PlayStation Plus Collection – Um trunfo despercebido

Como portador da PlayStation 5, e dado o abrandamento de lançamentos neste mês de Janeiro, aproveitei para explorar o PS Plus Collection.

Caso sejam subscritores do PS Plus, esta coleção oferece aos jogadores acesso imediato a 20 títulos da PS4, a grande maioria exclusivos da Sony.

É verdade que o Xbox Game Pass tem uma imensidão de títulos e uma oferta maior, e acaba por destronar o PS Now, que tem um catálogo menos apelativo, principalmente no que toca a jogos mais recentes. No entanto, esta Collection tem outro objectivo: premiar os jogadores da PS5 com o que de melhor houve na geração anterior. Não sabemos se serão acrescentados mais jogos a esta lista ou se esta acaba por ser um pacote de boas-vindas.

Para quem não teve uma PS4 ou jogou poucos jogos dessa geração, esta oferta é uma maravilha. Tem aqui alguns dos melhores jogos da geração e uma enorme variedade de géneros.

Tem aquele que é para muitos o melhor RPG da geração passada (há até que o ache o melhor RPG japonês de sempre), tem exclusivos obrigatórios como Bloodborne, God of War ou The Last of Us Remastered ou alguns third-party excelentes como Resident Evil 7 ou Monster Hunter World. Enfim, destes 20 títulos, creio que nenhum seja mau ou sequer medíocre e, apesar de os shooters não serem a minha praia, a verdade é que aproveitei para experimentar o Battlefield 1, e não fiquei nada desapontado. Aproveitei para jogar novamente Ratchet and Clank, enquanto anseio pelo novo jogo, e terminei pela primeira vez o Until Dawn, um jogo singular e que devia ser mais reconhecido pelo público.

O PS Plus Collection é, por tudo isto, uma oferta muito interessante para os jogadores da PlayStation 5 e que torna o serviço mais apetitoso para quem ainda não o subscreveu. Ficamos apenas na dúvida se serão adicionados mais jogos a esta coleção ou se se tratou apenas de um conjunto de prendas por parte da Sony. Caso seja esse o caso, já valeu a pena.