A Tale of Paper – Mecânicas origami

Fãs de Little Nightmares, Unravel, Limbo ou Inside, este jogo é para vocês!

A Tale of Paper é um jogo de aventura side scrolling com uma componente de puzzle. Aqui encarnamos uma pequena figura de origami, cujas capacidades especiais são a vertente inovadora deste jogo que nos é trazido pela Open House Games, um pequeno estúdio sediado em Barcelona.

Line é o nome da nossa personagem, um simpático rapaz de papel que, inexplicavelmente, ganha vida e embarca numa viagem de descoberta e emoção.

Aqui a mecânica é simples. Somos um ser de papel e, sendo constituídos de uma material tão frágil, temos de ter cuidado com tudo o que nos pode danificar. Água, insectos e… roombas!

De forma a evitar os danos e para que superemos os diversos desafios que nos são colocados, Line pode aprender a assumir outras formas de origami. Entre elas um avião de papel, uma rã, ou mesmo uma bola de papel amachucado.

Cada uma das formas  que Line pode assumir têm vantagens e desvantagens, a rã apenas pode saltar, a bola apenas pode rolar pela força da gravidade e o avião de papel apenas pode planar, sendo que independentemente da direção, o faz sempre em sentido descendente.

A Tale of Paper é um jogo simples mas que traz um conjunto de novas mecânicas ao género. A sua curta duração pode levar a que muitos não o achem tão apelativo mas o seu baixo preço será certamente um contraponto a esta justificação.

A influência de Limbo, Little Nightmares, entre outros do género é inegável, mas é um jogo no qual se percebe que o pequeno estúdio de Barcelona colocou muito amor e dedicação. O que irá proporcionar momentos divertidos (e frustrantes) aos jogadores que a ele dedicarem uma a duas horas do seu tempo.

Conclusão:

A Tale of Paper não quebra barreiras nem é uma grande lufada de ar fresco, mas cumpre bem a sua função e entreteve-me bastante ao longo da sua curta história. As mecânicas estão bem elaboradas, embora algumas vezes seja frustrante acertar nos timmings de certas partes ou em sítios exactos de forma a ultrapassar obstáculos.

 

A Tale of Paper é um exclusivo PlayStation, estando previsto o seu lançamento para PC no início de 2021.