Invincible: Guarding the Globe | Análise

Andava a vasculhar a Google Play Store quando me deparei com Invincible: Guarding the Globe. Este jogo tem a mão da Ubisoft Entertainment e é um idle RPG que oferece aos jogadores a oportunidade de assumirem o papel dos seus heróis favoritos e proteger a Terra de todo o tipo de ameaças.

Vamos lá então começar a “dissecar” o jogo. Em Invincible: Guarding the Globe, temos a oportunidade de jogar com os nossos heróis favoritos da série de animação da Amazon Prime/ comic books Invincible. Iremos formar uma equipa dos mais diversos heróis e envia-los estrategicamente para batalhas contra adversários duros de roer.

As batalhas são um deleite estratégico, sendo bastante satisfatório coordenar as ações da minha equipa e usar os seus poderes especiais em encontros dinâmicos. O equilíbrio entre a simplicidade deste tipo de jogo (idle) e o envolvimento ativo por nossa parte mantêm a jogabilidade deveras interessante.
O jogo inclui personagens conhecidos como Invincible, Atom Eve, The Immortal, Rex Splode e Dupli-Kate, cada um deles com as suas habilidades e qualidades únicas. Esta diversidade permite que criemos um elenco que corresponda ao nosso estilo de jogo preferido.

Invincible: Guarding the Globe é uma mistura envolvente de estratégia e ação. Controlar estes personagens não apenas aprofunda a nossa conexão com o universo de Invnicible, mas também proporciona uma experiência de jogo emocionante e divertida para os fãs de longa data e/ou novatos na série. Seja a participar ativamente nas batalhas ou permitindo que a equipa progrida enquanto estamos ausentes, o jogo proporcionou uma experiência de jogo de super-heróis única e bastante interessante.

O jogo leva-nos a descobrir um emocionante enredo completamente original, e confesso que fiquei genuinamente cativado pela sua imprevisibilidade. Embarcar numa campanha com a Global Defense Agency, tentando desvendar o mistério de um exército de clones mortal e de hambúrgueres roubados, trouxe uma mistura única de seriedade e humor. A inclusão de personagens familiares foi um toque bem agradável, proporcionando uma sensação de continuidade nesta nova narrativa. A presença de Cecil Stedman como manda chuva da GDA acrescentou uma dinâmica bem intrigante à história.

invincible: guarding the globe
Invincible e Atom Eve, dois dos muitos personagens presentes no jogo

Resumindo, o enredo de Invincible: Guarding the Globe é uma jornada cativante rumo ao desconhecido, repleta de mistério, muito humor (bem típico da série) e reviravoltas inesperadas. É uma prova da muita criatividade por parte da equipa de desenvolvimento, que me deixou genuinamente ansioso pelo que aconteceria a seguir neste novo capítulo do universo Invincible.

Os modos de jogo oferecem uma experiência diversificada e envolvente para os jogadores. O Modo Campanha é como estar num filme de super-heróis, com uma história bem porreira e desafios para nos manter entretidos. É uma mistura de narrativa e jogabilidade que torna cada sessão de jogo bem interessante.

O modo GDA Ops traz alguma emoção com os seus desafios time-based, pois exige um raciocínio rápido e alguma estratégia para enfrentar missões intensas. O modo Alliance tem tudo a ver com trabalho em equipa, pois este não é apenas um jogo single player, pois permite-nos juntar a outros jogadores, tornando-o mais social e colaborativo.

Algumas cenas do gameplay do jogo

O que eu gosto é que estes modos vão de encontro a diferentes preferências. Quer vocês gostem de histórias, desafios ou de trabalhar com outras pessoas, há algo para todos em Invincible: Guarding the Globe. É como ter um jogo de super-heróis que se adapta à forma como vocês querem jogar, tornando cada sessão bastante satisfatória.

O grafismo (para um jogo mobile) está fantástico, capturando o estilo vivido e dinâmico dos comic books de Invincible. Gostei bastante dos detalhes dos personagens e dos ambientes bem coloridos, fazendo com que pareça que estamos a jogar literalmente numa página de banda desenhada. A música adiciona outra camada de emoção graças à sua banda sonora enérgica e épica, encaixando perfeitamente na temática de super-heróis, e durante os momentos mais intensos por exemplo, a música aumenta, melhorando assim a experiência como um todo.

A user interface do jogo foi como que um “guia” bastante útil, orientando-me na gestão de personagens e na implantação do esquadrão sem qualquer esforço. Ter uma user interface bem projetada e fácil de usar é crucial neste tipo de jogos, pois garante que se possa lidar perfeitamente com a mecânica central do jogo.

Omni Man tinha que marcar presença pois claro

De referir ainda que podem conseguir novos heróis através do sistema de recrutamento da Loja. Ela usa Hero Dossiers e GDA Gems como moeda, que podem ganhar a jogar ou, se quiserem, também podem comprar com dinheiro real. Embora haja um pouco de sorte envolvida no sistema Gacha para capturar os heróis que mais desejamos, o jogo garante que se possa progredir sem gastar um único cêntimo. Gostei do fato de o jogo oferecer várias maneiras de ganhar recompensas e avançar sem gastar dinheiro real. Quer se trate de recompensas por milestones, logins diários, eventos ou missões, há muitas oportunidades para ganhar as GDA Gems e Hero Dossiers.

 

 

Conclusão

Pros

  • Bastantes personagens do universo Invincible
  • Gameplay simples e intuitivo, aliado a um bom grafismo
  • Possibilidade de desfrutar do jogo sem usar dinheiro real

Cons

  • Pode não agradar quem procura uma experiência de jogo mais aprofundada