40631 – Gandalf the Grey & Balrog | Análise

Para um grande apreciador do universo de Tolkien, como eu sou, estes novos lançamentos de The Lord of the Rings deixaram-me de pernas para o ar. Ou carteira vazia…

Depois de vários anos há espera, eis que a LEGO volta novamente a apostar nesta saga. Primeiro, com três sets da gama BrickHeadz e, ainda este ano, um conjunto de dimensões gigantescas que, segundo rumores, poderá ser Rivendell. Espero que venham mais a seguir a estes.

Passei, então, pela loja LEGO no Colombo e fui directo à zona dos BrickHeadz. Para meu deleite, já lá estavam os três sets, prontos para serem levados para casa. Respirei fundo, peguei num, e fui rapidamente embora (paguei primeiro, claro). Não quis desgraçar-me e levar todos, mas sei que, em breve, todos serão resgatados daquelas prateleiras.

A minha primeira escolha foi então o set 40631, que contém o Galdalf e o Balrog, protagonistas de alguns dos momentos mais épicos de toda a saga.

Mas vamos ao que interessa. Este set tem um custo de 19,99€ e contém 348 peças. O preço por peça é de 0,057€, o que é bastante justo e torna-o bastante aliciante de adquirir.

Começamos por montar o Gandalf, que vem munido de uma espada e do seu cajado mágico. O processo de construção é relativamente parecido ao de outras BrickHeadz, sendo que é muito interessante a forma como desenharam o cabelo e a barba dele. O chapéu também é uma construção simples mas que funciona muito bem a nível visual.

O resultado final é excelente e assenta bem em qualquer estante (em frente aos livros da saga, como tenho os meus, ainda fica melhor). Resta agora esperarem pela companhia dos restantes personagens.

Depois temos Balrog, que tem um número de peças maior e requer três pequenos sacos, ao contrário dos dois de Gandalf. Aqui, temos as asas, chifres e cauda que tornam a construção mais volumosa e sólida, sendo uma das maiores BrickHeadz que já construi.

Contudo, o resultado final é surpreendentemente muito bom, mesmo sendo uma criatura mais difícil de criar neste formato. A sua volumetria torna-o fora do comum, comparando com outras BrickHeadz, mas mantém as características desta gama sem perder a identidade monstruosa.

É, efectivamente, um set bastante bem conseguido e que recria bem estes grandes personagens. Para qualquer fã de The Lord of the Rings é absolutamente obrigatório.