Super Mario 3D World + Bowser’s Fury – uma obra prima com direito a sobremesa

Depois do seu lançamento em 2013, na antecessora WiiU, Super Mario 3D World chega finalmente à Nintendo Switch e traz consigo uma interessante companhia: Bowser’s Fury, um novo jogo em formato open-world que promete agitar as fórmulas que a Nintendo tem apostado na Nintendo Switch e na franquia de Super Mario.

Mas vamos por partes. Comecemos por analisar esta nova versão de um jogo que, infelizmente, tinha passado ao lado de muitos jogadores. A WiiU foi das consolas menos vendidas da Nintendo, apesar de ter alguns títulos bem interessantes no seu catálogo. Super Mario 3D World é um deles e, por estas razões, merecia imenso uma nova abordagem e um novo lançamento na Nintendo Switch, que goza de um universo de cerca de 80 milhões de jogadores, face aos 15 milhões de portadores da WiiU.

A verdade é que este lançamento veio demonstrar duas coisas: que a Nintendo Switch é a plataforma ideal para este tipo de jogos e que Super Mario 3D World é dos melhores e mais divertidos jogos desta saga.

A construção dos níveis é surreal, e leva-nos para lugares incríveis. Não há dois níveis iguais e cada um deles está recheado de surpresas e caminhos escondidos. Além disso, existe uma grande variedade na tipologia de níveis e até nos personagens que utilizamos. Temos o nosso amigo Toad disponível para nos ajudar a conseguir mais estrelas em alguns níveis bónus (estilo Treasure Tracker) ou outros onde temos de enfrentar várias rondas de inimigos no tempo exigido para receber o prémio final. Todo o mapa de jogo está recheado de níveis secretos e momentos que diversificam imenso a experiência de jogo.

Outro aspeto que se destaca no jogo é a tridimensionalidade dos níveis. A forma de controlarmos o Mario ou outro personagem e abordarmos cada plataforma torna-se cada vez mais desafiante e gratificante, dizendo adeus aos habituais níveis com secções repetidas ao longo do jogo. Temos ainda vários poderes e transformações possíveis, incluindo o famoso Mario Gato. Aqui, tudo é único e singular, e pode ser feito a solo ou na companhia de mais três jogadores, cada um com o seu personagem único.

Tecnicamente o jogo continua uma beleza, e está mais aprimorado e detalhado. Cheio de cor e pequenas animações, conta ainda com uma grande banda-sonora, com alguns temas conhecidos mas com uma nova roupagem e orquestração.

Além disto, como se não chegasse, temos ainda outro jogo aqui neste belo pacote. Bowser’s Fury é uma aposta fresca e inovadora para este universo e que mostra algumas das ideias que a Nintendo tem para os seus próximos jogos. Apenas peca por ser algo curto, mas nem se pedia que fosse maior, uma vez que acaba por ser uma apetitosa sobremesa depois do fantástico jogo que é Super Mario 3D World.

Este pequeno jogo em mundo aberto oferece uma abordagem nova, onde deixam de haver níveis separados mas sim um grande mapa com várias pequenas zonas para explorar. Neste modo contamos com a peculiar ajuda de Bowser Jr, que poderá ainda ser controlado por um segundo jogador. Também aqui conseguimos utilizar todos os poderes de Mario, mantendo a diversidade de mecânicas e opções de jogo.

A Nintendo consegue assim, novamente, dar novos motivos para voltar a este jogo, mesmo para aqueles que já o tinham experimentado na WiiU. Quer seja pelas novas funcionalidades e aprimoramentos ou pelo excelente Bowser’s Fury. Esperamos que este último tenha direito a um jogo único e maior num futuro próximo, pois foi uma excelente surpresa.

Conclusão:

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury é o melhor pacote Mario dos últimos anos. Com um dos melhores jogos da franquia e uma surpresa inesperada, mas de grande qualidade, a Nintendo demonstra que não se contenta em ir buscar jogos ao baú sem acrescentar valor e, neste caso, um jogo novo. Esperamos ansiosamente por uma lançamento exclusivo e continuação de Bowser’s Fury.