DevGAMM Lisboa? Estivemos lá para conferir!

DevGAMM é um conhecido evento global que desta vez se realizou em Portugal, mais especificamente nos Oitavos em Cascais, durante os dias 16 e 17 de novembro. Sidequest foi um dos media partners convidados e esteve presente durante os dois dias para registar a movimentação incrível de desenvolvedores, estúdios, palestras inspiradoras e, claro, testar novos games!

Estiveram presentes 620 convidados de 44 países, sendo que do total 44% eram pessoas de Portugal e os 56% restantes de 43 países diferentes! Também participaram 341 empresas diferentes e foram exibidos 60 jogos! Há um infográfico muito interessante AQUI, para os mais curiosos…

Para além da celebração dos 15 anos da DevGAMM, palestras e oradores inspiradores, galas e momentos de convívio, o que se destacou foi a exibição e test play pelo público de mais de 60 jogos, presentes com o apoio inestimável da Indie X, incluindo-se aí uma prestigiada premiação “Indie X Awards” ao final.

Particularmente achei excelente a presença destacada do consórcio eGamesLab, mostrando a força das ilhas e trazendo projectos / empresas para este evento. Com escritórios na Madeira, Açores, Lisboa e Évora, o assim chamado “Projeto eGames Lab” tem a missão de diversificar o tecido económico português que é fortemente dependente de uma única indústria (turismo), aumentando assim a competitividade do país nas indústrias de tecnologia. Atenderam ao evento e trouxeram os estúdios RedCatPig dos Açores (já entrevistados pela Sidequest), o interessante sistema de gamificação esportiva em realidade aumentada FootAR (obrigado pelo vinho rosé, David Olim) entre outras várias positivas surpresas das ilhas.

Acima os booths de exibição dos games. Embaixo, os auditórios com palestras. (fotos by DevGAMM)

Como já referi registo o importante trabalho da Indie X com os booths de exposição de games impecáveis, as várias oportunidades a estúdios e projectos em fase alpha e beta, não apenas de Portugal mas também do Brasil, Estados Unidos, etc… Sem dúvida permitiu que empresas, público presente, imprensa e desenvolvedores trocassem importantes sinergias. A premiação Indie X Awards também é um marco de incentivo para os estúdios, assim como a promo vigente no Steam, para a malta que tiver PC ou o portátil SteamDeck e quiser avaliar os bons jogos portugueses. 

 

STEAM SALE INDIEX:

https://store.steampowered.com/sale/indiex2023

 

Parabéns especial aos vencedores do IndieX Awards 2023!
Parabéns especial aos vencedores do IndieX Awards 2023!

 

Vale a pena conferir os finalistas e descobrir grandes jogos made in Portugal:

Na estrutura principal do evento havia ainda espaços de negócios e de reuniões com 12 mesas onde aproveitamos para entrevistar a lenda dos videojogos Warren Spector  e também o inspirador Fawzi Mesmar (em breve entrevista completa de ambos aqui na Sidequest). Nos três palcos decorreram palestras de renomados desenvolvedores nacionais e internacionais, de empresas como CD Project Red, Ubisoft, Square Enix, Supermassive Games, Meta, Riot Games entre outros não menos importantes, ao lado de nomes nacionais como Nerd Monkeys e do premiado compositor Pedro Camacho.

A importância de eventos desta natureza, para além da troca de experiência e networking entre os presentes, é ser uma montra de novidades para o mercado, novos games, novas tecnologias e novos projectos. Dentre os estúdios nacionais e internacionais presentes gostaria de destacar alguns que penso se destacarem dos demais, vale a pena adicionar em vossas wish list e carrinho de compras do Steam, Xbox e Playstation:

EXODUS OF SOULS (FXFX Studios) – Não deixem de visitar o site oficial deste jogo que promete ser uma mais valia aos fãs de Soulslike como nós!

EXOPHOBIA (Zarc Attack) – Quando vi pela primeira vez pensei ser um sidescroll shooter mas afinal é um fps das antigas! A não perder: site oficial. 

INFERNAE (Two Toads) – como o nome diz um bullet hell infernal e também impecável.

COGNITION METHOD (Team Cognition) – excelente game sci-fi de puzzles! Site oficial.

FORT SOLIS (já analisado pelo Sidequest)

MULLET MAD JACK (Hammer95) – um frenético fps brasileiro com um conceito totalmente oitentista! Mais info aqui!

BENEATH (Camel 101) – promete ser um excelente game fps com gráficos e atmosfera incríveis! Não deixem de visitar o site oficial!

Destacar também o game KUROFUNE: Descobrimentos Portugueses (3PA Studios). Uma grande idéia a ser desenvolvida pelo jovem time tanto no jogo quanto na vertente educativa escolar. Mais informações no site oficial.

Para finalizar houve uma grande festa pelos 15 anos da DevGAMM, com o tradicional bolo e espumante. Sempre gostei do trabalho da DevGAMM, especialmente pelo facto da maioria da equipa e da gestão ser majoritariamente feminina… esse toque mais humano, mais cool, mais sensível dá um calor especial a tudo o que intervém. (fotos by DevGAMM)

Poderia escrever este artigo com muito mais de 2000 linhas detalhando cada uma das palestras e interessantes apresentações, mas penso que vale a pena sim mas é participarem em 2024 da próxima edição em Portugal. Até lá, good gaming a todos! 🙂