Os Jogos da Escola Primária de Bearsden

Uma escola primária em Bearsden (Escócia), ensina os seus alunos (entre os 10 e 11 anos) a programar jogos para um computador fora do comum! Trata-se do ZX Spectrum, um símbolo para a geração que cresceu na década de 1980.

ZX Spectrum – o microcomputador que marcou uma geração

O responsável por esta iniciativa é Douglas McGregor, professor que procura estimular a criatividade dos seus alunos através da programação de jogos. Nesse sentido, ele concluiu que ferramentas modernas, como o Scratch, não ofereciam a experiência que ele pretendia transmitir.

Douglas decidiu arriscar! Assim sendo, apresentou aos seus alunos, a Arcade Game Designer (AGD), ferramenta de criação de jogos para o ZX Spectrum, e os resultados foram fantásticos!

Rudolph Rescues Xmas
Rudolph Rescues Xmas, um dos jogos criados por alunos da escola de Bearsden.

Podemos questionar o uso de uma plataforma 8-bit, com 48Kb de memória RAM, resolução de 256×192 pixéis e 15 cores! Em contrapartida, hoje os jovens têm à sua disposição um poder computacional incomparavelmente superior, num simples smartphone.

“Bedroom coders”

Douglas pertenceu à geração “bedroom coders”, os jovens nos anos 80 que ocupavam as tardes a jogar e a programar no recato dos seus quartos.

Os livros e revistas da época disponibilizavam listagens de programas para serem tecladas à mão nos microcomputadores. Às vezes estas continham erros de impressão, o que resultava em longas sessões de caça aos bugs.

Em suma, foi uma aprendizagem por tentativa e erro, quando se tinha apenas um manual do microcomputador e alguns livros à disposição na estante.

Por outro lado, a arquitetura destas máquinas era simples, e com algum esforço e dedicação, conseguia-se entender o funcionamento de um computador. Estes equipamentos permitiam a entrada de comandos e programas numa linguagem de alto nível (BASIC) ou em código-máquina.

Journey to the Unknown
Journey to the Unknown, mais outro jogo criado pelos alunos de Bearsden.

A paixão pelos jogos despertava a curiosidade e desejo de criar videojogos, o que obrigava a aprender linguagens de programação. Assim nasceram muitas carreiras nas Tecnologias da Informação!

O ZX Spectrum faz parte do passado, mas ainda é possível recriar a experiência de “bedroom coder“. Para tal temos a emulação e ferramentas que a comunidade retro criou, como a “AGD” já anteriormente citada.

“Arcade Game Designer”

Arcade Game Designer
Arcade Game Designer, ferramenta de criação de jogos para o ZX Spectrum.

A ferramenta consiste num editor que permite desenhar e animar sprites, em cenários organizado por blocos, através de uma linguagem de script bastante acessível.

Arcade Game Designer
Editor gráfico de blocos.

A versatilidade da ferramenta permitiu aos alunos focarem na área em que se sentissem mais à vontade: arte, animação, programação, design de níveis, etc.

Mais de 40 jogos criados

Segundo Douglas, ao fim de semanas de trabalho árduo os seus alunos ganharam um conhecimento mais sólido sobre computadores e resolução de problemas.

Turtle Tales
Turtle Tales, um jogo sobre ecologia.

Desde que esta iniciativa começou, os alunos de Bearsden criaram 45 jogos. O blogue Planeta Sinclair, referência na cena retro do ZX Spectrum, analisou alguns destes títulos, cujas reviews podem ser encontradas neste link.

Os jogos da Escola Primária de Bearsden estão disponíveis a partir deste link. Por fim cabe lembrar que será necessário um emulador de ZX Spectrum para executar os jogos.