dia, tijolo por tijolo, um projecto de esforço coletivo e de reciprocidade lusófona.

Destaques na média local madeirense:

https://madeira.rtp.pt/sociedade/madeira-acolheu-final-europeia-do-game-jam-plus-video/

https://www.jm-madeira.pt/regiao/albuquerque-presente-na-final-europeia-do-game-jam-plus-DC15535987