VS ARENA BANNER

Versus Arena – “Round 2 – Nathan Drake VS Kazuma Kiryu”

O Versus Arena está de volta para a segunda ronda, e depois do “confronto” entre M.Bison e Sephiroth, desta vez a arena recebe o protagonista dos jogos Uncharted, Nathan Drake, que irá ser confrontado com outro protagonista que vem do Japão, e é nada mais nada menos que Kazuma Kiryu, o protagonista dos jogos Yakuza 

Depois de ter sido lançada uma moeda ao ar para decidir quem entrava na arena primeiro, vamos lá então saber um pouco mais do caçador de tesouros Nathan “Nate” Drake. 

Apesar da sua primeira aparição ter sido no 1º jogo da série Uncharted no ano de 2007, cronologicamente Nathan Drake aparece em Uncharted: Eye of Indra, uma motion comic de 2009 que teve a supervisão de Neil Druckmann (lead designer da Naughty Dog).

Nathan Drake é casado com a ex-jornalista Elena Fisher (que marca presença em todos os jogos), com quem tem uma filha, Cassie, que é apresentada no último jogo Uncharted 4: A Thief´s End. 

Fisicamente, o caçador de tesouros mais famoso dos videojogos, tem 1,87 de altura, cabelo curto castanho e olhos de tons esverdeados (é só style certo?). Apesar de parecer eternamente jovem, em Uncharted 4: A Thief´s End, Drake já tem 40 anos, e não é por estar mais velho que deixa de possuir um corpo em forma, conseguindo correr, bem como escalar os mais diversos obstáculos com alguma facilidade. 

nathan drake - uncharted 3
nathan drake em Uncharted 3

A sua personalidade é bem diferente do nosso outro protagonista da Versus Arena deste artigo. Nathan Drake tem como “imagem de marca” o seu sentido de humor, mesmo que esteja em situações de perigo. Ele até é uma pessoa relativamente calma que consegue agir mesmo estando sob pressão, contudo, quando perde o controlo da situação ele acaba por libertar a sua raiva e faz alguns comentários bem grosseiros. 

Drake tem ainda uma inteligência admirável, visto que consegui achar o tesouro de Sir Francis Drake em tempo recorde.  

É normal vermos Nathan Drake a usar calças de ganga, uma camisola com mangas compridas e um coldre, onde tem uma pistola e ainda uma espingarda nas costas. Um look realmente digno de um caçador de tesouros!! 

Falando agora de pequenas curiosidades em torno de Nathan Drake:  

  • Outro dos personagens que aparece em todos os jogos da série é Victor Sullivan, a.k.a Sully. O também caçador de tesouros é também o mentor e um dos melhores amigos de Nathan Drake.
  • Em 2012 a Sony lança o Playstation All Stars Battle Royale, um jogo bastante semelhante ao Super Smash Bros da Nintendo. Sendo um dos protagonistas dos exclusivos Playstation, Nathan Drake é uma das personagens presentes.
  • Drake é um homem que sabe lutar, um homem que sobrevive a tiroteios e que até já escapou de edifícios em chamas. Contudo, tem um profundo medo de palhaços ( what the hell?!)
  • Este ano Uncharted vai também chegar à sétima arte. O filme terá Tom Holland (o Spider-Man do Marvel Cinematic Universe) no papel de Nathan Drake. 
uncharted 4
Nathan Drake em Uncharted 4

Nathan Drake é uma das personagens mais populares dos videojogos, isso não pode ser negado. Um verdadeiro “Indiana Jones” dos tempos modernos! Mas será que ele conseguia levar a melhor sobre o “Dragon of Dojima”?! 

Foi na era da Playstation 2 que ficamos a conhecer Kazuma Kiryu, no 1º jogo da prestigiada série Yakuza. Contudo, (e convém lembrar) em termos cronológicos, os eventos de Yakuza 0 antecedem os do 1º jogo Yakuza na Playstation 2 (e claro o remake desse mesmo jogo Yakuza Kiwami). 

Kiryu é um homem bastante forte, e a sua aparência física dá logo a entender isso. O resultado dessa força deve-se sobretudo ao seu modo de vida e da sua rotina diária enquanto esteve na prisão. Mesmo tendo crescido no meio da máfia japonesa, Kiryu é um homem de honra com um forte sentido de justiça. Embora seja um homem extremamente gentil e se esforce para ajudar os inocentes, ele considera-se um Yakuza acima de tudo, e geralmente usa a violência antes das palavras sempre que assim se justifique. 

Ele geralmente deixa as suas ações e maneirismos falarem por si quando possível. Pode até ser dito que ele é o “ouvido” que escuta o mundo com atenção, dando conselhos em resposta ao “mundo” que o rodeia, em vez de procurar conversas. Kiryu também adora crianças e mostra-se um cuidador bastante competente das crianças no Morning Glory Orphanage, mas nunca dispensando a importante ajuda Haruka Sawamura. 

Quanto ao seu passado, sabe-se que nasceu em 1968, e perdeu os seus pais muito cedo. A sua infância foi passada no Sunflower Orphanage, onde conheceu Akira Nishikiyama e Yumi Sawamura. O grande “responsável” por Kiryu se ter juntado à Yakuza foi Shintaro Kazama, capitão da família Dojima (mais tarde viria a patriarca da família Kazama), o pai adotivo de Kiryu,   Nishikiyama e Sawamura. 

kazuma kiryu
Kazuma Kiryu, em Yakuza 6

Em quase todos os jogos da série Kiryu usa um blazer e calças cinza claro, com uma camisa encarnada com as golas para cima. Em Yakuza 0 ele usa um fato branco com listras e uma camisa laranja em Yakuza 5 vemos Kiryu a usar um uniforme de taxista, que era o ganha pão dele naquela altura. 

Aliado ao seu típico fato de tons cinza claro e camisa encarnada, outra das imagens de marca de Kiryu é o dragão que tem tatuado nas costas. O dragão que tem tatuado segura uma pérola, que tem uma inscrição no seu interior que significa “ano do macaco”, referente ao ano em Kiryu nasceu. Nos eventos de Yakuza 0 apenas os contornos da tatuagem foram preenchidos, sem qualquer tipo de coloração ou outros pormenores. 

Algumas curiosidades acerca do protagonista dos jogos Yakuza: 

  • Tal como o Nathan Drake, Kiryu também aparece noutros jogos como personagem convidada, como o excelente Binary Domain e ainda Project X Zone 2 para a Nintendo 3DS.
  • Sabiam que Kiryu já andou no meio de um apocalipse zombie? Sim, ele e outros personagens da série aparecem no spin off Yakuza: Dead Souls, um exclusivo PS3 que nos leva até uma Kamurocho a abarrotar de zombies.
  • O aniversário de Kiryu é a 17 de Junho, o mesmo dia do criador da série Yakuza, Toshihiro Nagoshi.
  • As conquistas lendárias de Kiryu e a ascensão nas fileiras da Família Dojima do Tojo Clan (chegou a ser o quarto presidente do clã inclusive), bem como a sua tatuagem de dragão nas costas, valeram-lhe o famoso apelido de “O Dragão de Dojima”. 
dragon of dojima
A icónica tatuagem de Kiryu

Haveria ainda muito mais para falar acerca das personagens que hoje aqui trouxe claro, mas penso que o essencial foi referido. Um grande aventureiro Versus um Yakuza lendário, dois personagens bem conhecidos, que dão a cara em dois jogos distintos é certo, mas repletos de qualidade e grandes momentos de ação. Qual levaria a melhor num frente a frente?! Uncharted VS Yakuza! Bring it on!