Adam Welch: “Acho que o jogo moderno está em declínio há algum tempo.”

Entrevista a Adam Welch, CEO da Second Dimension.

(Texto escrito em Português do Brasil)

O mercado retro de video games está em alta há muito tempo, com picos ascendentes e descendentes, mantendo viva a chama do colecionismo e a memória dos jogos e consolas que ficaram gravados em nossas memórias. Mas é incrível que até hoje empresas e desenvolvedores ainda comercializem ou ofereçam novos jogos para sistemas mortos há muito tempo.

Sempre tive curiosidade em saber o que leva um desenvolvedor a continuar lançando jogos para sistemas antigos. Por exemplo o ZX Spectrum tem uma média de 250 jogos lançados por ano, assim como o Sega Mega Drive e até o antigo guerreiro NES de 8 bits que ainda brilha com lançamentos!

É o caso desta entrevista com um front-end do Second Dimension, CEO de uma empresa norte-americana sediada em Connecticut que mantém vivo o clima nostálgico. Desde 2011 eles aumentaram sua linha de produtos, vindo de um único jogo para a seguinte lista: 07 títulos NES, 05 títulos Sega Genesis/Mega Drive, 02 títulos Super Nintendo e até 02 lançamentos para PC, além de 03 títulos publicados para outros desenvolvedores ( 02 do Sega Genesis/Mega Drive e 01 do NES).

Adam Welch
Adam Welch

Conversei com Adam Welch, o homem da Second Dimension, um programador dedicado e talentoso por trás de muitos desses títulos futuros e outros que serão anunciados em breve ou já estão disponíveis através do kickstart da empresa.

SIDEQUEST – Olá Adam obrigado pela entrevista. Você pode nos contar um pouco sobre o que é ser um desenvolvedor e editor de títulos retro?

ADAM WELCH – Obrigado por me entrevistar! Ser um desenvolvedor e editor é algo que eu realmente gosto. Do lado do desenvolvimento, é sempre divertido ver o que a equipe cria ganhar vida. Cada projeto traz desafios diferentes que fazem dos jogos uma experiência única. Quanto ao lado editorial das coisas, fazemos toda a fabricação internamente e garantimos produtos da melhor qualidade que podemos fornecer.

Eyra´s The Crow Maiden

 

SQ – Sua empresa ajudou a reviver Montezuma’s Revenge para NES e também um novo jogo de plataforma chamado EYRA para Sega Genesis/Mega Drive, enquanto preparava um novo jogo de RPG baseado em turnos chamado “Affinity Sorrow”. Conte-nos um pouco sobre como é trabalhar em títulos tão criativos e também tão diferentes em mecânica, estilo, sistema, etc.

ADAM – Montezuma’s Revenge é uma obra de Rob Jaeger, o criador do clássico dos anos 80 e o homem por trás do projeto. A Second Dimension está apenas cuidando da fabricação e trazendo sua experiência de sucesso em angariar fundos e produzir, publicar excelentes jogos retro em cartucho e em outras formas. Montezuma’s Revenge foi um sucesso para quase todos os consoles da época mas até agora nunca tinha sido jogado na NES. É divertido estar envolvido com um projeto como este! Rob é um cara ótimo para se trabalhar e muita criatividade foi colocada nessa versão NES. Trabalhar nos títulos que desenvolvemos internamente também é sempre uma experiência divertida e única. Quando temos uma nova ideia, tentamos não reinventar um jogo que já fizemos, o que às vezes pode ser um desafio. Fizemos dois jogos de plataforma (Eyra e The Curse of Illmoore Bay), e precisávamos diversificar o suficiente para conseguir fazer esses dois jogos se destacarem por conta própria.

Montezuma´s Revenge - Rob Jaeger

 

SQ – Qual é o seu sistema favorito, aquele console ou computador pessoal que você nunca deixou sozinho? E jogos, qual seria o TOP FIVE de qualquer sistema?

ADAM – O Super Nintendo SNES foi a principal fonte do meu gênero favorito: RPG’s. Meus cinco melhores jogos são (em nenhuma ordem específica): Rock Band (série inteira, já que é realmente o mesmo jogo apenas com o mecanismo de jogo atualizado), Final Fantasy 6 (SNES), Catherine (Xbox 360/PS3), Ninja Gaiden (NES) e Soul Blazer (SNES).

