Rigid Force Redux – loucura na palma da mão

Confesso que não sou o maior fã de shoot’em ups. No entanto, este é capaz de ser dos mais divertidos e aliciantes que joguei nos últimos tempos.

Rigid Force Redux é um shmup de ação espacial, um género que existe em abundância na Nintendo Switch e que funciona bastante bem, dadas as características da consola. Torna-se um género excelente para pequenas sessões de jogo e sempre foi um tipo de jogos que preferi jogar em consolas portáteis.

O que me surpreendeu neste jogo foi a sua simplicidade aliada a boas mecânicas de jogo. Começamos com um belíssimo tutorial, que nos explica os controlos e as várias formas de apetrechar as armas na nossa nave, de forma a conseguirmos centralizar os disparos numa só direcção ou em várias. Esta é uma das funcionalidades do jogo que melhor funciona e que mais dita o ritmo do mesmo. Temos de ter uma boa capacidade de gestão para conseguirmos dar conta dos inimigos, que nos aparecem de todos os lados.

É um jogo bastante divertido e é exactamente isso que se pretende de um título como este. Existe uma pequena história entre cada nível, onde a nossa colega nos informa da nossa missão e quem nos está atacar. Apesar de ser uma adição interessante, dei por mim muitas vezes a passar a frente estas pequenas secções informativas pois queria era começar a disparar e varrer o ecrã de tudo o que se mexesse.

Outro dos pontos fortes do jogo são as lutas contra os bosses. Estes conferem um desafio mais exigente, mas são sempre originais e requerem mais do que descarregar milhões de tiros em frente. Aqui, mais do que nos níveis normais, é pedida uma boa gestão entre os vários tipos de disparo, dando um carácter mais estratégico a estas batalhas.

Graficamente, o jogo é bastante competente. Os modelos em 3D funcionam bem e dão uma boa profundidade aos níveis, facilitando assim a navegação, que é muitas vezes caótica dado a quantidade de inimigos que temos na tela. A música e os efeitos sonoros não ficam atrás e dão ainda mais imersão à experiência.

Não é, de todo, um jogo longo e complexo. Mas, pelo preço a que está disponível (19,99€), tem uma quantidade de conteúdo justa para que o jogador não se sinta defraudado. Até porque é um jogo bastante apelativo e houve momentos em que tive algumas dificuldades em parar de jogar.

Rigid Force Redux está disponível na Nintendo eShop e na Microsoft Store por 19.99€.

Conclusão:

Rigid Force Redux tem todos os elementos que um shoot’em up ambiciona ter. É muito divertido, não é demasiado castigador e é visualmente espectacular. Tem um preço adequado e muito em conta para o que oferece ao jogador, prometendo umas excelentes horas de puro entretenimento.