GOG Galaxy 2.0 – O serviço que gere os teus serviços

Não sei como só agora me registei no gog.com (Good Old Games), mas ainda bem que o fiz.

Já algum tempo que tinha conhecimento do serviço da CD Projekt Red, mas só agora o experimentei, isto porque com a chegada da versão 2.0, surgiu uma novidade bastante interessante, a possibilidade de conectar várias contas, de serviços diferentes e gerir a nossa biblioteca de jogos digitais como uma só, sem que esta esteja fragmentada pelas várias contas que possamos ter.

Como é óbvio, temos de descarregar o client, que irá gerir a nossa biblioteca e permitir instalar e jogar os títulos. Fui ao browser, fiz o download do client, instalei e criei a minha conta GOG. Comecei então a adicionar as minhas outras contas. O processo é extremamente intuitivo e muito simples.

Adicionei as minhas contas de Xbox, Epic, Origin, Steam e Uplay. Poderia ter adicionado a conta Playstation, mas apenas me permitiria consultar a minha biblioteca e achievements, não sendo possível, de forma compreensível, instalar e lançar jogos.

Corri alguns jogos instalados e fiquei surpreendido pela fluidez e rapidez demonstradas. Dos testados, apenas os jogos Xbox não correram, talvez por estarem disponíveis através do Game Pass para PC, mas um simplesmente não correu e outro nem dava indicação de estar instalado. Curiosamente, na tab da Xbox, estavam todos os jogos que já havia instalado e jogado com o game pass.

Com apenas um jogo na conta Origin, e sem o cliente instalado, experimentei o Dead Space, tendo sido levado imediatamente para a página web onde poderia fazer o download do client, levando-me imediatamente a concluir que o GOG Galaxy não funciona independentemente dos outros serviços, sendo sempre necessário ter os vários clients instalados.

Visualmente a plataforma é muito elegante e bem desenhada, percebendo-se que está bem pensada e organizada, podemos organizar os nossos jogos em diversos bookmarks, independentemente da plataforma, o que vem reforçar que embora este seja o client da GOG, destina-se a jogadores que querem ver todos os seus jogos, troféus, achievements, stats, entre outros, agrupados e organizados num só sítio.

Para concluir devo dizer que fiquei bastante satisfeito com o GOG Galaxy e certamente planeio usá-lo daqui em diante. Além de que a biblioteca de títulos mais antigos é tão extensa e rica que tenho muito material para as Low Cost Reviews, onde analiso jogos menos recentes e que podem ser adquiridos a preços reduzidos, sejam eles do ano passado ou de há mais tempo.