Coleção pessoal do Adam Welch
Coleção pessoal do Adam Welch

 

SQ – Johnny Retro Rider (João Mateus) é um streamer e compositor português que colabora com som/música num dos títulos da sua empresa. Você pode nos contar mais sobre isso e sobre o relacionamento com colaboradores estrangeiros?

ADAM – Sim, Johnny Retro é uma ótima pessoa e um grande compositor. Não há realmente nada a dizer sobre essas colaborações, além de procurarmos pessoas que se encaixem melhor no projeto. Se eles moram nos EUA, Canadá, França, Portugal, etc., é de onde eles são!

 

SQ – Os jogos retrô estão novamente no topo, enquanto muitos bons jogos AAA lutam para vender ou simplesmente fracassam em meio a bugs e críticas ruins, apenas alguns positivamente impulsionam as vendas. Você acredita que a escassez de consoles de nova geração e o alto custo de peças para novos PCs modernos ou mesmo a complexidade necessária para desenvolver um grande novo jogo colaboram para reativar essas memórias e sistemas antigos? As pessoas ainda gostam de jogar títulos antigos ou é apenas uma chama nostálgica de curta duração?

ADAM – Difícil dizer, sério. Acho que o jogo moderno está em declínio há algum tempo. O visual só pode destacar um jogo mas se isso é tudo o que existir, então esse jogo não vai se sair bem. Muitos são muito mais chamativos do que precisam ser e há falta de conteúdo. Às vezes o jogo no disco está de alguma forma bugado, defeituoso, e apenas com uma atualização se irá consertá-lo (Tony Hawk 5, por exemplo). Acho que é a combinação de algumas coisas que causa isso.

Desenvolvendo um jogo: ferramentas
Desenvolvendo um jogo: ferramentas
Developing...
Developing of a retro game – Adam Welch Second Dimension

 

SQ – Poderia nos falar um pouco sobre este último jogo “Affiniti Sorrow” que virá para a consola Sega Genesis / Mega Drive?

ADAM – O jogo é fortemente inspirado em títulos de 16 bits como os primeiros Final Fantasy, Lufia, Breath of Fire, Dragon Quest e a série Mana. Queremos evocar toda essa nostalgia e fazer jus a esses grandes jogos, histórias e memórias nos dias atuais e levar o jogador de volta no tempo ao nosso estilo “Second Dimension”. É o conto de um grupo de heróis que serão desafiados a cada passo de sua jornada para salvar o mundo. Quando um mal à espreita ameaça escapar de sua prisão para esta realidade, a luta entre a luz e as trevas começa…  de novo. Como jogador, você precisará conhecer e recrutar vários personagens únicos com habilidades diferentes ao longo do caminho e usá-los de maneiras criativas para enfrentar todos os perigos e desafios que enfrentará. Desenvolva cada personagem, de aventureiros comuns a heróis lendários, ou seja vítima das forças do mal.

Herois do jogo Affinity Sorrow
Herois do jogo Affinity Sorrow
Affinity Sorrow 16 bit RPG
Affinity Sorrow 16 bit RPG

 

SQ – Por que escolheram a Sega Genesis / Mega Drive?

ADAM – Temos vários anos de experiência com software e hardware trabalhando e lançando jogos para este sistema, o que nos permitiu enfrentar um projeto importante como este. Queremos trazer de volta aos fãs a oportunidade de experimentar um verdadeiro jogo de RPG de 16 bits em cartucho e num console com mais de 30 anos, completo com caixa, manual e muitos extras fixes.

 

SQ – Qual seu próximo projeto depois do jogo Affinity Sorrow para Sega Mega Drive? Você poderia nos dizer se em breve veremos o lançamento de jogos de corrida para carros, motocicletas ou naves espaciais…?

ADAM – Ainda não escolhemos nosso próximo projeto, então não podemos dizer 😊

SQ – Obrigado pela entrevista, esperamos que Second Dimension tenha muitos anos de bons títulos para nós jogadores. Gostaria de dedicar algumas palavras aos leitores de Portugal e do mundo que nos seguem?

ADAM – Obrigado por todo o amor e apoio ao longo dos anos para nos ajudar a continuar fazendo jogos! Não conseguiríamos sem todos vocês! Para acessar nosso catálogo completo visitem o site da Second Dimension!