Digam olá à GT Sophy!

Como resultado da colaboração entre a Sony AI e a Polyphony Digital, nasceu a Gran Turismo Sophy, uma inteligência artificial que chegou recentemente ao Gran Turismo 7 e tem dado que falar pelas suas capacidades sobre-humanas atrás do volante.


Neste artigo vamos analisar o quão técnica, dinâmica e aterrorizante consegue ser a Sophy.

A Sophy chegou ao Gran Turismo 7 através do evento Race Together, que nos põe à prova em 4 corridas distintas, cada uma delas com 4 níveis de dificuldade, nas quais corremos contra várias versões da Sophy mas sempre com carros com performance index inferior ao nosso. Esse handicap vai diminuindo à medida que vamos progredindo até chegar à corrida final, onde disputamos um “1 vs 1” contra a melhor versão da Sophy e em carros rigorosamente iguais, e é aqui que começa o verdadeiro pesadelo.

Confesso que quando vejo o termo “Inteligência Artificial” aplicado a um jogo de corridas torço sempre o nariz porque até hoje acabou sempre por ser mais do mesmo, racing lines que pouco variam, comportamento neutro e nada que desafie verdadeiramente os jogadores. Porém, a Sophy revelou-se algo completamente diferente.

O primeiro embate contra a Sophy tem lugar no circuito de Tsukuba ao volante de um Honda Integra Type-R, uma combinação que conheço bastante bem e daí estar confiante que iria ser relativamente fácil distanciar-me da Sophy. Na realidade o resultado foi um bocado diferente.

No modo de dificuldade mais alta, em que fazemos um “1 vs 1” com carros iguais, é um verdadeiro pesadelo conseguir ganhar à nossa amiga. A Sophy consegue aproveitar a largura da pista ao máximo, fazer travagens exactamente no ponto certo e passar a milímetros do apex como dificilmente algum de nós irá alguma vez conseguir. Além disso, consegue adaptar-se às nossas linhas, compreender os nossos erros e criar estratégias em milésimos de segundo para nos servir uma boa dose de “Humble Pie” logo na primeira volta.

Além de ser rápida e extremamente eficaz, a Sophy também é capaz de nos lançar algumas armadilhas. O exemplo mais escandaloso foi durante o evento em Tsukuba, mais propriamente na última curva antes da meta, em que a Sophy fez uma simulação de ultrapassagem por dentro, obrigando-me assim a proteger e a entrar na curva de forma errada para impedir a ultrapassagem, seguido de um ataque súbito pelo lado contrário (por fora) com uma travagem tardia em apoio causando um oversteer controlado. Desta forma conseguiu colocar-se à minha frente e bloquear qualquer contra-ataque. Simplesmente genial.

Como se não fosse suficiente, além de nos mostrar que somos lentos ainda nos provoca um pouco usando emojis quando somos ultrapassados ou quando nos vai a pressionar no limite, mas sempre mantendo o máximo respeito pelo adversário sem nunca haver contacto apesar das tentativas arriscadas de ultrapassagem sempre a centímetros do meu parachoques traseiro. Este nível de sportsmanship é algo que dificilmente conseguimos encontrar em corridas online, onde a maior parte dos jogadores acaba por usar “dirty moves” para vencer, neste caso a Sophy vence porque realmente é melhor do que nós. Para quem, como eu, dá preferência a single player mas adora um adversário desafiante, o nascimento desta AI é motivo para celebrar.

Não sei qual foi a receita para a criação da nossa amiga, mas arrisco a dizer que foi uma mistura de Ayrton Senna com Bunta Fujiwara, raspas de pneu Yokohama, uma pitada de sal e pimenta, tudo junto para o caldeirão, misturado com auxílio de uma espada de Samurai, e puff, nasceu a Sophy.

No futuro os planos da Sony passam por integrar esta AI de raiz nos Gran Turismo, mas para já está apenas disponível, e por tempo limitado, através do evento Race Together. Se ainda não foram lá espreitar, façam-no o quanto antes e aproveitem a demonstração de skill da Sophy para melhorarem como pilotos. Durante todo o teste usei um playseat com volante e três pedais acompanhado de uma caixa manual, sem recurso a qualquer tipo de ajuda, à excepção de ABS, e graças ao treino com a Sophy consegui bater o meu melhor tempo no circuito com este carro, o que para mim foi extremamente gratificante.

Se duvidam da sua eficácia espreitem as replays dos jogadores mais rápidos do mundo e a forma como a Sophy os pressiona de “faca nos dentes” durante toda a corrida.